Blog

Blog

15 de out. de 2012

Faca que corta água!...















 
Parece brincadeira mas os cientistas desenvolveram uma faca para dividir um única gota de água.

Pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona, EUA, criaram uma lâmina especial que consegue partir uma gota ao meio. O produto poderá ajudar no estudo de estruturas celulares.


A lâmina da faca é feita de zinco e cobre. Ela foi limpa com acetona e etanol e enxugada com nitrogênio. Por fim, foi imersa em uma solução de nitrato de prata e colocada para secar. Como resultado foi obtido um revestimento altamente hidrofóbico.

No vídeo podemos observar como um corte lento e preciso com essa faca permite dividir uma gota em duas partes iguais sem que haja mistura de substância ou que ela se subdivida em várias gotículas. A corte foi feito sobre uma superfície de teflon, igualmente hidrofóbica.

Ao criar duas gotículas de uma única gota, em condições extremamente controladas, podemos utilizar uma variedade de técnicas de micro ou nanotecnologia para estudar a composição da gota. Ou ainda produzir pequenas amostras de uma rara estrutura molecular ou biológica. Por exemplo, na biomedicina há razões para isolar uma célula rara (como uma sob suspeita de ser cancerígena) e realizar análises para detectar o que a faz diferente de outras.
Antonio García. Um dos autores da pesquisa em declaração ao site de Veja.


Fonte: Plos One [via Veja]

[Via BBA]