Páginas

27 de ago. de 2012

Apenas outro dia?


 




Teoristas do fim do mundo avançam em suas previsões e a NASA reage com um vídeo que tenta mostrar que a virada de 31 de dezembro de 2012 para 2013 é apenas mais um dia comum em nossas vidas.

O fim do mundo pode estar chegando, mas parece cada vez menos provável de ocorrer em 2012. Um vídeo da NASA, de nome "Just Another Day" (Apenas Outro Dia), explica por que o cenário apocalíptico do Calendário Maya, bem como as erupções solares, colisões de um planeta misterioso e fenômenos apocalipticos de mudança dos pólos magnéticos da Terra são improváveis de acontecerem.




Há aqueles que acreditam que o fim do mundo está próximo, que a Terra deixará de existir como a conhecemos em 2012. Algumas destas crenças estão centradas em torno do fim do calendário Maya, que termina o seu longo ciclo de contagem em 21 de dezembro de 2012. Outros teoristas focam sua atenção no sol, em torno de explosões solares, alguns num misterioso Planeta X (ou Nibiru), a Segunda Vinda de Cristo, a destruição nuclear através de guerras e conflitos religiosos, impactos de um asteróides assassinos, alteração de pólo magnético, e ou uma combinação dos cenários do final dos tempos, muitas vezes misturados com mais teorias ou profetas da antiguidade. Com todas estas profecias apocalípticas que circulam, a NASA decidiu combater “fogo com fogo” se aproveitando da internet e da mídia visual. Num esforço e quem sabe, num interesse da ciência em dissipar os receios daqueles que podem serem influenciados por todos artigos, posts, vídeos e filmes, que demonstram para a multidão que o fim do mundo em 2012 é inevitável, a NASA postou um vídeo em 7 de março de 2012, no mínimo, com a proposta de banir, as mais criativas idéias apocalípticas, baseadas num calendário, que muitos dizem não falar nada de fim dos tempos ou dia do juizo final.

Don Yeomans, diretor do Escritório do Programa de Objetos Próximos da Terra do JPL da NASA, narrou um vídeo, que começa por explicar que o calendário Maya em si é apenas isso, um calendário. Ele simplesmente termina em 21 de dezembro de 2012. Um novo ciclo começa novamente em 22 de dezembro, assim como o calendário gregoriano regular em uso hoje em dia que termina em 31 de dezembro. Yeomans, logo em seguida, aborda a estranha idéia de um planeta gigante escondido, chamado Nibiru, expressão em babilônico para "cruzamento" ou "ponto de transição", ou o Planeta X pelos crentes, que irá aparecer de repente em uma trajetória de colisão com a Terra. Esta teoria postula que Niburu, está fora de vista por astrônomos da Terra e as agências espaciais do planeta estão mantendo sua existência escondida da população em geral para evitar o pânico generalizado. Yeomans realmente da risadas da idéia de que milhares de astrônomos mantém segredo há anos, de que um planeta quatro vezes o tamanho da Terra é real e esta prestes a causar um evento cataclísmico.

Outro enredo popular apocalíptico para 2012, é o advento de uma tempestade solar maciça e destrutiva com explosões e ejeções de massa coronal mortais e aniquiladoras. Esta idéia é muitas vezes ligada ao calendário Maya e com os refletores apontados para 21 de dezembro de 2012. Como explica Yeomans, erupções solares e tempestades existem, mas o cálculo do Juízo Final está bem fora e além da relidade. Segundo ele a atividade de nossa estrela passa por um ciclo de 11 anos e seus picos máximos do período são em maio de 2013, e não Dezembro de 2012. Como o cientista da NASA aponta, mesmo assim, não há indicação de que a atividade solar irá apresentar este previsto período de grandes erupções. Ele acrescentou que não existe nenhuma evidência de tempestades solares iminentes.

O cientista em questão, brevemente, descarta a idéia de que alinhamentos planetários venham a causar qualquer grande danos à Terra como alguns acreditam, observando que força gravitacional e os índices e ciclos das marés são mais afetados pela Lua e pelo Sol e que todos os outros efeitos gravitacionais, provenientes de outros corpos celestes, alinhados ou não, são negligenciáveis. Mais além informa e salienta que a Lua e o Sol se alinham com a Terra duas vezes por mês e faz parte do processo normal de funcionamento do Sistema Solar.

De acordo com ele, eventos ligados a fluxos magnéticos, inversão dos pólos e energias que fluem dos pólos da Terra, que venham a causar algum evento. Isso não vai acontecer. Ele insiste e afirma, que apesar de eventos ligados a alteração dos pólos magnéticos da Terra, serem possíveis, (segundo os cientistas a reversão já aconteceu cerca de 750.000 anos atrás) e que leva milhares de anos para que uma mudança ocorra. Mesmo assim, uma recalibração de bússolas simples bastariam para corrigir a alteração para os seres humanos e que nenhuma calamidade, afetaria a Terra.

Yeomans termina o vídeo desmascarando os teoristas com as palavras do famoso cientista Carl Sagan: “Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias”. Ele explica: “Desde o início dos tempos tem havido, literalmente, centenas de milhares de previsões para o fim do mundo e nós ainda estamos aqui”.

No entanto, mesmo tentando fugir das teorias, que têm nos assombrado, diáriamente, e de todos aqueles que, sentem e enchergam muito além deste tempo e espaço, recebendo mensagens desta, ou de outra dimensão, através de entidades supostamente extraterrestres, não vai ser um vídeo da NASA, agência ao qual, eu particularmente não acredito na metade das coisas que fala, anuncia ou teoriza, através de um cientista  “especialista” pago pela agência e até mesmo, pelo governo para falar, será suficiente para dissipar as palavras interpretadas dos escritos de Nostradamus, dos fenômenos que estão acontecendo na terra e na nossa atmosfera e que estão sendo registrados, dos cálculos dos que estudam a órbita de Nibiru e dos glifos proféticos esculpidos pelos antigos sacerdotes Mayas.  A NASA na verdade perdeu a credibilidade no meio, porque as pessoas passaram a ver de uma forma diferente. A névoa intorpecente aplicada no ar pelos governos deixou de afetar nossas mentes e agora os despertos, mesmo que a NASA tente derrubar as teorias, com provas lastreadas que demonstrem segurança de conhecimento da situação, atualmente, com base em tudo que é mentira já revelada da agência, vazamentos de informações sobre suspostas fraudes aplicadas em missões espaciais, ficou cada vez mais difícil para ele nos convencer de que tudo ligado a 2012 é pura ficção.

Eu deixarei aqui, assim como eles deixaram, a frase do saudoso Carl Sagan, tres frases que talvez resumam nosso sentimento de desconfiança em cima de anuncios e pronunciamentos da NASA.

Então vai lá:

“Há tres espécies de mentira: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas”.
Benjamin Disraeli

“É dificil acreditar que um homem esta dizendo a verdade, quando voce sabe que mentiria se estivesse no lugar dele”.  
Henry Mencken

“Você pode enganar algumas pessoas para sempre, pode se enganar todo mundo por algum tempo, mas nunca todo mundo para sempre”. 
Abraão Lincoln

Estava me esquecendo de uma fantástica: “O diábo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém”.
Willian Shakespeare

Bem minha dúvida continua a mesma e com certeza é a mesma de vocês ... Em que acreditar ou em quem confiar? 

Enfim, o que mais quero é continuar a vida, ser feliz e ver meus filhos, família e amigos felizes sob o céu azul que nos protege.