Blog

Blog

8 de nov. de 2012

É futebol!... É gol!



Cristiano Ronaldo: a máscara, o altruísmo e o ódio dos rivais


Dois vídeos de um mesmo personagem me chamaram atenção esta semana. No primeiro, Cristiano Ronaldo é chamado de barbie pelos torcedores do Mallorca. Veja (fica legal a partir de 0:26):


Nada mais natural do que a torcida de um clube pegar no pé do principal jogador do time adversário. Isso acontece na Espanha, no Brasil e em todo o mundo.
Contudo, causa-me estranheza tantas manifestações contrárias ao segundo melhor jogador do mundo. Por onde passa, Ronaldo é motivo de deboche e gozação dos torcedores. Ao contrário de Messi, que se bobear é aplaudido até pelos rivais. Realmente, o português é mala demais. O ato de olhar para o telão em plena Copa do Mundo para ajeitar o cabelo deixa os fãs do futebol com uma certa má vontade com ele.
Perguntado uma vez porque as pessoas o vaiam e o criticam tanto, ele respondeu: “Têm inveja porque sou rico, bonito e um grande jogador”. Só ficou faltando falar que é humilde também. Veja:



Deixando de lado a personalidade de Cristiano Ronaldo (que deve se achar o cara mais bonito do mundo) é inegável que ele é craque. Na minha opinião, se não existisse Lionel Messi, que, de certa maneira, ofusca o brilho do português, Cristiano Ronaldo seria muito mais valorizado e tido como o melhor jogador do mundo.
Os número de Cristiano no Real Madrid impressionam e superam, inclusive, o de Ronaldo Fenômeno. Até o fim da temporada passada (que é quando temos números oficiais do craque), ele tinha uma média superior a de 1 gol por jogo. Ao todo, foram 101 jogos e 112 gols. Para se ter uma ideia, em 5 anos no clube merengue, Ronaldo Fenômeno fez 127 jogos e 83 gols.
Longe de mim falar que o craque português é melhor do que o brasileiro, mas os dados impressionam.
Mesmo assim, ainda há quem o critique dentro de campo, chamando-o de fominha. O vídeo abaixo foi feito justamente para afastar esses comentários e juntou diversas jogadas de passes espetaculares e assistências do jogador. Veja: