Risco muito maior
As causas
Segundo a pesquisa, isso se deve às diferenças fisiológicas entre os dois sexos. As mulheres extraem – do mesmo número de cigarros que os homens – uma quantidade bem maior desubstâncias cancerígenas e outros elementos tóxicos. Estudos anteriores, envolvendo diferenças fisiológicas entre os sexos, já haviam apontado que as mulheres fumantes têm 100% mais riscos de sofrer também de câncer de pulmão do que os homens. Fumar é a principal causa de doenças coronarianas em todo o mundo e continuará sendo, enquanto as pessoas não se conscientizarem a respeito dos perigos do tabagismo.
Pode ser pior
O percentual de 25% de risco pode ser bem maior, porque, em muitos países, o vício entre as mulheres é mais recente do que entre os homens. O pior é que o hábito de fumar está se popularizando entre mulheres jovens de países de baixa renda. A pesquisa conclui afirmando que as autoridades governamentais devem criar campanhas específicas para conscientizar as mulheres a respeito dos perigos do vício do cigarro entre elas.
Uma boa pergunta
Um boletim da World Health Organization (Organização Mundial da Saúde) conta que o cigarro voltou a ser um símbolo de status entre as mulheres. Nos anos 20 era comum ver mulheres da alta sociedade com suas cigarrilhas em punho, cheias de pose. Agora, segundo a WHO, em países mais pobres onde as mulheres estão conquistando mais liberdade, elas decidiram contrair o vício. Uma boa pergunta é: o que é que tem a ver o nível social de uma mulher com o ato de botar fumaça para dentro e para fora dos pulmões?