Blog

Blog

18 de nov. de 2012

Músicas!... Sucessos que o Brasil "canta"!






Por trás da música: Let It Be 

article-0-09232FFD000005DC-997_634x507 (1)
Esta senhora que você na imagem acima chama-se Mary McCartney, a mãe de James Paul McCartney. Era uma fumante inveterada, que ia de bicicleta para o seu trabalho todos os dias, foi ela a inspiração para a música “Let It Be” (algo com “Deixe ser” ou “Que assim seja”).
4843308
A canção foi escrita por Paul McCartney em um período difícil para os Beatles e para próprio Paul, que parecia ser o único que ainda se importava com a banda nessa época. Paul fala sobre a letra na autobiografia “Many Years From Now” de Barry Miles:
Uma noite, durante aqueles tempos intensos, eu tive um sonho com minha mãe que tinha morrido há mais de 10 anos atrás. E foi tão bom vê-la porque isso é fantástico nos sonhos: Você fica unida a essa pessoa por segundos e parece que esteve presente fisicamente também. Foi ótimo para mim e ela parecia estar em paz no sonho dizendo, ‘Tudo ficará bem, não se preocupe, pois tudo se acertará.’ Eu não me lembro se ela usou a palavra ‘Let it be’ (Deixa ser) mas era o sentido do seu conselho. Eu me senti muito abençoado por ter tido aquele sonho. E comecei a canção literalmente com a frase ‘Mother Mary.’ A canção é baseada naquele sonho.
paul_mccartney_last_images_6Muitos chegam a acreditar que a música é de cunho religioso, pois a canção cita “Mother Mary comes to me”, que apesar de parecer algo católico ou cristão (algo como “Ave Maria vem até mim”), na verdade se refere da mãe de Paul.
Mary McCartney sofreu muito, após ser diagnosticada com câncer de mama e faria uma mastectomia em 31 de outubro de 1956. Antes disso, ela limpou a casa dos McCartney, deixou os uniformes de seus filhos prontos para o dia seguinte e disse a sua cunhada: “Agora está tudo pronto para eles no caso de eu não voltar”. Mary morreria de embolia no dia da operação, suas últimas palavras, para sua cunhada, foram: “Eu gostaria de ter visto os meninos que crescerem”.
Paul, compôs “Let it be” 10 anos depois e em 1969 deu o nome de Mary à sua filha (foto acima). Michael McCartney, irmão de Paul e conhecido profissionalmente como Michael McGear, lançou um álbum intitulado Woman, em 1972, com uma foto de Mary na capa.
Mcgear_woman

Let It Be (Deixe Ser)
When I find myself in times of trouble
Quando eu me encontro em momentos difíceis

Mother Mary comes to me
Mãe Maria vem para mim

Speaking words of wisdom, let it be
Falando palavras de sabedoria, que assim seja

And in my hour of darkness
E nas minhas horas de escuridão

She is standing right in front of me
Ela está em pé bem na minha frente

Speaking words of wisdom, let it be
Falando palavras de sabedoria, que assim seja

Let it be, let it be
Que assim seja, que assim seja.

Let it be, let it be
Que assim seja, que assim seja.

Whisper words of wisdom, let it be
Sussurrando palavras de sabedoria, que assim seja.

And when the broken hearted people
E quando todas as pessoas magoadas

Living in the world agree
Morando no mundo concordarem,

There will be an answer, let it be
Haverá uma resposta, que assim seja.

For though they may be parted
Pois embora possam estar separados há

There is still a chance that they will see
Ainda uma chance que eles verão

There will be an answer, let it be
Haverá uma resposta, que assim seja.

And when the night is cloudy
E quando a noite está nublada,

There is still a light that shines on me
Há ainda uma luz que brilha em mim,

Shine on until tomorrow, let it be
Brilha até amanhã, que assim seja.

I wake up to the sound of music,
Eu acordo ao som da música

Mother Mary comes to me
Mãe Maria vem para mim

There will be no sorrow
Não haverá tristeza, deixe estar

Let it be, Let it be,
Sim, que assim seja, que assim seja,

Let it be, Let it be,
Qque assim seja, que assim seja,

There will be no sorrow
Não haverá tristeza, que assim seja

Let it be, let it be
Que assim seja, que assim seja,

Let it be, yeah let it be
Que assim seja, sim, que assim seja,

Whisper words of wisdom, let it be
Sussurrando palavras de sabedoria, que assim seja

paul

Oasis - WonderWall



A canção Wonderwall, da banda britânica Oasis, foi um grande sucesso, tanto que ocupou o segundo lugar nas paradas da Inglaterra logo no ano de lançamento do Álbum e depois de 2005 chegou a estar entre os 100 Álbuns musicais mais vendidos no reino Unido. na minha opinião, foi a melhor música do grupo, uma vezz que o mesmo encerrou suas atividades em 2009. O clipe não tem lá tantas inovações tecnológicas, pelo contrário, tem um aspecto simples até demais, mas a música é boa demais, tornando-o incansável de assistir. É um dos meus favoritos:

Don´t Speak - No Doubt

"Don't Speak" é uma canção do terceiro álbum da banda No Doubt, Tragic Kingdom, lançada como terceiro single em 1996. Apesar de ter feito grande sucesso, não entrou na parada Billboard Hot 100, mas atingiu a primeira posição do Billboard Hot 100 Airplay. Também chegou ao primeiro lugar em países como Inglaterra, Holanda, Letônia, Suécia, Filipinas, Suíça e Austrália. É, de longe,o mais notável sucesso da banda, tendo indicações ao Grammy de Canção do Ano e Melhor Performance de uma Dupla ou Grupo Pop com Vocal de 1996. No Doubt é uma banda norte-americana, que iniciou seu trabalho como cover da banda inglesa Madness, em 1987. Seus integrantes são Gwen Stefani, Tony Kanal, Adrian Young e Tom Dumont. Começou a fazer sucesso a partir do 3º álbum, Tragic Kingdom, que vendeu mais de 16 milhões de cópias pelo mundo todo. Tragic Kingdom levou dois anos para ser gravado , e boa parte das letras falavam do fim do relacionamento amoroso de Gwen e Tony. Desde então, a banda lançou dois discos de inéditas e duas coletâneas - uma com os maiores hits e outra com b-sides. A banda estava dando uma pausa desde 2004, logo após a última tour em que dividiu o palco com o Blink 182. Durante esta tempo Gwen Stefani saiu em uma bem sucedida carreira solo. Lançou um álbum em 2004, Love. Angel. Music. Baby., e um segundo álbum lançado em dezembro de 2006, The Sweet Escape. A banda retomou os ensaios no final de 2008.

" All the Lovers "é um single de cantora australiana Kylie Minogue . É o primeiro single de seu décimo primeiro álbum de estúdio,Afrodite . "All the Lovers" foi escrito pela dupla inglesa electropop Kish Mauve e foi uma das últimas músicas a ser gravada para o álbum. Minogue escolheu a música como o primeiro single já sentiu que era um reflexo da euforia de Afrodite . "All the Lovers" é uma música electropop com sintetizadores proeminentes, que tem sido comparado ao single de 2004 " I Believe in You ". Suas letras são um convite para a pista de dança, ao comparar as relações anteriores para um amante atual. "All the Lovers" foi recebido positivamente pela crítica contemporânea, que elogiou sua natureza hino de dança e considerado como um clássico único de Minogue. “All The Lovers” marcou o retorno de Kylie Minogue ao topo das paradas, chegando até mesmo a ofuscar as labaredas de Madonna em toda Europa, Ásia e África. Mais do que isso, o clipe é uma verdadeira orgia de amor, entre homens e mulheres, e acima de tudo, entre corpos, sem a necessidade de explicação. O sexo não é nada sem uma caprichada preliminar, e aqui temos a mais sensual de todos os tempos. “I’ll take you higher, higher, higher, higher”.O videoclipe só pode ser assistido no Youtube, assista AQUI.

Say You, Say Me - Lionel Ritchie

Mais uma canção que marcou época. "Say You, Say Me" é uma canção de 1985 que foi interpretado por Lionel Richie da banda sonora do filme O Sol da Meia-Noite, que foi dirigido por Taylor Hackford, atingindo o Top #1 nas paradas americanas e permaneceu lá por quatro semanas, o que lhe valeu a canção #1 de 1985, de acordo com o fim de ano da Billboard Hot 100 Chart. . Em 1986, Lionel Richie ganhou um Óscar de melhor canção original, que fez sucesso nos anos 80. Lionel Brockman Richie, Jr. é um cantor estadunidense, que também atua como produtor musical, ex-membro da banda The Commodores e que vendeu ao todo mais de 100 milhões de discos em sua carreira solo. Abaixo confira o videoclipe da canção:

Because I love you - Steve B

Esta é uma daquelas músicas que marcaram época e de cantores não tão conhecidos assim. Steven Bernard Hill, mais conhecido por Stevie B, é um cantor de freestyle/dance music estadunidense. Com estilo freestyle marcante, emplacou vários sucessos como: "Because I Love You (The Postman Song)", "Party Your Body", "Spring Love", "In My Eyes", "Girl I Am Searching for You", entre outros. Em 1990, ele lançou o álbum Love & Emotion, até hoje seu álbum de maior sucesso, incluindo o single número 1 nos Estados Unidos "Because I Love You (The Postman Song)", e outros dois que entraram no Top 15, "Love and Emotion" e "I'll Be by Your Side", fizeram com que o álbum fosse certificado ouro. Nos anos seguintes, devido ao grande crescimento de bandas de rock alternativo, como Nirvana, Alice in Chains, cantores de freestyle já não tinham mais a atenção de antes, e os álbuns lançados por Stevie B não conseguiram sucesso. Abaixo relembre o videoclipe deste épico:

Heart of Glass - Blondie

"Heart of Glass" é uma canção da banda Blondie escrita pela vocalista Deborah Harry e pelo guitarrista Chris Stein. É um dos destaques do terceiro álbum de estúdio da banda, Parallel Lines e foi lançada como single em janeiro de 1979 e liderou as paradas em vários países. Após se conhecerem na banda The Stilettos, Deborah Harry e Chris Stein formaram os Angel and the Snakes. Estes integravam o baterista Clem Burke, Jimmy Destri no teclado e o baixista Gary Valentine, mudando depois o nome para Blondie, inspirado pelos comentários de caminhoneiros que frequentemente gritavam Hey Blondie! para Deborah ao passar na estrada. Começaram por tocar no Club 51 em Nova Iorque e lançaram o seu álbum de estréia, Blondie, em 1976, que alcançou sucesso comercial primeiramente no Reino Unido. Plastic Letters, o segundo disco da banda alcançou duas músicas nas paradas britânicas. Em 1978, através do sucesso Heart of Glass, a banda alcançou sucesso mundial, tornando-se um dos ícones do New Wave. Voltaram a fazer sucesso com a música Call Me, de Giorgio Moroder, que foi tema dos filmes Gigolô Americano e A Noiva de Chucky. Depois de problemas internos, reuniram-se em 1982 para lançar The Hunter e pôr um fim temporário à banda, que só voltaria a gravar em 1999, com o grande sucesso de Maria, do álbum No Exit. A revista Rolling Stone a classificou com a 255ª posição em sua lista das 500 maiores canções de todos os tempos. Abaixo relembre o sucesso:

Sending all my love - Linear

"Sending All My Love" (traduzindo: Enviando Todo Meu Amor) é o primeiro single do álbum Linear, lançado pelo grupo de freestyle Linear em 1990. É a canção de maior sucesso do grupo, alcançando a posição #5 na Billboard Hot 100 e foi certificada Ouro pelas mais de quinhentas mil cópias vendidas nos Estados Unidos. Linear foi um trio de freestyle formado em 1989 na cidade de Miami, Flórida, e os integrantes do trio eram o vocalista Charlie "Steele" Pennachio, percussionista Joey "Bang" Restivo e o guitarrista Wyatt Pauley e esta música foi o único grande sucesso do grupo. Abaixo relembre o videoclipe da canção:

How deep is your love - Bee Gees

Uma canção que marcou época. "How Deep Is Your Love" é uma canção escrita por Barry, Robin e Maurice Gibb dos Bee Gees e lançada como single no ano de 1977.Foi originalmente escrita para compor a trilha sonora do filme Saturday Night Fever, estando presente no álbum oficial do filme, tendo se tornado um grande sucesso dos anos 1970. Foi ainda a música com mais adaptações de todos os tempos, com mais de 400 regravações. A canção está na posição de número 366 da lista da revista Rolling Stone das 500 Grandes Canções de Todos os Tempos (500 Greatest Songs of All Time). Abaixo relembre o hit:

You´re Still the one - Shania Twain

Trata-se de uma canção tão linda quanto a cantora que a interpreta e quanto a voz da mesma. "You're Still the One" é uma canção da cantora canadense Shania Twain. É o terceiro single do álbum Come on Over, lançado em 1998. Embora o single não tenha alcançado o número um nas paradas da Billboard, é reconhecido como o mais bem sucedido crossover da cantora, e um de seus singles de maior sucesso em rádios country. A canção foi escrita por Shania e Mutt Lange e produzida por ele mesmo. "You're Still the One" foi indicada para quatro Grammys em 1999, vencendo dois nas categorias "Melhor Canção Country" e "Melhor Performance Vocal Feminino Country". A canção foi um sucesso de público e crítica, ganhando vários prêmios e é conciderada pelos especialistas como uma das maiores musicas de todos os tempos, listada no número 66 na "Billboard: All-Time Top Hot 100 Songs". O videoclipe de "You're Still the One" foi filmado em Malibu e Los Angeles, Califórnia, totalmente em preto e branco, foi dirigido por David Hogan e filmado em 04 e 05 de dezembro de 1997 sendo lançado em 26 de janeiro de 1998. Retrata Shania em uma praia à noite e apresenta o modelo John Devoe, que mais tarde apareceu em seu vídeo de "That Don't Impress Me Much". O vídeo ganhou prêmios no Billboard Music Awards, Viewer's Choice Awards VH1, e foi nomeado para um MTV Video Music Award.