Blog

Blog

3 de out. de 2012

Em sua próxima viagem pelo Brasil, visite a cidade de São Vicente - São Paulo!...




     Hino Nacional do Brasil [Oficial + Legenda]




     HINO A SÃO VICENTE-SP (OFICIAL-TV PRIMEIRA)




SÃO VICENTE
São Paulo



SÃO VICENTE


SCROLL PARA BAIXO PARA VÍDEOS E weblinks
Geral - São Vicente é uma cidade localizada no sudeste do estado de São Paulo, a 70 km da capital, São Paulo. Segundo o IBGE, a cidade contava 335 mil habitantes em 2011.
São Vicente é a primeira vila no continente americano, que foi fundada pelo Português.
Curiosamente, os registros antigos revelam que três Português chegou em São Vicente em 1493, quando eram tripulantes da Armada de Francisco de Almeida: Antonio Rodrigues, João Ramalho e Mestre Cosme Fernandes.
Em 22 de janeiro. 1502, uma expedição comandada pelo Português Gaspar de Lemos chegou à Ilha de Golhayó. Ele a chamou de São Vicente. Em 1532, um outro Português, Martim Afonso de Sousa, foi enviado pela Coroa para explorar e colonizar a terra recém-descoberta. Em 22 de agosto daquele ano, as primeiras eleições no continente americano foram realizadas. Os primeiros membros do recém-formado Conselho Municipal foram eleitos. Além disso, o pelourinho e uma igreja foram erguidas. Logo, as primeiras atividades agrícolas foram iniciados: trigo, uvas, e cana-de-açúcar. O moinho de cana-de-açúcar do Brasil primeiro foi construído em São Vicente. Dentro de alguns anos, o açúcar foi exportado para Portugal. Mais atividades agrícolas foram iniciados em São Vicente, incluindo bovinos em crescimento. Essas vacas vieram de Cabo Verde. De São Vicente, estes rebanhos foram transportados para capitanias vizinhas: Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais. Os índios, que prendeu batalhas ferozes quando a vila foi criada, inicialmente trabalhou como escravos, e depois da proibição da escravidão de índios, como trabalhadores contratados.
Em 1542, as inundações destruíram uma grande parte da cidade, incluindo a Igreja e o pelourinho. A nova aldeia foi construída mais terra para dentro. A partir de 1560, os índios atacaram e destruíram plantações e fazendas. Em 1591, o Inglês pirata Thomas Cavendish e sua equipe atacaram e destruíram vários locais da vila. O pirata tentou escapar, mas uma forte tempestade bloqueou-o a velejar. Um segundo ataque foi repelido pelos aldeões. Em 1615, um outro - Holandês - pirata, Joris van Spilbergen, tentou atacar e saquear a aldeia e uma aldeia vizinha. Os aldeões conseguiram expulsar os invasores. Em 22 de março de 1681, a capital da capitania de São Vicente foi transferido de São Vicente para a Vila de São Paulo. Atualmente o comércio eo turismo contribuir para as atividades econômicas em São Vicente.
Turismo - São Vicente tem três praias principais, que attrach muitos turistas: Praia do Gonzaguinha, Praia dos Milionários, e Praia do Itararé. Turistas podem reviver a história em Parque Cultural Vila de São Vicente. O ex-Câmara Municipal é agora um Mercado Municipal, onde se pode encontrar uma variedade de mercadoria em dia, e passar a noite em um número de bares. A Igreja Matriz, em homenagem ao santo espanhol e mártir São Vicente, foi reconstruída duas vezes, as últimas datas de 1757. Todos os anos, a chegada de Martim Afonso é jogado em Gonzaguinha Beach. ele é chamado de "Encenação da Fundação da Vila de São Vicente". Casa (casa) Martim Afonso é considerado como marco zero de São Vicente. Biquinha de Anchieta é um poço natural, onde Padre de Anchieta bebeu água e catequizado índios. O monumento de 500 anos (de descoberta do Brasil) é depois de um projeto de Oscar Niemeyer. O ponto deste monumento é uma linha imaginária direto para o Congresso Nacional, em Brasília. Marco Padrão é um pilar, que serve como um monumento para comemorar o 400 º aniversário de São Vicente.



É crença generalizada admitir-se que a ocupação do litoral vicentino se tenha dado a partir da chegada de Martim Afonso, em 1532.
Entretanto, louvando-nos no magnífico trabalho de Francisco Martins dos Santos, ” História de Santos”, vol. I , São Vicente é nome que já aparece assinalado desde 1502, 1503, 1506 e 1508, nos mapas da épocas, como ilha, porto e povoado, sob várias denominações, como “San Uicentio”. “Sanbicente”, “San Vincenzo”e “San Vicento”.
Recorda-nos aliás, Eugênio Teixeira de Castro em citação de Affonso de E. Taunay na obra “De Brasilae Rebus Pluribus” que “já antes de 1532 (São Vicente) era ponto da nossa costa assinalado nos mapas por uma torre à beira-mar”. Esse local seria conhecido então por Tumiaru, cujo o nome em língua tupi-guarani, não obstante corruptela, devia designar um farol, pois a exemplo da palavra turiaçu, que o eminente tupinólogo, prof. Plínio Airosa traduz por fogareú, aquela faz supor um fogo solitário, ou farol. Além disso, era costume acender fogueira, a fim de avisar os barcos em alto mar para se aproximarem do porto, sendo fato inconteste haver Martim Afonso deparado com esse entrepostos, a exemplo de Iguape e Cananéia, onde aventureiros brancos, arribados entre embarcadiços ou degredados Portugueses, associados a morubixabas, praticavam comércio clandestino com navegadores estrangeiros, vendendo, além dos produtos da terra, pimenta, farinha de mandioca e escravos indígenas para equipagem de caravelas ou estivadores.
Benedito Calixto reforça tais argumentos no sentido de localizar a primitiva Tumiaru no início da avenida Capitão-mor Aguiar, em São Vicente, nas proximidades do Porto Velho do Tumiaru, referindo-se ao achado por volta de 1887, de vários objetos de uso doméstico índio, numa escavação ali procedida por ordem do Major Sertório, de onde conta o historiador praiano haver retirado ídolos, igaçabas e outras peças de cerâmica que encaminhara ao Museu Histórico.

(IBGE)

Apelidos de São Vicente

"A Primeira Vila Brasileira" (Village primeiro brasileiro)
"Cellula Mater-da Nacionalidade" (origem da nacionalidade brasileira)
"Berço da Democracia NAS Américas" (Cais da Democracia nas Américas)


Vista aérea (foto: O Melhor do Bairro)

Da esquerda para a direita: as praias do Gonzaguinha, Milionários e Itararé


Conheça São Vicente


Parque Cultural Vila de São Vicente (foto: prefeitura)


São Vicente


São Vicente - Turismo


Fotos de São Vicente


Itararé Praia



São Vicente visto do ar


Fundação de São Vicente (jogo) 1


Fundação de São Vicente (jogo) 2


Parque Cultural São Vicente

Monumento 500 Anos