Páginas

27 de mar. de 2011

Artistas que marcaram época: Ronald Golias!


Artistas que marcaram época: Ronald Golias
 
Golias

Professor Bartolomeu Guimarães, Bronco e Pacífico. Estes são apenas alguns dos personagens que marcaram época na TV brasileira, e que foram interpretados com maestria por Ronald Golias. No post abaixo, você confere um pouco da biografia do humorista. Uma boa leitura!
Ronaldo Golias na juventude

- Ronald Golias nasceu no município de São Carlos, São Paulo, em 04 de maio de 1929. Ele era filho de Conceição D’ Aparecida Golias e Arlindo Golias.

- Seu nome, Ronald, faz referência a um dos maiores ícones do cinema internacional, Ronald Colman.

- Ainda na infância, é matriculado na Escola Dante Alighieri, em São Carlos. No local, passa a se apresentar como artista amador.

- No começo dos anos 40, muda-se com a família para a capital. Certo tempo depois, começa a trabalhar nos ofícios de alfaiate e funileiro.

- Golias, na mesma época, ainda entraria para o grupo “Acqua Loucos”, um dos mais importantes do segmento da natação.

Cinema e televisão


- Já nos anos 50, passa a integrar a equipe de artistas da Rádio Nacional. Foi nessa fase, aliás, que ele conheceria um dos importantes nomes da TV brasileira, Manuel de Nóbrega.

- Nóbrega, por sua vez, o convidaria para fazer parte do programa “A Praça da Alegria”, na época, apresentado na TV Paulista (atual Rede Globo).

- Seu personagem, o atrapalhado “Pacífico”, logo conquistaria o Brasil. Parte do sucesso, diga-se de passagem, graças ao bordão “Ô Cride Fala pra Mãe”.

dvd os tres cangaceiros 1959 ankito golias grande otelo recife pe brasil__51047D_7

- Com o sucesso conquistado, o artista é convidado pelo produtor Herbert Richers para atuar no cinema. Nas telonas, ele participaria dos longas-metragens “Um Marido Barra-Limpa” (1957), “Os Três Cangaceiros” (1961), “O Dona da Bola” e “Golias contra o Homem das Bolinhas” (1969).

- Não obtendo grande êxito no cinema, a atenção de Ronald Golias volta-se para a televisão. Neste período, alcança enorme projeção na mídia, especialmente pelo personagem Carlos Bronco Dinossauro, no humorístico “A Família Trapo”. da Rede Record.

- Contracena ainda, com Jô Soares, Ricardo Corte Real, Otelo Zeloni e Cidinha Campos.

- No final da década de 70, já na Rede Globo, comanda o programa “Superbronco”. Anos depois, já na Bandeirantes, inicia uma das melhores de sua carreira.
Ronald Golias "O bronco"

- Na emissora, ele seria o grande responsável pelo sucesso do humorístico “Bronco”. Em seu elenco, destaque para os nomes de Nair Bello, Agnaldo Rayol e Sandra Annenberg.

- Nos anos 90, muda-se para o SBT, onde passa a integrar o elenco do programa “A Praça é Nossa”. Na atração, comandada por Carlos Alberto de Nóbrega, ele ficaria a cargo dos personagens Pacífico, Bronco, Professor Bartolomeu Guimarães e O Profeta.

- Ainda no SBT, participa dos programas “Escolinha do Golias” e “Meu Cunhado”. Na segunda atração, o artista contaria com o suporte do amigo Moacyr Franco.

- Golias, já debilitado, viria a morrer no ano de 2005. Seu velório contaria com a presença do empresário Silvio Santos e do comediante Carlos Alberto de Nóbrega.

- Dois anos depois, seria inaugurada na cidade de São Carlos, a Praça Ronald Golias. No local, o artista ainda receberia outra homenagem, a construção de um museu com o seu nome.

- No mesmo ano, SBT e Band passam a reapresentar os programas “A Escolinha do Golias” e “Bronco”, respectivamente.