Desvendando os Mistérios de Alejandro da Lady Gaga
O vídeo Alejandro de Lady Gaga causou muita polemica com sua natureza
de blasfêmia. Muitas pessoas estão ainda se perguntando: qual é o
significado da música e qual a mensagem o vídeo tenta transmitir? Muitos
devem considerar como arte, que tem a sua face de levar os espectadores
a pensar, mas meio que salta aos nossos olhos que existem elementos
além destes no vídeo. Este artigo analisa os símbolos ocultos utilizados
na Alejandro, a fim de compreender a mensagem subjacente.
Então, uma pergunta óbvia quem viu soldados gays nazistas sendo estuprados por Gaga, ao ouvir Alejandro? Um video bizarro desses só poderia ser feito uma pessoa doente e perturbada. Mas, falando sério, a arte não precisa ser literal e vídeo mais recente da Lady Gaga não é isso certamente. Como foi o caso com tradução e telefone, o vídeo de Alejandro acrescenta outra camada de interpretação para a música, dando às palavras um significado mais profundo.
Levando em conta com uma fotografia fria, um cenário militarista e introspectivo, o vídeo entra em conflito com a batida da musica que lembra mais um clima de veraneio, alegre e ensolarado, tipicamente latino. Outros conceitos paradoxais se colidem e misturam no vídeo: bem e mal, masculino versus feminino e dominação vs opressão. O simbolismo religioso, além de adicionar um fator choque necessário para as pessoas falarem, dá a música uma conotação espiritual definitiva.
Vamos tentar decodificar o simbolismo do vídeo e como ele se relaciona no contexto atual. Veja o vídeo:
Alejandro foi dirigido por Steven Klein, um fotógrafo bem conhecido na indústria da moda. Ele já trabalhou com Calvin Klein, Alexander McQueen, Madonna, Nike e outros. Seu estilo fotográfico, muitas vezes explora o tema do homo-erotismo e ele, obviamente, levou o tema para o clipe.
O tema predominante na música é a rejeição. A introdução da música estabelece o conceito de imediato:
I know that we are young.
And I know you may love me.
But I just can’t be with you like this anymore,
Alejandro.”
O vídeo começa em um cortejo fúnebre. Gaga usa um véu negro e segura o
Sagrado Coração de Jesus, o coração de Deus que sangra pela humanidade.
Algo está morto dentro de Gaga e parece ser o seu amor por Alejandro.
São agulhas espetando o Sagrado coração de Gaga?
Mas quem seria Alejandro? Um gay, o que ela não sabe? Um homem que a está traindo com Roberto ou Fernando? Todas as possibilidades, a música não é muito clara sobre isso. As imagens do vídeo, entretanto, diz aos telespectadores de Alejandro que poderia representar algo mais profundo.
Em uma cena posterior, Gaga é mostrada vestindo um habito de freira de látex com uma cruz vermelha e segurando um rosário.
Olhando para o céu, ela diz: “Stop, please, just let me go” (Pare, por favor, deixe-me ir.). Então, quando ela diz: “Alejandro”, ela levanta as mãos para o céu. Nesse momento, Alejandro poderia muito bem ser Deus.
“She hides true love
En su bolsillo.
She’s got a halo ’round her finger,
Around you.”
A auréola em torno do dedo um anel de casamento e Alejandro tem uma auréola em torno dele, que demonstra que ele é considerado “santo”. O anel de casamento representa a união Gaga com Deus através da religião, mas ela agora está envergonhada desse casamento. Ela esconde o anel, símbolo do casamento em seu bolso. Por que ela se refere a um Fernando e Roberto em algum momento? Será que ela se refere ao tríplice aspecto de Deus, a Santíssima Trindade?
O conceito de rejeição é aplicado a Deus, pois parece que Ele não satisfaz as necessidades espirituais de Gaga. Ela então decide procurar a divindade por ela mesma ao abraçar uma nova espiritualidade. Parece que a freira se torna uma sacerdotisa de ritos pagãos, ou de ordem luciferiana.
Tapando um dos olhos em representação ao Olho Que Tudo Vê, além de estar trajada como quem participa de um rito pagão.
O traje de Gaga contém várias cruzes invertidas. Isso é extremamente
significativo em linguagem simbólica. A cruz é um símbolo da fé cristã,
uma vez que representa o sacrifício de Jesus Cristo e sua ressurreição.
No cristianismo, a cruz invertida é conhecida como a Cruz de São Pedro,
em homenagem a Simão Pedro que pediu para ser crucificado de cabeça
para baixo porque ele sentia indigno de ser condenado à morte do mesmo
jeito que Cristo.
Nos círculos não-cristãos, no entanto, a inversão da cruz representa a perversão e profanação do que ela simboliza. Por esta razão, os símbolos invertidos são encontrados em magia negra e satanismo.
“No simbolismo, uma figura invertida sempre significa um poder perverso (…) A magia negra não é uma arte fundamental, é o desvio de uma arte. Por isso, não tem símbolos próprios. Limitou-se a leva a figuras emblemáticas da magia branca, e invertendo e revertendo significa que ele é canhoto. “- Manly P. Hall, Ensinamentos Secretos de Todas as Idades
A cruz invertida, colocada sob a genitália de Gaga, torna-se um símbolo fálico. Sobrepostos e combinados com seus órgãos genitais femininos, o tema da androginia torna-se predominante. Nos círculos ocultistas, a transformação alquímica da questão espiritual, a Grande Obra, deve unir as duas energias opostas.
Em outra cena, Gaga é mostrado dando o sinal de unção e benção, um
gesto reservado no catolicismo para aqueles que são considerados
sagrados.
Mais tarde, no vídeo, Gaga é violentamente empurrado e abusado pelos bailarinos ao seu redor. Ela se rende e tira o manto ritual de iniciação sexual. Um detalhe: muitos cultos pagãos antigos tinham como parte do ritual, presença de orgias sexuais e selvagerias.
No fim do vídeo, Gaga é consumida pela luz interna que emerge de
dentro dela, representando sua transformação do físico para um plano
espiritual.
A performance ocorre em um cenário que lembra a do Jardim do Éden,
onde o Anjo Caído, Lúcifer, aquele que foi banido do céu e tentou Adão e
Eva com o conhecimento preside a cerimônia. Sai fogo sai das asas do
anjo (afinal, ele é Aquele que traz a Luz) a cada vez Gaga diz que “Alejandro”.
Ao final da performance, Gaga é oferecida ao Anjo Caído e é banhada por
um líquido vermelho (que simboliza o sangue) que sai da fonte. Mais um
ritual de sacrifício teve lugar no horário nobre da televisão.
A transformação espiritual de Gaga ocorre em um cenário escuro,
opressivo e militarista. Esta tendência em vídeos de música tem sido
discutida na Transhumanismo e o Estado Policial na Musica Pop, onde
revela como o público está sendo bombardeados com imagens e símbolos
militaristas e opressivos, entrelaçada com a sexualidade, a fim de
dessensibilizar o público e criar uma associação positiva subconsciente.
Alejandro é claramente uma continuação desse estado estabelecido pela
indústria da musica. Durante todo o vídeo, vemos ao fundo um telão
mostrando cenas de conflitos sociais, os edifícios em chamas, e
policiais militares correndo, colocando os espectadores em um ambiente
tenso e opressivo.
O vídeo abre com homens marchando a um ritmo militarista, alguns
deles tendo a cabeça coberta, talvez insinuando que esses homens são
prisioneiros ou algo do tipo. Um dos homens está dentro de uma piramide,
enquanto um outro segura um hexagrama como os prisioneiros em marcha.
Esta seria uma representação das massas marchando ao ritmo da elite,
segurando no alto os símbolos da sua própria opressão?
Gaga é então mostrada em uma posição de poder, vestindo preto, com uma coroa Illuminati enquanto assiste prisioneiros dançando para ela.
A “Rainha Negra” remove um dos óculos em um dos momentos, piscando os
Olho Que Tudo Vê, sinal Illuminati e revelando a verdadeira natureza de
seu poder.
Neste contexto, Gaga usa um sutiã “arma”, de acordo com o tema da
sexualização de imagens opressivas. Os bailarinos que a acompanham estão
vestidos com uniformes que lembram as ditaduras fascistas na época de
Hitler, Franco e Mussolini. Opressão política é realmente sexy … Ah,
não, não é … ele realmente vai contra tudo o América supostamente
representa.
Em uma cena simbólica, um soldado aparece ligado a cordas, como
marionete. Ele não controla seus próprios movimentos e possui uma arma
em suas partes íntimas (mais sexualização do armamento). Seu olhar é
inexpressivo, parecendo confuso, exatamente como alguém que é controlado
mentalmente.
No que parece ser um campo de concentração, Gaga mantém os gays
presos a uma cama, ela abusa deles, o que parece ser uma reconstituição
do abuso ritual.
Na cena final do vídeo, anexado Gaga é mostrado em seqüências. É ela mesma controlada em perpetuar essa agenda?
Como já dito, o vídeo Alejandro é muito complexo e simbólico, e se
presta a múltiplas interpretações, dependendo do conhecimento do
espectador e do ponto de vista. Há, no entanto, as partes do vídeo em
que o simbolismo é claro e conciso, deixando poucas dúvidas quanto à
mensagem que está sendo comunicado. Durante o vídeo, Gaga passa por uma
profunda metamorfose: rejeita a fé cristã, profana os seus símbolos e
abraça um novo tipo de espiritualidade.
A transformação de Gaga é uma representação do que está acontecendo em escala mundial? São os membros da uma elite que foram designados para ser parte de um complô para “regular” as religiões, revelando sua verdadeira face para o público? Será que a Nova Ordem Mundial, deixará as religiões tradicionais no pó para abraçar um novo tipo de espiritualidade?
Seja o que for um vídeo como esse é crucial para divulgar ao coletivo inconsciente um conjunto específico de símbolos e valores que se tornará, com o tempo, parte da nossa cultura. Para alcançar este objetivo, figuras carismáticas que são admirados pelo público são usadas fazer essas mensagens cool e modernas. Os fãs de música têm sido submetidos a uma intensa seca criativa nos últimos anos, o que causou a sua desesperada por uma presença nova, excêntrico e alheio a tudo que comumente vemos. Eis que surge Lady Gag, que se distancia um pouco da música e é dolorosamente anunciada como a nova princesa do pop. Ela também traz com ela todos os flashes da proposta Illuminati e seus fãs muitas vezes não vêem todo o simbolismo da sua própria opressão. Eu tenho certeza que muitos fãs têm uma intuição de que algo está errado com seu ato, mas ainda não conseguem parar de ouvi-la. Devem dizer: “Bem, não há mais nada para ouvir”. Bem, é isso que os monopolizadores da mídia querem mostrar.
Então, uma pergunta óbvia quem viu soldados gays nazistas sendo estuprados por Gaga, ao ouvir Alejandro? Um video bizarro desses só poderia ser feito uma pessoa doente e perturbada. Mas, falando sério, a arte não precisa ser literal e vídeo mais recente da Lady Gaga não é isso certamente. Como foi o caso com tradução e telefone, o vídeo de Alejandro acrescenta outra camada de interpretação para a música, dando às palavras um significado mais profundo.
Levando em conta com uma fotografia fria, um cenário militarista e introspectivo, o vídeo entra em conflito com a batida da musica que lembra mais um clima de veraneio, alegre e ensolarado, tipicamente latino. Outros conceitos paradoxais se colidem e misturam no vídeo: bem e mal, masculino versus feminino e dominação vs opressão. O simbolismo religioso, além de adicionar um fator choque necessário para as pessoas falarem, dá a música uma conotação espiritual definitiva.
Vamos tentar decodificar o simbolismo do vídeo e como ele se relaciona no contexto atual. Veja o vídeo:
Alejandro foi dirigido por Steven Klein, um fotógrafo bem conhecido na indústria da moda. Ele já trabalhou com Calvin Klein, Alexander McQueen, Madonna, Nike e outros. Seu estilo fotográfico, muitas vezes explora o tema do homo-erotismo e ele, obviamente, levou o tema para o clipe.
O tema predominante na música é a rejeição. A introdução da música estabelece o conceito de imediato:
I know that we are young.
And I know you may love me.
But I just can’t be with you like this anymore,
Alejandro.”
Mas quem seria Alejandro? Um gay, o que ela não sabe? Um homem que a está traindo com Roberto ou Fernando? Todas as possibilidades, a música não é muito clara sobre isso. As imagens do vídeo, entretanto, diz aos telespectadores de Alejandro que poderia representar algo mais profundo.
Em uma cena posterior, Gaga é mostrada vestindo um habito de freira de látex com uma cruz vermelha e segurando um rosário.
“She hides true love
En su bolsillo.
She’s got a halo ’round her finger,
Around you.”
A auréola em torno do dedo um anel de casamento e Alejandro tem uma auréola em torno dele, que demonstra que ele é considerado “santo”. O anel de casamento representa a união Gaga com Deus através da religião, mas ela agora está envergonhada desse casamento. Ela esconde o anel, símbolo do casamento em seu bolso. Por que ela se refere a um Fernando e Roberto em algum momento? Será que ela se refere ao tríplice aspecto de Deus, a Santíssima Trindade?
O conceito de rejeição é aplicado a Deus, pois parece que Ele não satisfaz as necessidades espirituais de Gaga. Ela então decide procurar a divindade por ela mesma ao abraçar uma nova espiritualidade. Parece que a freira se torna uma sacerdotisa de ritos pagãos, ou de ordem luciferiana.
Tapando um dos olhos em representação ao Olho Que Tudo Vê, além de estar trajada como quem participa de um rito pagão.
CRUZ INVERTIDA
Nos círculos não-cristãos, no entanto, a inversão da cruz representa a perversão e profanação do que ela simboliza. Por esta razão, os símbolos invertidos são encontrados em magia negra e satanismo.
“No simbolismo, uma figura invertida sempre significa um poder perverso (…) A magia negra não é uma arte fundamental, é o desvio de uma arte. Por isso, não tem símbolos próprios. Limitou-se a leva a figuras emblemáticas da magia branca, e invertendo e revertendo significa que ele é canhoto. “- Manly P. Hall, Ensinamentos Secretos de Todas as Idades
A cruz invertida, colocada sob a genitália de Gaga, torna-se um símbolo fálico. Sobrepostos e combinados com seus órgãos genitais femininos, o tema da androginia torna-se predominante. Nos círculos ocultistas, a transformação alquímica da questão espiritual, a Grande Obra, deve unir as duas energias opostas.
ASSUMINDO A DIVINDADE
O
rosário é um conjunto de contas utilizado na tradição católica de
oração e meditação. Ao engolir o rosário, Gaga incorpora em seu interior
um símbolo de devoção religiosa, porque em primeiro lugar, é chocante e
gostaria de obter a atenção da mídia; em segundo lugar, representa Gaga
no intuito de obter divindade por seus próprios meios. Temos aqui uma
representação simbólica dos dogmas do Luciferianismo, que é a unidade
para alcançar a divindade, de uma forma própria. Lúcifer é considerado o
princípio ativo para a divindade, o que trouxe “luz divina” para os
humanos.
Mais tarde, no vídeo, Gaga é violentamente empurrado e abusado pelos bailarinos ao seu redor. Ela se rende e tira o manto ritual de iniciação sexual. Um detalhe: muitos cultos pagãos antigos tinham como parte do ritual, presença de orgias sexuais e selvagerias.
GAGA AO VIVO NO AMERICAN IDOLS
O MILITARISMO PRESENTE
Gaga é então mostrada em uma posição de poder, vestindo preto, com uma coroa Illuminati enquanto assiste prisioneiros dançando para ela.
ESCRAVOS DO CONTROLE MENTAL
CONCLUINDO
A transformação de Gaga é uma representação do que está acontecendo em escala mundial? São os membros da uma elite que foram designados para ser parte de um complô para “regular” as religiões, revelando sua verdadeira face para o público? Será que a Nova Ordem Mundial, deixará as religiões tradicionais no pó para abraçar um novo tipo de espiritualidade?
Seja o que for um vídeo como esse é crucial para divulgar ao coletivo inconsciente um conjunto específico de símbolos e valores que se tornará, com o tempo, parte da nossa cultura. Para alcançar este objetivo, figuras carismáticas que são admirados pelo público são usadas fazer essas mensagens cool e modernas. Os fãs de música têm sido submetidos a uma intensa seca criativa nos últimos anos, o que causou a sua desesperada por uma presença nova, excêntrico e alheio a tudo que comumente vemos. Eis que surge Lady Gag, que se distancia um pouco da música e é dolorosamente anunciada como a nova princesa do pop. Ela também traz com ela todos os flashes da proposta Illuminati e seus fãs muitas vezes não vêem todo o simbolismo da sua própria opressão. Eu tenho certeza que muitos fãs têm uma intuição de que algo está errado com seu ato, mas ainda não conseguem parar de ouvi-la. Devem dizer: “Bem, não há mais nada para ouvir”. Bem, é isso que os monopolizadores da mídia querem mostrar.
Traduzido de: VigilantCitizen.com