Blog

Blog

9 de nov. de 2012

Músicas!... Sucessos!


Welcome to the black parede!

Eu particularmente, sou um admirador de álbuns musicais que seguem uma história através das faixas. Acho que o mais clássicos de todos os álbuns nesse estilo é o “The Wall” do Pink Floyd. Para o pessoal do punk-rock um pouco mais atual, também tem o álbum “American Idiot” do Green Day. Ambos álbuns baseiam-se em um personagem principal e sua história, com cada música contando uma parte desta. Mas para mim, deixando comparações de lado, o álbum nesse estilo que mais me marcou foi o The Black Parede, da banda My Chemical Romance.

Uma prévia sobre a banda

Eis que surge uma banda chamada My Chemical Romance, uma banda de rock, que inovou o conceito desse tipo de álbum. O primeiro álbum da banda, “I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love”, já é um álbum com uma história, sobre criminosos, amantes, etc. Em seu segundo álbum, eles tiveram a grande ideia de continuar a história do primeiro. Ficou conhecido como Three Cheers for Sweet Revenge e foi o álbum que lançou a banda para o sucesso.

The Black Parede

Após 2 anos sem lançar um álbum, MCR lança The Black Parede, para mim uma obra prima, um álbum totalmente diferente dos dois primeiros da banda. The Black Parede é um Rock/ópera, que baseia-se na morte do personagem principal.
O álbum começa com a música chamada The end, que é na verdade uma introdução do álbum divulgando a tragédia que está por acontecer. Tragédia essa que é contada na segunda música, Dead!, que de uma certa forma é uma conexão da primeira, como se ambas fossem uma só. “Dead!” conta como o paciente, o personagem principal da história,  descobre que vai morrer. Eu gosto muito do estilo da música, pois é um rock, pesado e ao mesmo tempo animado. Ai vai um vídeo que mostra ambas as músicas e como ficou essa junção e já da uma prévia do que está por vir no CD!
As duas músicas que seguem, This is how I Disapear The Sharpest Lives mostram o medo do personagem, pela morte que lhe está prestes a acontecer. Falam dos antigos problemas com drogas e bebidas do personagem. Ambas apresentam um rock mais pesado.
Welcome to The Black Parede, é a principal música do álbum. Mostra o paciente entre a vida e a morte, até que a morte vem a seu encontro na forma de sua lembrança mais forte, quando seu pai o levou para ver um desfile. A morte chega para ele como um desfile, The black Parede. A parade chama o paciente para seguir adiante, morrer e ir com eles. A ideia é que o paciente siga junto com eles, mas que não se preocupe pois a sua memória não morrera, seguira adiante com eles. A música para mim é a principal obra prima desse álbum, com um clipe genial.
A partir daqui, o álbum baseia-se nas memórias do paciente sobre sua vida. Desde o momento em que ele se abandona a sua amada, I don’t Love you, seus últimos pedidos antes de morrer, Cancer,  e lembranças ruins de sua adolescência, Teenagers. 
Chega então o momento de sua morte. Famous Last Words. O personagem se dá conta que não tem mais nada o que ele possa fazer para manter sua amada com ele, afinal está prestes a morrer. É aqui que ele perde o medo de morrer, pois seu principal medo era em deixar sua amada, antes mencionado em Cancer, mas descobre que ela já aceitou a ideia da morte dele e então ele se sente livre para finalmente morrer. A música é, junto com Welcome to the Black Parede, a melhor faixa do álbum. Com um ótimo instrumental, com ênfase no solo de guitarra, e um final com um coro fantástico.
The Black Parede é para mim o melhor CD da banda e um dos melhores álbuns conceituais que existem.