|
Blog
30 de jun. de 2011
Quanto é que eu pesaria noutro planeta?
Qual seria a minha idade noutro planeta?
Qual seria a minha idade noutro planeta?
|
Créditos: Nasa Kids
Os radicais livres e os antioxidantes no envelhecimento
Os especialistas são unânimes: o pior fator para o envelhecimento do corpo humano é a ação dos radicais livres sobre nossas células e órgãos.
Os radicais livres são gerados pelo ato de nossa respiração, pois parte do oxigênio que respiramos transforma-se em radicais livres que nada mais é do que moléculas instáveis que reagem com outras para conseguir a estabilidade e assim roubam elétrons daquelas estáveis.
Infelizmente os radicais livres provocam o envelhecimento e câncer, mas em contra partida são responsáveis no combate a inflamações, pois elas são prejudiciais às bactérias e ainda controlam o tônus dos músculos lisos.
Os radicais livres podem ser combatidos com o uso de antioxidantes que protegem as células e os órgãos de sua ação danosa, sendo que alguns antioxidantes já são produzidos naturalmente pelo corpo humano.
Mas tem as principais fontes de antioxidantes que devem ser ingeridas pelo homem como a Vitamina C, Vitamina E e o betacaroteno, nutriente presente em diversos alimentos, sendo o betacaroteno responsável por um bom bronzeamento da pele.
Alguns pesquisadores em Boston testaram alguns alimentos e verificaram como eles reagem na absorção de radicais livres, o problema é que os pesquisadores testaram os alimentos em tubos e não agindo diretamente no corpo humano, porém os que se saíram melhor na limpeza dos radicais livres foram: dos vegetais – repolho, beterraba, pimenta vermelha, brócolis, espinafre, batata e milho; das frutas – morango, ameixa, laranja, uva, maça, tomate, banana, pêra e melão, sendo que os primeiros citados, tanto de vegetais como as frutas são os mais poderosos, decaindo o seu poder à medida que se chega ao fim da lista.
Hepatite C – Sintomas, causas e tratamento
A Hepatite C é uma doença causada pelo vírus HCV e acomete o fígado do paciente. É transmitida através do contato com sangue infectado e precisa de tratamento adequado. A hepatite C pode aparecer de forma aguda ou crônica, deixando o paciente doente por semanas ou por toda a vida. De acordo com o diagnóstico é que o tratamento pode ser feito.
Quando a forma aguda evolui para a forma crônica da doença o paciente tem grandes possibilidades de apresentar problemas no fígado, como cirrose, câncer e outros. A forma mais frequente de contaminação é o compartilhamento de agulhas para drogas injetáveis. Na doação de sangue a transmissão não acontece já que a instituição responsável faz todos os exames do doador antes de qualquer processo ser realizado.
O contato sexual é um dos meios de transmissão, mas ainda é motivo de estudo e merece maiores cuidados. As pessoas têm dúvidas de como a doença pode ser transmitida, pois muito se fala da AIDS e pouco da Hepatite C.
Abraçar, beijar, usar os mesmos talheres, tossir e espirrar próximo não transmite a doença, isso é certo.
Algumas pessoas podem não apresentar sintoma algum após serem infectadas pelo vírus da Hepatite C, porém em alguns casos os sintomas são revelados tais como: febre, falta de apetite, icterícia, urina escura, náuseas e vômitos e fadiga.
Ainda não existe vacina contra o tipo C da hepatite por isso quando diagnosticada a hepatite C aguda, o único tratamento indicado pelos médicos é descanso e nutrição adequada. Para os que desenvolvem hepatite C crônica o medicamento mais utilizado é o interferon e ribavirina, porém ambos os medicamentos causam terríveis efeitos colaterais. Mas nunca tome medicamentos sem prescrição médica.
Pessoas acometidas por essa doença devem evitar medicamentos que afetam o fígado e evitar o uso de bebidas alcoólicas.
Vulcões, como funcionam, porque existe?...
O vulcão é uma estrutura que tem conexão direta com o interior da Terra, ele pode expelir lavas, cinzas e gases pelo conduto de forma cilíndrica na crosta (chaminé), sendo que o formato cônico se deve ao acumulo desses detritos em volta da boca do vulcão.
O Vulcão surge quando o magma, material extremamente quente do interior da Terra, gases e outros materiais sofrem uma pressão muito alta na região onde se encontram, geralmente por causa de água que se encontra com o material aquecido e cria vapor que se acumula, fazendo com que o material seja expelido do núcleo da Terra ou do subsolo para a superfície, formando assim a forma que pode crescer à medida que ocorrem outras erupções, pois com a erupção do magma (rocha magmática derretida), as cinzas e outros materiais como os cristais de sílica vão se acumulando na superfície do vulcão.
Em praticamente todos os países, inclusive no Brasil existem vulcões, pois eles foram formados com a separação das placas tectônicas, sendo que a Terra há alguns milhares de anos era um só continente e ao se separarem os continentes formaram-se os vulcões.
No Brasil existe um vulcão inativo na cidade de Nova Iguaçu no estado do Rio de Janeiro, mas todos os vulcões inativos podem ser tornar ativos dependendo da movimentação das substâncias no interior da Terra.
Existem muitos tipos de erupções, como a erupção efusiva que é uma emissão lenta de lavas em forma de rios que são libertados suavemente do interior do vulcão; a erupção explosiva é aquela na qual o magma e os gases libertam-se de forma violenta formando nuvens de lava e gases; erupção mista é quando o vulcão alterna erupção explosiva e a efusiva.
Um vulcão é uma das maiores forças da natureza e diante dele nada podemos fazer. O melhor é prevenir, não construir cidades nem vilarejos em suas redondezas e manter um monitoramento constante de suas atividades, evitando qualquer surpresa desagradável.
O nome real de algumas celebridades
Muitos famosos usam seus nomes reais para a publicação de seus trabalhos, mas a maioria prefere mudar um pouco e criar um nome fantasia, ou melhor, artístico, para ficar mais atrativo. Mas, quando a fama aparece, os nomes reais ficam ocultos e muitas pessoas nem ficam sabendo. Veja alguns nomes reais de celebridades conhecidas:
Assinar:
Postagens (Atom)