Páginas

31 de jul. de 2012

Futebol!... O esporte mais popular do Brasil!


10 goleiros mais goleadores do mundo


Segundo o Wikipédia, “o goleiro ou guarda-redes é um atleta presente em alguns desportos coletivos, como o futebol. A sua função é evitar o gol“. Até então, tudo certo. Entretanto, alguns arqueiros gostam de se lançar ao ataque para marcar gols. E o Top de hoje traz os 10 goleiros mais goleadores do mundo, em homenagem ao primeiro colocado, Rogério Ceni, que voltou aos gramados este final de semana.
Confira a lista completa:


1- Rogério Ceni (Brasil) 101 gols

Rogério Ceni é uma figura ímpar do futebol brasileiro. Amado por muitos, odiado por tantos outros, que o consideram um mala, o fato é que Ceni merece ser respeitado e valorizado por todos. O exemplo de dedicação fiel a um único clube deveria ser destacado frequentemente. Rogério Ceni é o maior goleiro artilheiro do mundo e um dos maiores cobradores de falta do futebol brasileiro.



2- José Luis Chilavert (Paraguai) 62 gols


O polêmico goleiro Chilavert, que tantas vezes se envolveu em confusão, é o 2º maior goleiro artilheiro de todos os tempos, estando bem abaixo de Rogério Ceni. Porém, a torcida do São Paulo não guarda boas recordações de Chilavert. Na decisão por pênaltis na final da Libertadores de 1994, quando ele defendia as redes do Velez, o goleiro paraguaio defendeu uma das cobranças do tricolor paulista, marcou um gol e deu o título ao time argentino.



3- René Higuita (Colômbia) 41 gols

Higuita é um dos personagens mais caricatos da história do futebol mundial. Famoso por sua defesa escorpião e pela irresponsabilidade em sair jogando, ficou marcado pelos 41 gols marcados e pelo erro que causou a eliminação da seleção colombiana na Copa do Mundo de 1990.



4- Jorge Campos (México) 40 gols

De nome, provavelmente você não se lembrou quem era esse goleiro. Mas, certamente, quando você viu a foto do uniforme usado pelo baixinho (para um goleiro), de 1,75 m, se lembrou de Jorge Campos, que defendeu a seleção mexicana por 13 anos. Chega a ser um pouco de injustiça ele estar nesta lista, pois as vezes ele atuava como atacante.
Grande jogada de Jorge Campos se lançando ao ataque





5- Dimitar Ivankov (Bulgária) 35 gols

O goleiro búlgaro Dimitar Ivankovic não é muito conhecido por nós, brasileiros, mas no seu país de origem e na Turquia, onde jogou por 6 anos, ele é muito respeitado.



6- Johnny Vegas Fernández (Perú) 39 gols

Johnny Vegas é um goleiro peruano, que atua pelo Únion Comércio com 36 anos. Ao contrário dos primeiros colocados desta lista, ele não tem nenhuma relevância no cenário mundial, nunca atuou em um clube de ponta e nunca jogou fora do Peru.


7- Fernando Arturo Patterson (Costa Rica) 34 gols

Se o 6º colocado não tinha nenhuma relevância no cenário mundial, este tem menos ainda.



8- Álvaro Misael Alfaro (El Salvador) 31 gols



9- Hans-Jorg Butt (Alemanha) 29 gols



10- Vincent Enyeama (Nigéria) 24 golos




Curiosidades

No Brasil, outros goleiros também se arriscam na cobrança de pênaltis e faltas e têm no currículo alguns golzinhos. O goleiro Márcio, do Atlético Goianiense, por exemplo, tem 19 gols na carreira. Já o goleiro Bruno, que atualmente joga no time da penitenciária de Contagem, Minas Gerais, também tinha habilidade com a bola nos pés e marcou 4 gols na carreira.
Porém, um dos gols de goleiro mais importantes e curiosos foi de Lauro, quando jogava pela Ponte Preta em 2003 (atualmente ele está de volta à equipe de Campinas). Lauro se lançou ao ataque para tentar o empate do jogo que já passava dos 50 minutos do segundo tempo. No último lance do jogo, em cobrança de escanteio, Lauro subiu, cabeceou e fez o gol que livrou a Ponte Preta do rebaixamento daquele ano. Quase um milagre!

Gols da Rodada 30/07/2012 (ontem)



Internacional 0 X 0 Vasco

Coritiba 2 X 1 Grêmio

Botafogo 1 X 0 Figueirense

Fluminense 0 X 0 Atlético Mineiro

São Paulo 4 X 1 Flamengo

Santos 2 X 1 Ponte Preta

Cruzeiro 2 X 1 Palmeiras

Portuguesa 3 X 1 Náutico