Aracilba Rocha: "Os fornecedores do estado vão precisar ter paciência"
Por Juliana Bandeira, da redação do JORNALONORTE
Aracilba Rocha |
Na tarde desta terça-feira, dia 21, o governador eleito Ricardo Coutinho anunciou a equipe econômica de sua administração no estado. Durante entrevista coletiva transmitida em tempo real pela internet, o socialista anunciou os nomes de mais cinco secretários, entre eles o de Aracilba, a futura secretária das Finanças.
A única mulher na equipe econômica foi referenciada por Ricardo como uma proffisional de pulso forte. "Aracilba será a mão de ferro de nosso governo; a mão de rocha, até porque uma pasta como precisa ter alguém que saiba lidar com a situação quando a coisa aperta. Ela vai ter que contar cada centavo e saber proteger o patrimônio da Paraíba", afirmou o socialista em tom de muita confiança.
Questionada sobre as prováveis dívidas que o estado tem com fornecedores e sobre sua conduta de negociação, Aracilba foi enfática: "Sempre recebi os empresários e fornecedores em meu gabinete, mas também sempre soube dizer não para o que não era conveniente para as contas do governo".
Por outro lado, ela fez questão de esclarecer a situação para aqueles cujas dívidas são reais. "os fornecedores com os quais o estado está comprometido reconhecidamente serão pagos; agora, terão que ter paciência".
Aracilba disse que tudo deve depender da real situação financeira do estado que só deve ser constatado, de verdade, no dia 31 de dezembro, quando a equipe de Ricardo terá aceso ao saldo bancário das 735 contas do estado.
A coisa ainda poderá ficar ainda mais grave se a projeção realizada pela nova gestão da Secretaria da Receita se concretizar. Acredita-se que cerca de 70% dos recursos do estado já estejam comprometidos somento com o pagamento da folha, podendo chegar, inclusive, ao exorbitante patamar dos 90%.
"Ouvi a seguinte determinação do governador Ricardo Coutinho: Aracilba senta em cima das dívidas e só paga quando a gente puder. Agora, estou esperando ele dizer quando a gente pode pagar", finalizou Aracilba em tom de brincadeira que gerou risadas de todos os presentes na coletiva de imprensa.