Planking é… Bem, a foto acima mostra bem o que é: Ficar com o corpo reto como uma tábua (“plank”), com o rosto para o chão, e pedir que alguém tire uma foto da proeza. A brincadeira começou na Austrália e, pelo Facebook, está “contaminando” o mundo. Só para citar alguns acontecimentos que dão conta da importância da moda virtual…
Um australiano morreu ao cair de um prédio depois de tentar fazer planking na sacada, oito foram demitidos por fazer planking em ambiente de trabalho, uma mulher foi presa por fazer planking em uma viatura da polícia, pilotos da Fórmula Indie americana fizeram uma competição paralela de planking, postando fotos no Twitter… Achou pouco? Não é pouco se eu contar que isso aconteceu apenas nos últimos dez dias.
As autoridades estão preocupadas, principalmente na Austrália, onde a atividade bizarra tem mais adeptos. Isso porque parte da diversão é imitar uma tábua em situações cada vez mais extremas, com o objetivo de superar os demais praticantes. “O potencial de desastre cresce porque estão correndo cada vez mais riscos para tirar fotos”, afirmou a polícia de Queensland, na Austrália, em comunicado. Foi lá o registro da primeira morte.
A página oficial do planking no Facebook tem mais de 200 mil admiradores. E – segurem-se – já existe o Planking Brasil. Se for fazer isso, por favor, não se arrisque. Até porque as melhores fotos são as divertidas, e não as radicais. Confira, abaixo no vídeo: