E se te oferecessem uma roupa que simplesmente simula que você está com 70 anos? Não entendeu nada? Então deixa que eu te explico!
O famoso pelas incríveis invenções MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveu uma roupa capaz de simular no corpo os efeitos da idade e permite aos jovens sentirem como é ter mais de 70 anos. [Whaaat?] Pois é...
O nome da roupa é Agnes [nome de velha, ok!] e foi criada no AgeLab, um laboratório especializado em idades para reproduzir os desafios físicos de locomoção que os idosos enfrentam [quero ver você zoar sua vovozinha depois dessa...]
A roupa possui cordas de ligação que limitam os movimentos e a força exatamente como ocorre com uma pessoa de 70 anos. O traje é usado para testar se locais públicos - ou fechados - são bem adaptados às necessidades da terceira idade. Vejam os exemplos de mecanismos acoplados à Agnes:
:: Joelho e cotovelos: Ligas limitam a amplitude de movimento, simulando rigidez nas juntas, aumentando a fadiga muscular e desacelerando os movimentos.
:: Braços: Faixas que conectam o braço à cintura reduzem a mobilidade dos ombros.
:: Pernas: Faixas ligadas aos quadris e sapatos diminuem a flexibilidade e diminuem o passo.
:: Coluna: O capacete e as faixas simulam uma compressão na espinha e limitam a rotação, dando a sensação de costas curvadas que ocorre com a idade.
:: Pescoço: Uma faixa no pescoço reduz a rotação e extensão, impedindo que se gire a cabeça sem girar todo o tronco.
:: Olhos: Óculos amarelos tornam mais difícil enxergar no escuro e ver contrastes e pequenos padrões.
:: Orelhas: Tampões simulam a dificuldade com sons agudos e muito baixos.
:: Equilíbrio: Sapatos simulam as mudanças no sistema de equilíbrio na orelha interna que ocorrem com a idade.
:: Mãos: Luvas e braceletes simulam a diminuição da sensação tátil, da força e mobilidade dos pulsos.
Veja o vídeo abaixo: