
 
TVs evoluem e agora podem “ver e
 ouvir” espectadores. Tecnologia permite controlar PC com os olhos. 
Samsung apresentará 3 modelos, com novos recursos de reconhecimento de 
voz, de gestos e preço a partir de R$ 7 mil.
Os televisores ficaram diferentes. Eles 
entraram num ciclo acelerado de renovação tecnológica. A cada ano são 
lançados aparelhos com novas funcionalidades, como acontecem com os 
celulares e os microcomputadores. A promessa deste ano são novas formas 
interação. No lugar dos botões do velho controle remoto, reconhecimento 
de voz e de gestos. Essas novas TVs começam a chegar ao mercado 
brasileiro nos próximos meses.
 Boo-Keun Yoon (foto), presidente mundial de Visual Display  da Samsung, esteve em São Paulo
 na semana passada. “O Brasil é um mercado em crescimento, com muito 
potencial”, disse Yoon. A grande aposta da Samsung para o mercado de TV 
são os aparelhos inteligentes, conectados à internet, que agora 
conseguem ler gestos e entender comandos de voz. A chegada ao mercado 
brasileiro desses modelos, que dizem adeus ao controle remoto, já tem 
data marcada: 18 de maio. Serão três modelos, com telas de 46, 55 e 65 
polegadas.
Boo-Keun Yoon (foto), presidente mundial de Visual Display  da Samsung, esteve em São Paulo
 na semana passada. “O Brasil é um mercado em crescimento, com muito 
potencial”, disse Yoon. A grande aposta da Samsung para o mercado de TV 
são os aparelhos inteligentes, conectados à internet, que agora 
conseguem ler gestos e entender comandos de voz. A chegada ao mercado 
brasileiro desses modelos, que dizem adeus ao controle remoto, já tem 
data marcada: 18 de maio. Serão três modelos, com telas de 46, 55 e 65 
polegadas. 
 A Samsung batizou a nova interface de “interação inteligente” (smart Interaction). O reconhecimento de gestos lembra o Kinect, do videogame Xbox 360, da Microsoft. O televisor vem com uma câmera
 de alta definição e microfones embutidos. Quando o espectador acena 
para a TV, aparece um cursor e um menu. Mexendo o braço, o espectador 
controla o cursor e, fechando a mão, clica nos ícones. Também é possível
 dizer os comandos. Quando alguém diz “Smart TV“, também aparece o menu. Daí, é só falar o nome do que se quer.
A Samsung batizou a nova interface de “interação inteligente” (smart Interaction). O reconhecimento de gestos lembra o Kinect, do videogame Xbox 360, da Microsoft. O televisor vem com uma câmera
 de alta definição e microfones embutidos. Quando o espectador acena 
para a TV, aparece um cursor e um menu. Mexendo o braço, o espectador 
controla o cursor e, fechando a mão, clica nos ícones. Também é possível
 dizer os comandos. Quando alguém diz “Smart TV“, também aparece o menu. Daí, é só falar o nome do que se quer. 
Emoção
 “O objetivo final da televisão é dar emoção aos consumidores“,
 disse Yoon. As imagens tridimensionais ajudam nesse objetivo, mas, na 
visão do executivo, o 3D passou a ser somente mais uma funcionalidade da
 TV inteligente, que tem como principal característica a conectividade. 
Para reduzir a angústia do consumidor ante a obsolescência acelerada dos
 aparelhos, a Samsung incluiu nos novos modelos um “Evolution Kit“, em que um encaixe na parte de trás do televisor permitirá atualizar hardware e software.
“O objetivo final da televisão é dar emoção aos consumidores“,
 disse Yoon. As imagens tridimensionais ajudam nesse objetivo, mas, na 
visão do executivo, o 3D passou a ser somente mais uma funcionalidade da
 TV inteligente, que tem como principal característica a conectividade. 
Para reduzir a angústia do consumidor ante a obsolescência acelerada dos
 aparelhos, a Samsung incluiu nos novos modelos um “Evolution Kit“, em que um encaixe na parte de trás do televisor permitirá atualizar hardware e software. 
 O
 ciclo de troca da TV tem caído. Antigamente, o consumidor levava de 
oito a dez anos para comprar um equipamento novo. Hoje, esse prazo já 
caiu para quatro e aficionados por tecnologia chegam a comprar um novo a
 cada dois anos. Com o conceito de TV inteligente, conectada à Internet e
 que roda aplicativos, o televisor concorre com vários outros 
equipamentos. Os mais óbvios são o computador e o celular.
O
 ciclo de troca da TV tem caído. Antigamente, o consumidor levava de 
oito a dez anos para comprar um equipamento novo. Hoje, esse prazo já 
caiu para quatro e aficionados por tecnologia chegam a comprar um novo a
 cada dois anos. Com o conceito de TV inteligente, conectada à Internet e
 que roda aplicativos, o televisor concorre com vários outros 
equipamentos. Os mais óbvios são o computador e o celular. 
 Existe uma grande expectativa dos consumidores para o televisor 3D que não exige óculos especiais. Já existem soluções sem óculos para telas menores, como videogames portáteis e telefones celulares. “Com a tecnologia atual, não é possível prever quando o 3D sem óculos chegará às telas grandes“, disse o executivo. “A
 ultra definição pode tornar o 3D sem óculos possível, mas isso 
dependeria, por exemplo, de novas formas de transmissão do sinal.” A ultra definição, com a imagem formada por pelo menos duas vezes mais pixels do que a atual alta definição, deve chegar ao mercado em dois ou três anos, segundo Yoon.
Existe uma grande expectativa dos consumidores para o televisor 3D que não exige óculos especiais. Já existem soluções sem óculos para telas menores, como videogames portáteis e telefones celulares. “Com a tecnologia atual, não é possível prever quando o 3D sem óculos chegará às telas grandes“, disse o executivo. “A
 ultra definição pode tornar o 3D sem óculos possível, mas isso 
dependeria, por exemplo, de novas formas de transmissão do sinal.” A ultra definição, com a imagem formada por pelo menos duas vezes mais pixels do que a atual alta definição, deve chegar ao mercado em dois ou três anos, segundo Yoon. 
Mágica
 A concorrente LG deu o nome de Magic Motion
 para o seu novo controle remoto, que chega ao mercado com a linha 2012 
de televisores. Ele vem com um microfone, e o aparelho é capaz de 
converter voz em texto. “Com isso, é possível publicar no Facebook ou no Twitter falando, sem precisar de teclado“, explicou Milton Neto (foto abaixo), gerente geral de Smart TV da LG no Brasil.
A concorrente LG deu o nome de Magic Motion
 para o seu novo controle remoto, que chega ao mercado com a linha 2012 
de televisores. Ele vem com um microfone, e o aparelho é capaz de 
converter voz em texto. “Com isso, é possível publicar no Facebook ou no Twitter falando, sem precisar de teclado“, explicou Milton Neto (foto abaixo), gerente geral de Smart TV da LG no Brasil. 
 A
 data de lançamento no País e os preços não foram definidos, mas a 
chegada desses modelos é prevista para este semestre. O reconhecimento 
de movimento da LG será oferecido em um acessório para a TV, que deve 
ser lançado no Brasil até o fim do ano. Segundo Milton Neto, 20% dos 
televisores vendidos no Brasil já são aparelhos inteligentes. Até o fim 
do ano, essa participação deve dobrar.
A
 data de lançamento no País e os preços não foram definidos, mas a 
chegada desses modelos é prevista para este semestre. O reconhecimento 
de movimento da LG será oferecido em um acessório para a TV, que deve 
ser lançado no Brasil até o fim do ano. Segundo Milton Neto, 20% dos 
televisores vendidos no Brasil já são aparelhos inteligentes. Até o fim 
do ano, essa participação deve dobrar. 
Fonte: O Estado de São Paulo
 
