Páginas

27 de ago. de 2012

Titanic - 100 anos depois da tragédia





15 de Abril de 2012, a exatos 100 anos , o magnífico navio da companhia 'White Star Line' construído no estaleiro 'Harland and Wolf' na Irlanda do norte, fez sua primeira e única viagem saindo de Queenstown com destino a Nova York ao 'Novo Mundo' , porém , todos sabemos que o grandioso navio não conseguiu chegar até ao destino e se tornou o navio mais famoso de todos os tempos....
Majestoso como os Titãs da mitologia grega. Insubmergível diziam os jornais da época. Assim foi o lançamento do Titanic, em 10 de abril de 1912, quando o navio da companhia White Star Line realizou sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) rumo a Nova Iorque. A previsão para alcançar a cidade americana era uma semana, no dia 17. Antes de rumar definitivamente para o outro lado do Atlântico, o Titanic aportou em Cherbourg, na França, e Queenstown, Irlanda, onde ainda embarcaram passageiros.


A Rota do Titanic

Considerado o símbolo da tecnologia do século XX, o Titanic batia todos os outros grandes barcos dos anos 20 com seu luxo e estrutura.Medindo 270 metros de comprimento, o navio tinha, entre outras coisas, campos de squash, piscina, sala escura para fotógrafos e elevadores. O famoso restaurante, chamado de 'Café Parisiense', era decorado ao estilo jacobino, com colunas douradas e objetos de prata finamente fabricados. O barco estava equipado, também, com o sistema Marconi, a mais nova forma de comunicação sem-fios da época.
O navio zarpou com 2.227 pessoas a bordo entre homens, mulheres e crianças, sob o comando do experiente capitão Edward J. Smith, que realizaria sua última viagem antes de se reformar. Os passageiros da terceira classe eram, na maioria, imigrantes que iam para a América em busca de uma chance de trabalho ou fugindo de um passado difícil em seus países.
A Partida do Titanic:

Após a última parada em Queenstown, o navio seguiu viagem pelos mares do Atlântico. Para passar o tempo, alguns passageiros se divertiam dançando ao som da banda, outros faziam apostas sobre a data de chegada a Nova Iorque.
A viagem transcorreu calma durante os quatro dias. Mesmo recebendo avisos de outros navios sobre a existência de icebergs pelo caminho, o capitão Smith não se importou e dizia que o navio era grande demais para ser abatido por um iceberg. Ao contrário, a embarcação continuou navegando em sua velocidade máxima (40km/h) porque, além de ser chamado o mais luxuoso e indestrutível navio existente, os construtores queriam também que ele fosse considerado o mais rápido. Para tanto, deveria alcançar Nova Iorque em menos de uma semana, tempo previsto para a chegada.
Na noite do dia 14 de abril, o comandante Smith já tinha ido dormir e pedira ao 1º oficial, William Murdoch, que assumisse o seu posto e o avisasse de qualquer imprevisto que ocorresse. Por volta de 23h40, o sino do cesto dos vigias tocou três vezes, indicando que algo estava no caminho do Titanic. Murdoch conseguiu ver que surgia à frente do navio uma massa escura de gelo. 

A Colisão com o Iceberg


A ordem foi que se virasse ao máximo a estibordo e se fizesse marcha à ré a toda potência. Entretanto, a medida não foi suficiente para evitar o encontro entre o barco e o iceberg. Parte da massa de gelo arranhou o casco da embarcação sob a linha de água, abrindo um rasgo com mais de 90 metros em seis compartimentos estaques da proa, que foram invadidos pela água.
Um dos construtores do Titanic, Thomas Andrews, que estava à bordo, calculou os estragos causados pelo choque e constatou que o navio tinha duas horas antes de afundar totalmente. Com a inclinação do navio, todos os compartimentos foram tomados pela água, tornando o naufrágio uma certeza matemática e inevitável. O capitão Smith ordenou aos radiotelegrafistas o envio de mensagens de socorro e iniciou os preparativos para que os passageiros abandonassem o navio nos barcos de salvamento. Entretanto, haviam apenas 20 botes que, em sua capacidade máxima, poderiam levar 1.178 pessoas. O número de barcos não foi maior porque os proprietários julgavam que colocar mais deles comprometeria a beleza e o conforto do Titanic.
O desespero de tentar se salvar fez com que os primeiros botes saíssem sem a sua capacidade total. Ao final, apenas 705 passageiros conseguiram se salvar. Às 2h20 da manhã do dia 15 de abril, o Titanic submergiu completamente. Os sobreviventes foram resgatados pelo navio Carpathia, da Cunard (que se transformaria na maior rival da White Star Line e a absorveria, tempos depois).
Sobreviventes que foram resgatados pelo Carpathia.

Jornal da época anunciando o naufrágio do navio

A descoberta dos destroços


Em 1985, o explorador Robert Ballard encontrou o lugar do naufrágio do Titanic no fundo do Oceano Atlântico. O que restou do navio está localizado a mais de 3,5 quilômetros de profundidade, abaixo da ilha canadense de Newfoundland.

O Titanic tem se deteriorado com o passar dos anos - a maior parte da madeira, por exemplo, foi comida por moluscos. Entretanto, para o explorador marinho, as ações do homem têm acelerado ainda mais esse processo. As constantes viagens ao destroços do navio, com equipamentos e plataformas pesados, danificam sua estrutura. Além dos 'caçadores de troféus' que, desde a descoberta do local exato do naufrágio, já retiraram cerca de 6 mil objetos do fundo do mar.
Em 2001, no intuito de diminuir o impacto da ação humana na destruição do Titanic, a agência do governo norte-americano responsável pelo estudo dos oceanos aconselhou que as atividades de visitação e busca na área interagissem o mínimo possível com o navio e os artefatos que afundaram com ele.



O Legado do navio e algumas Curiosidades

Bilhete da 1º Classe
O naufrágio do Titanic completa 100 anos. Nunca uma tragédia da humanidade ganhou tanto apelo popular quanto a do transatlântico que se chocou com um iceberg. A fracassada viagem chega a seu centenário repleta de mitos, fascínio, histórias, homenagens e curiosidades:
- Os bilhetes para viajar no Titanic custavam entre 7 e 870 libras (hoje esse intervalo corresponderia a 20 a 2.500 libras). Os bilhetes mais baratos davam direito a um colchão em um beliche. Os passageiros que pagavam mais caro ficavam em ambientes com dois quartos, área de estar, banheiro privativo, quarto de empregados e sacada.

Os músicos do Titanic
Dos mais de 800 tripulantes do navio de luxo, 500 eram garçons, cozinheiros e músicos. Havia duas orquestras a bordo do Titanic.
- O R.M.S. Titanic começou a ser fabricado em 1909, finalizando em 31 de maio de 1911 na Irlanda do Norte. Media 286 metros, pesava 46.328 toneladas e navegava a uma velocidade média de 18 nós, podendo chegar a 23 nós. Seu comprimento era maior do que a altura do prédio mais alto de Nova York, na época. Era o maior navio do mundo.

Foto original do Gigante da 'White Star Line'

- Foram lançados três filmes sobre a tragédia, todos com o nome de “Titanic“. O primeiro saiu em 1953, dirigido por Jean Negulesco e protagonizado por Barbara Stanwick e Robert Wagner. Em 1996, foi a vez do diretor Robert Lieberman, com o filme estrelado por Peter Gallagher, Catherine Zeta-Jones. No ano seguinte, foi lançada a versão de James Cameron que se tornou grande sucesso de bilheteria foi responsável pela eternização da memória do Titanic.

 A atriz Gloria Stuart, que interpreta Rose aos 100 anos de idade, tinha 87 na época. Ela viveu exatamente até os 100, morrendo dois meses depois do centésimo aniversário.
Interpretado por Leonardo DiCaprio, Jack Dawson era um passageiro do Titanic apenas na ficção, até que se descobriu que um verdadeiro J. Dawson morreu a bordo do navio, em 1912

O Verdadeiro Dawson
Foi inaugurado em março de 2012 o Titanic Belfast, museu na cidade da Irlanda do Norte onde o navio foi construído. A obra custou 282 milhões de reais. No mesmo mês, foram gastos 9,1 milhões de reais na expedição que, pela primeira vez, traçou um mapa completo da região no Atlântico Norte onde estão os restos do Titanic.
Dedico esta Postagem em Homenagem a todas as vítimas do Titanic , e que elas descansem em paz...

     "Fantástico Refaz Trajeto do Titanic Após 100 Anos do Naufrágio" - 720p HD

     Titanic A mais linda homenagem