Simulação de experiência com medidor de radiação (Contador Geiger). |
Não dispõe de um contador Geiger para mostrar como a detecção de partículas radiotivas é afetada pela distância em relação a uma amostra de estrôncio 90? Seus problemas acabaram.
E ainda possui um workflow integrado que facilita para o usuário, seguir os passos necessários para completar as atividades laboratoriais.
Dá para acompanhar as experiências online. |
Esse é apenas um exemplo do potencial do iLabs, cuja arquitetura foi desenvolvida pelo Centre for Educational Computer Initiative do MIT a fim de remover as restrições físicas e temporais que inviabilizariam o uso de instalações laboratorais remotamente.
Assim, um número ilimitado de alunos e professores do mundo inteiro podem conduzir experimentos de campo em áreas como microeletrônica, química, engenharia elétrica, matemática, física etc. Bastando apenas se cadastrar (algumas experiências não são públicas).
O objetivo final do projeto iLabs é criar um rico conjunto de recursos experimentais que tornam mais fácil para os professores em todo o mundo para compartilhar seus laboratórios através da Internet.
Além daquelas que já estão no iLab Network, muitas outras universidades certamente dedicarão parte do seu aparelhamento acadêmico a essa iniciativa. Iniciativa essa que deveria ser copiada pelos nossos governantes. Não só para promover a cultura lusófona como também visando aumentar a acessibilidade por parte de nossos acadêmicos.
Nota: de 5.
Fonte: iLabCentral
[Via BBA]