Todo mundo conhece, ou pelo menos já ouvi falar, nas 7 maravilhas do mundo antigo. A Pirâmide de Quéops, o Colosso de Rhodes e os Jardins link externo Suspensos da Babilônia são algumas dessas obras, que se destacam pela grandeza e pelo significado histórico. Mas essas grandes maravilhas só eram conhecidas pelo mundo ocidental. Para mudar isso, um júri formado por meios de comunicação russos elegeram as 7 Maravilhas das Rússia, fazendo o mundo conhecer o que a Rússia tem de mais fantástico.
Dentre essas maravilhas, misturam-se belezas naturais e grandes obras arquitetônicas dos tempos dos czares e da União Soviética. Confira!
Localizado na Sibéria, o Lago Baikal é considerado o lago mais profundo do mundo, com aproximadamente 1500 metros de profundidade e um dos maiores do mundo. Suas água límpidas compõem um visual sem igual em meio às montanhas siberianas.
Visual tirado de um filme link externo de ficção científica compõem essa belíssima paisagem localizada na península de Kamchatka, com fontes de água quente conhecidas como gêisers. Não é a toa que a UNESCO considera o Vale dos Gêisers Patrimônio Mundial da Humanidade.
Estátua da Pátria-Mãe
A fantástica estátua da Pátria-Mãe foi erguida em tributos a todas as pessoas mortas nas duas grandes guerras mundiais. Não por acaso, ela figura no livro link externo Guinness dos recordes link externo como a maior estátua da atualidade, com 85 metros de altura, ou simplesmente 2 vezes mais alta que a Estátua da Liberdade, em Nova York.
O suntuoso palácio foi construído por ordem de Pedro O Grande, no início do século XVII, próximo a São Peterburgo. Destacam-se, além da belíssima arquitetura, as fontes e as inúmeras estátuas de ouro decorando o jardim link externo. O palácio é considerado a maior atração turística da Rússia e tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Catedral de São Basílio
Talvez a mais conhecida paisagem russa, a Catedral de São Basílio pertence à Igreja Ortodoxa Russa está localizada na Praça Vermelha, na capital Moscou, vizinho ao Kremlin. Suas indefectíveis torres com abóbadas coloridas compõem um conjunto de beleza ímpar e motivo de orgulho para todo o povo russo.
Pedras de Komi
200 milhões de anos de erosão moldaram estes monumentos naturais, localizados na República Autônoma de Komi, nas proximidades do Círculo Polar Ártico. Com 42 metros de altura, em média, essas pedras ficam especialmente bonitas quando cobertas pela neve do inverno russo.
Monte Elbrus
Pico mais alto da Rússia com mais de 5600 metros de altitude, o monte Elbrus é um dos destinos favoritos de praticantes de esportes link externo de inverno como esqui e snowboarding, sendo visitado por milhares de turistas anualmente.