Blog

Blog

17 de out. de 2012

Guerra na Síria é oficializada





Confrontos entre Rebeldes e Exército Pró-Assad em Daara

+ Batalha de Daara

Cerco Militar Pró-Assad em Idlib

Batalha na periferia de Damasco

A Batalha de Aleppo

 Tensão na Síria: Cruz Vermelha oficializa conflito na Síria como guerra civil

Rebeldes Sírios se preparam para Grande Ofensiva

O Comitê Intenacional da Cruz Vermelha (ICRC, na sigla em inglês), disse neste domingo que os confrontos na Síria já se espalharam pelo país de tal forma que a situação atingiu o estado de guerra civil, colocando em efeito a Convenção de Genebra, sobre crimes de guerra. Anteriormente a entidade havia determinado como "zonas de guerra" somente as regiões de Idlib, Homs e Hama. A mudança de status do conflito chega três dias após relatos de um novo massacre no país, no vilarejo de Tremseh, onde mais de 200 pessoas teriam sido mortas por tropas sírias.

O ICRC tem a missão de acompanhar a aplicação internacional da Convenção de Genebra, criada em 1949, que inclui artigos importantes sobre a proteção a civis, o uso de armamentos pesados, e abre a possibilidade de atores do conflito serem julgados por crimes de guerra. Hicham Hassan, porta-voz do ICRC, declarou neste domingo a Síria como um "conflito armado não-internacional", termo técnico para designar o estado de guerra civil em um país, expondo o confronto aos tratados assinados após a Segunda Guerra Mundial.

Observadores da ONU que estiveram em Tremseh no sábado confirmaram o uso de artilharia pelas tropas sírias. O grupo disse ainda que o principal alvo do ataque foram ativistas de oposição e desertores do Exército. "Uma gama diversa de armas foi utilizada, incluindo artilharia, morteiros e armamentos de pequeno porte. O ataque a Tremseh parece ter tido como alvo casas e grupos específicos, principalmente de militares desertores e ativistas", disse Sausan Ghosheh, porta-voz da missão.

Fonte: Terra


O regime de Damasco anunciou neste domingo que o exército combaterá qualquer resistência armada contra o Estado, enquanto vários grupos da oposição síria se reuniram no Cairo para elaborar um "roteiro" para uma eventual transição. As ameaças das autoridades sírias acontecem depois que aumentaram as críticas da comunidade internacional devido ao massacre de quinta-feira em Tremseh, onde, segundo a oposição, cerca de 200 pessoas foram mortas pelas mãos das tropas governamentais.


O exército sírio intensificou neste domingo os bombardeios contra o reduto opositor de Homs e entrou com tanques no bairro de Al Tadamun, em Damasco, segundo grupos opositores, que denunciaram a morte de cerca de 50 pessoas. A capital síria, Damasco, foi palco dos combates "mais violentos" desde o início da revolta, disse o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

SEMPRE GUERRA: Segundo os relatórios árabes apurados por nossos colaboradores, esta semana será crucial para a Guerra da Síria. Há relatos não confirmados de que as famosas Bombas de gases mostarda, sarin e cianeto que o governo Sírio possui (quem sabe até Hezbollah) foram de fato movidos para lugares seguros e espalhados por toda a Síria. Há boatos sobre Assad ter deixado Damasco e se escondido em outra cidade síria ou estaria se preparando para deixar o país.

Os Rebeldes começaram a retaliar os ataques do Exército e milícias Pró-Governo, inclusive com ataques na Capital Damasco, além das regiões de Idlib, Homs e Hama. Mas somente com armas pesadas eles conseguirão avançar e esta ajuda pode partir do ocidente a qualquer momento.

Em outra linha de investigação, Israel estaria pronto para várias frentes em eventual guerra. O ponto interessante é que a possibilidade de um ataque a Síria não é descartada pelos oficiais israelenses.

Como de costume, seguem alguns vídeos enviados pela equipe da UgaritNews:

MILÍCIAS E REBELDES SE CONFRONTAM EM DAMASCO:

Milicianos Pró-Assad em ação em Damasco:


Idlib: Momento em que o Exército Pró-Assad é alvo de Caminhão-Bomba (Vídeo Impressionante):

Hama: Tanque do Exército Pró-Assad é atingido por míssil anti-tanque: