Todo o procedimento é realizado através de um aparelho chamado dermatoscópio cujo objetivo é comparar lesões com imagens anteriores a fim de detectar se o paciente precisa de cuidados especiais, ou seja, se as lesões apresentam um risco de saúde. Mas, como funciona o exame? Acompanhe:
- Como bem mencionado, todo o procedimento é realizado por um profissional. Ele se utiliza de um software que consegue ampliar a imagem afetada (neste caso, a lesão) de 20 a 70 vezes maior que o tamanho real.
- Posteriormente, é realizado um mapeamento através de imagens para comparar com imagens anteriores a fim de fornecer um diagnóstico mais preciso. Salientamos que as lesões são verificadas de forma minuciosa. Este é o ponto de destaque e credibilidade desta tecnologia.
- Ao final, o profissional fornecerá todo o diagnóstico do paciente. Neste caso, o resultado fornecido pelo especialista poderá ser um dos pareceres: Ou o paciente está com a saúde de sua pele fora de risco OU apresenta manchas suspeitas e que necessitam de cuidados especiais. Neste último caso, é preciso um acompanhamento sistemático realizado através de um dermatologista.