Blog

Blog

16 de out. de 2012

Laboratório virtual


 Com o iLabCentral as universidades podem compartilhar seus laboratórios para realizar experimentos reais para docentes e estudantes do mundo todo.

Simulação de experiência com medidor de radiação (Contador Geiger).
A Northwestern University disponibilizou um site de qualidade que permite professores, estudantes, pesquisadores e o público em geral acessarem laboratórios de verdade para realizar experimentos reais.

Além do acesso aos laboratórios, experiências e simuladores (que incluem até som para aumentar o realismo), o site disponibiliza material didático para professores, como currículos acadêmicos e material de apoio, fazendo do projeto um rica fonte de recursos educacionais para vários níveis de ensino.


Não dispõe de um contador Geiger para mostrar como a detecção de partículas radiotivas é afetada pela distância em relação a uma amostra de estrôncio 90? Seus problemas acabaram.

A Universidade de Queensland preparou um simulador para que qualquer professor possa explicar como se dá uma experiência do gênero e ainda possibilita que seja submetidas projetos de experiências reais para serem de fato executadas no laboratório da instituição e que possam ser acompanhadas por meio de uma webcam e os dados serem coletados posteriormente.

E ainda possui um workflow integrado que facilita para o usuário, seguir os passos necessários para completar as atividades laboratoriais.

Dá para acompanhar as experiências online.

Esse é apenas um exemplo do potencial do iLabs, cuja arquitetura foi desenvolvida pelo Centre for Educational Computer Initiative do MIT a fim de remover as restrições físicas e temporais que inviabilizariam o uso de instalações laboratorais remotamente.


Assim, um número ilimitado de alunos e professores do mundo inteiro podem conduzir experimentos de campo em áreas como microeletrônica, química, engenharia elétrica, matemática, física etc. Bastando apenas se cadastrar (algumas experiências não são públicas).

O objetivo final do projeto iLabs é criar um rico conjunto de recursos experimentais que tornam mais fácil para os professores em todo o mundo para compartilhar seus laboratórios através da Internet.

Além daquelas que já estão no iLab Network, muitas outras universidades certamente dedicarão parte do seu aparelhamento acadêmico a essa iniciativa. Iniciativa essa que deveria ser copiada pelos nossos governantes. Não só para promover a cultura lusófona como também visando aumentar a acessibilidade por parte de nossos acadêmicos.

Nota:4,8 de 5.

Fonte: iLabCentral


[Via BBA]