Ao fazer isso, os jovens ativistas corriam o risco de serem presos por aquilo que as autoridades chamavam “atividades subversivas contra o Estado“. Mas a ameaça de prisão não poderia impedir as pessoas de ir lá na noite e produzir scraps sob a forma de letras dos Beatles e odes à Lennon, eles pintavam os seus próprios sentimentos e sonhos na parede.
A polícia comunista tentou repetidamente jogar tinta sobre o retrato e mensagens de paz, mas nunca poderiam manter o muro limpo. No segundo dia foi novamente cheios de flores com poemas e pinturas de Lennon. Mesmo a instalação de câmeras de vigilância e o destacamento de um guarda noturno não podia impedir as opiniões expressas. O muro de john Lennon representava não só um memorial a Lennon e suas idéias para a paz, mas também um monumento à liberdade de expressão.
Era uma pequena guerra contra o povo tcheco da polícia comunista, que limpava o muro. À primeira vista o muro é como qualquer grafite cobrindo as paredes ao redor do mundo. Mas esse muro é especial graças a sua
história. Eu já li inúmeros ensaios que falavam que esta parede era equivalente ao Muro de Berlim. Eles não estão longe da verdade, após ler sobre a luta da resistência daquele povo, muito parecida com a nossa na época da ditadura, chegamos a esta conclusão. O “John Lennon Peace Wall”, termo original, ajudou a inspirar a não violenta “Velvet Revolution” que conduziu à queda do comunismo na antiga Tchecoslováquia em 1989.
Em 1998 o muro passou por uma restruturação de sua fachada. O original retrato de Lennon ficou meio perdido sob a novas camadas de tintas, mas se você olhar o suficiente ainda poderá encontrar homenagens a Lennon e um submarino amarelo! Hoje o muro é possuído pelos cavaleiros da Ordem da Cruz de Malta, que permitiu que os grafites continuassem. Vai ser um símbolo para sempre.
.
Imagine - John Lennon (legendado)
Carregando...



