Blog

Blog

10 de nov. de 2012

Paralisia do sono - Por Clauden Eye



Este não é um post feito pelo nosso querido Din, mas sim por um amigo a quem, na aurora do blog fator quântico, ele ofertou a possibilidade de enviar algum artigo com algum tema pertinente. Na época o blog contava com poucos adeptos e eu não tinha nenhuma idéia doque escrever, muito menos o tempo; hoje o FQ já tem milhares de acessos – tanto que o Din largou do trabalho e agora vive de publicidade (hehehehe, brincadeira!) - e eu tenho muitos assuntos que queria comentar aqui no blog (como minha iniciação), mas continuo sem tempo. Enfim, parece que o tempo relmente não tem dó da gente, então resolvi sacrificar algumas horas de estudo e fazer ao menos um dos posts com assuntos que quero levar ao conhecimento de mais pessoas. Espero que vocês gostem, talvez nossa linha de pensamento/argumentação/escrita não seja a mesma, então tenham em mente que o que vocês lerão é a minha visão do assunto, e não a do Din, OK?

Buenas, então vamos ao que interessa.

Eu jamais soube o que era a tal da paralisia do sono até uma semana após a iniciação do Salto Quântico Genético. Se vcê que está lendo já passou por isso, sabe como é uma experiência não muito agradável: vocês está relativamente consciente, mas não consegue se mover, nem gritar (ás vezes nem respirar), sem falar na presença de coisas geralmente terríveis  sobre você ou em sua cama, em seu quarto... às vezes tens a impressão de estar sendo estrangulado, ou não vê anda mas tem o sentimento de que alguém/alguma coisa está ali. O sentimento de perigo, impotência e angústia fazem dos poucos segundo ou minutos que a mesma costuma durar momentos de terror com a certeza de “vou morrer ou algo muito ruim vai me acontecer”!


Pois bem, depois de muito me apavorar eu resolvi ir atrás e ver se era algo relacionado ao salto, a algum opressor ou ao poder do espírito santo. Primeiramente vamos analisar a explicação materialista do fenômeno:

“A paralisia do sono é uma condição na qual um indivíduo, quase a adormecer ou quando acaba de acordar, percebe que não consegue se mexer, falar ou gritar. Isto pode durar alguns segundos ou vários minutos.
As pessoas afetadas frequentemente dizem que sentem uma presença que é quase sempre descrita como maléfica, ameaçadora ou má. Um intenso sentimento de ameaça e terror é muito comum. É normal que a presença seja vagamente sentida ou que se encontre um pouco ao lado para poder ser visualizada, o que faz aumentar o interesse, e outras vezes encontra-se aos lados ou aos pés da cama, mas como o indivíduo está paralisado não consegue mover a cabeça para a poder ver. Em outras ocasiões a presença pode atacar, estrangular ou pressionar o peito da vítima, para o desespero desta.

Por mais estranho e assustador que isto possa parecer, trata-se apenas de um distúrbio do sono. Surgem muitas vezes interpretações espirituais destas experiências, mas essas interpretações são apenas o resultado das crenças e folclore dos povos. A paralisia do sono é apenas um problema médico, nada mais do que isso.
Ela acontece durante o sono, como forma de evitar que o corpo se mova durante os sonhos. É um fenomeno natural que ocorre todas as noites, embora seja raramente notado pela própria pessoa enquanto
 se dorme. Momentos antes da mente despertar, a paralisia cessa. Por isso, raramente se tem consciência da sua existência. Se, porventura, a mente despertar antes do mecanismo de paralisação ser desativado, ocorre a consciência da paralisia do sono.
A
 paralisia do sono acontece durante o período de sono REM, prevenindo assim movimentos corporais durante um sonho. Muito pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Entretanto, já foi sugerido que ela pode estar relacionada à inibição pós-sináptica de neurónios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.

Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:

- Dormir de barriga para cima.
- Agenda de sono irregular; sestas; privação de sono.
- Stress elevado.
- Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém.
- Sono induzido através de medicamentos, como anti-histaminas.
- Uso recente de drogas alucinógenas.