Blog

Blog

18 de nov. de 2012

Explosão de um caminhão tanque, mata 5 pessoas na China.


A explosão de uma carreta tanque que carregava Gás Liquefeito de Petróleo causa 5 morte em uma estrada movimentada no centro da China. No vídeo, o gás pode ser visto a grande distância logo após a correria das pessoas curiosas, num momento “SALVEM-SE QUEM PUDER!”
A forte explosão faz cinegrafista e a câmera parecer cairem sobre o banco do ônibus, como resultado da impacto do deslocamento do ar.
O caminhão tanque, carregando GLP capotou antes de um túnel em uma rodovia importante na província de Hunan, China, no sábado dia 06 de outubro de 2012.

A reportagem chinesa informou que dos 5 mortos, 3 eram bombeiros.
CCTV a emissora estatal, informou que do tanque vazou cerca de 20 toneladas de gás natural liquefeito e ainda estava queimando na tarde de domingo.
Sete veículos, incluindo dois caminhões de bombeiros foram destruídos na explosão.
A causa do acidente ainda está sob investigação.
[UPDATE] [UPDATE] [UPDATE] [UPDATE] [UPDATE] [UPDATE] [UPDATE] [UPDATE] [UPDATE]
Uma correção na postagem, segundo informações do leitor PETROLEIRO. Segue transcrito ipsis litteris:

A carga que explodiu é de LNG (Liquified Natural Gas). Não é GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Parece a mesma coisa, mas não é.
GLP é um derivado de petróleo formado principalmente por propano (3C) e butano (4C), tendo um pouco de enxofre para produzir cheiro. Não é necessária tanta pressão e resfriamento para mantê-los na fase líquida.
LNG (no português, GNL = Gás Natural Liquefeito) é um componente do petróleo, isto é, um produto extraído diretamente do poço produtor. É formado principalmente por metano (1C), mas tem uma quantidade razoável de etano (2C) em sua composição. O seu transporte na fase líquida é uma operação bastante crítica, pois o LNG requer resfriamento a -160ºC.

A fumaça branca anterior à explosão é provocada pelo sistema responsável pelo resfriamento do gás. Esse sistema provavelmente entrou em colapso por causa do acidente.
Depois de ler essa breve explicação, imaginem a pressão no interior do tanque enquanto o gás evaporava pelo aumento da temperatura. Isso explica o motivo para todos correrem para longe… :-)
Valeu, bruxo, pela informação. Isso até atualizou-me e com certeza, repassarei nas minhas instruções.

Imagem de dentro de um veículo nas proximidades
Imagens da câmera de segurança da rodovia