Blog

Blog

13 de out. de 2012

Por que um minuto tem 60 segundos?


tempopassaDesde que você aprendeu as primeiras noções sobre números na sua vida, quando ainda era uma criancinha, certamente ficou sabendo que o minuto tinha 60 segundos, uma hora tinha 60 minutos e um dia 24 horas. Mas já se perguntou o porquê disso? Provavelmente não.
Atualmente, em nosso dia a dia, nós utilizamos o sistema decimal (baseado no 10), que surgiu pela facilidade de contarmos usando os dedos. Mas no passado algumas civilizações se utilizavam do sistema duocedimal (baseado no número 12), pois usavam o número de ciclos da lua em um ano ou mesmo número de articulações nos dedos da mão, excluindo o polegar que era usado para conta-las.
Assim quando surgiram os primeiros relógios solares, eles eram apenas uma estaca cravada no chão que marcava o tempo conforme o tamanho da sombra, mas em 1500 antes de Cristo, os Egípcios desenvolveram um sistema mais avançado e por usarem o sistema duodecimal, eles acabaram dividindo o dia em 12 partes.
como-criar-um-relogio-de-solPorém havia um problema: Como medir o tempo de noite? A coisa era complicada e como eles não faziam conexão entre o dia e a noite, considerando cada um algo separado, como se fossem coisas diferentes, tudo poderia fica ainda pior.
24_horas-large-msg-113715736304-2Por isso eles basearam a divisão do tempo noturno nas estrelas, observando 18 delas que surgiam e se movimentavam no céu da noite, seis delas foram colocadas de lado, três para representarem o início da noite e três para o nascer do sol, naquele período onde as estrelas são difíceis de ver. Por isso sobraram doze para marcar as horas da noite, tendo assim o mesmo número de divisão do período em que há sol. Assim nossos dias passaram a ter 24 horas.
Contudo o sistema não era muito preciso, afinal a duração do dia e da noite muda conforme a época do ano. Só no período helenístico foi que tudo recebeu medidas mais corretas, quando eles
minuto
dividiram o dia em 24 horas, baseado no dia do equinócio, quando o dia e noite tem a mesma duração, criando assim um padrão.

Já a divisão das horas e dos minutos remete aos gregos, que usaram técnicas astronômicas criadas pelos babilônios, que utilizavam o sistema sexagesimal (baseado no 60) para fazerem seus cálculos, assim eles determinaram que as horas e os minutos seriam divididos em 60, seguindo a tradição babilônica. Mas o que ninguém sabe ao certo é o porque esse número foi escolhido lá no passado pelo babilônios, por volta de 2000 anos antes de Cristo, mas acredita-se que seja pelo fato do número sessenta ser o menor que é divisível pelos seis primeiros números (1, 2, 3, 4, 5 e 6) além de ser divisível também por 10, 12, 15, 20 e 30.
Essa é a história de porque nosso tempo é dividido desse jeito e se você gostou de saber disso, não deixe de curtir esse post e espalhar essa curiosidade.
Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/