Nos anos 80, assim como em qualquer época, nós brasileiros adorávamos escutar músicas em inglês, apesar de não entendermos quase nada. Quando muito, conseguíamos identificar um “I Love You” no meio da canção. A geração atual, leva enorme vantagem, basta uma breve busca no Google e lá está a tradução daquela balada ou o vídeo legendado da Lady Gaga.
Outra particularidade dos anos 80 era aqueles filmes que pareciam ter o dom de retratar todos os desejos da alma adolescente: amor, reconhecimento, liberdade, dúvidas existenciais…ou senão aqueles filmes cuja única pretensão era dissipar o tédio por uma hora e meia, mas que de certa maneira permanecem até hoje na memória da minha geração.
Música, cinema e anos 80. Três assuntos fascinantes. Que tal relembrarmos eles de uma só vez? Assista aos vídeos e sintá-se à vontade para participar nos comentários.
Kenny Loggins – Footloose ( Footloose – Ritmo louco, 1984 )
Lionel Ritchie – Say You, Say Me (O Sol da Meia Noite, 1985)
Ray Parker Jr – Ghostbusters ( Os Caça Fantasmas, 1984 )
Cindy Lauper - The Goonies 'R' Good Enough ( Os Goonies, 1985 )
Phil Collins – Take Look at Me Now – ( Paixões Violentas, 1984)
Los Lobos – La Bamba ( La Bamba, 1987)
Berlin - Take My Breath Away ( Top Gun – Ases Indomáveis, 1986)
Lionel Richie e Diana Ross – Endless Love
Música tema de filme romântico sempre faz sucesso. Endless Love ( Amor sem Fim ), tema do filme homônimo de 1981, embalou o namoro de muitos casais. O filme, apesar de ser massacrado pela crítica, fez enorme sucesso e trouxe ao mundo Broke Shields, na época uma ninfeta de 15 anos.
Survivor – Eyes of the Tiger
Eyes of the Tiger foi escrita sob encomenda para Rock III, de 1982. O sucesso da canção foi instantâneo . Filme e tema ficaram associados de maneira inseparável.
Glenn Frey – The Heat is On
Você pode não acreditar, mas nos anos 80 Eddie Murphy fazia bons filmes. Beverly Hills Cop ( Um Tira da Pesada ), de 1984, foi um deles. A música tema do filme era The Heat is On, cantada por Glenn Frey.
Queen – Who Wants to Live Forever
Highlander, o Guerreiro Imortal de 1986 é um bom filme com uma trilha sonora excelente. A banda Queen participou com seis canções originais, destaque para: A Kind of Magic, Princes of Universe e Who Wants to live Forever.
Stevie Wonder – I Just Call to Say I Love You
O divertido The Woman in Red ( A Dama de Vermelho ) de 1984, tinha como tema I Just Call to Say I Love You, interpretada por Stevie Wonder. Mas todos os marmanjos que na época eram adolescentes, lembram-se mesmo é das curvas da musa Kelly Lebrock.
Huey Lewis and The News – Power of Love
As aventuras de Marty McFly em Back to the Future ( De Volta para o Futuro), de 1985 marcaram o cinema na década de 80. O tema do filme é Power of Love, memorável é também a performance de Michael J. Fox em Johnny B.Goode.
Tina Turner - We Don't Need Another Hero
Tina Turner estrelava e cantava o tema do filme Mad Max, Beyond Thunderdome ( Mad Max, Além da Cúpula do Trovão ) de 1985. O filme era o terceiro da série, cujo herói interpretado por Mel Gibson vagava por um mundo pós-apocalíptico.
Limahl – Never Ending Story
O best-seller do alemão Michael Ende foi adaptado para o cinema em 1984. A produção em alemão: chama-se Die Unendliche Geschichte, em inglês:The Never Ending History. As aventuras do filme atiçaram a imaginação de toda uma geração. Quem canta o tema do filme é o cantor inglês Limahl com Beth Anderson, porém nos créditos do filme, não consta o nome da cantora.
Fire Inc – Nowhere Fast
Streets of Fire ( Ruas de Fogo ), de 1984 é mais um dos filmes inesquecíveis dos anos 80. Grande parte da fama do filme se deve à trilha sonora. Entre as muitas joias musicais, destaque para Nowhere Fast, música tema do filme.