As novas regras de uso do cartão de crédito
                          Com o intuito de  ajudar a relação de quem tem cartão de credito junto às  administradoras, novas leis foram criadas e entraram em vigor a partir  de 01 de junho. São regras que fazem com que o consumidor tenha mais  opções na administração do cartão.
A primeira mudança é que agora existirão dois modelos de cartões:  o básico que realiza as operações mais comuns de compras e deve ter a  menor anuidade da instituição que o oferece; e o avançado que além de  operações normais, oferece ao titular, opcionais como seguros, prêmios e programa de fidelização.
Uma das novas regras, é que somente cinco tarifas  poderão incidir sobre os cartões: a anuidade, taxa de emissão de segunda via; saque  em cash; pagamento de contas com o cartão; avaliação emergencial de  crédito, sendo que esta restrição vale àqueles emitidos depois da data  de inicio de vigência da lei.
Deverão constar na fatura, informações como todos os limites  do usuário para cada operação do cartão; despesas realizadas, inclusive  os parcelamentos; as operações de crédito  realizadas com os valores; encargos cobrados separados pelo tipo de  operação realizada; valores de encargos do próximo mês se o cliente  optar pelo pagamento mínimo e também o custo efetivo total das operações  existentes.
O pagamento  mínimo que antes ficava restrito a 10% do total das compras do mês,  agora passa a ser 15% e a partir de primeiro de dezembro deste ano o  percentual aumenta para 20%. O uso do cartão de crédito,  quando feito com ponderação, pode trazer muitos benefícios a seus  usuários, o importante é ter controle do quanto se ganha e do quanto se  gasta não deixando nunca de pagar a fatura em seu valor total.