2) Ideologia: Consagrada pelo público, ela marcaria época no Brasil. Seu legado, para toda uma geração.
3) O tempo não para: Contundente, versa sobre uma das piores fases do cantor. Esta, aliás, apoiada em dois binômios: a luta e o insucesso contra a AIDS.
4) O nosso amor a gente inventa: Uma vez nas rádios, a canção logo atingiria o grande público. Com ele, a massificação de seu trabalho e de seus shows.
5) Burguesia: E em sua letra, uma dura critica contra a sociedade brasileira: “Enquanto houver burguesia, não vai haver poesia”.
6) Solidão que nada: Em alta, a música logo conquistaria o seu espaço. Sua maior aceitação, nas emissoras de rádio e de televisão.
7) Vida Louca, Vida: Regravada por Cazuza, ela obteria os primeiros lugares no Brasil. Mais que isso, impulsionaria a carreira do então amigo, João Luiz Filho, o Lobão.
8) Brasil: Com o sucesso obtido, a trilha seria destaque em diferentes produções. A mais conhecida, a novela “Vale Tudo”, da Rede Globo.
9) Faz parte do meu show: Delicada, revela um dos lados mais dóceis de Cazuza. Em seus versos, noções de amizade e de companheirismo.
10) Codinome Beija-Flor: E para o encerrar o post, nada melhor do que ela, a inesquecível “Codinome Beija-Flor”. Até a semana que vem!
Renato nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960, depois foi para os EUA aos sete anos, pois, seu pai (funcionário do Banco do Brasil) havia sido transferido, aos 11 anos mais uma transferência de seu pai, dessa vez para Brasília.
Em determinado momento os Estados Unidos começam ser influenciados pelo movimento punk criado em Londres nos anos 70, após se recuperar de uma doença chamada Epifiólise, que o deixou quase dois anos em uma cama, Renato descobre esse movimento em Brasília em uma das festas do pessoal que curtia rock.
Participou da banda Aborto Elétrico, esta durou apenas quatro anos e teve seu termino devido a um desentendimento com baterista Fê Lemos.
Em 1982 juntou-se a Legião Urbana, onde Renato tocou até sua morte. O grupo vendeu mais de 15 milhões de cópias, influenciou e batizou uma geração que ele mesmo chamou de “coca-cola”.
Um dos hits mais conhecidos de Renato Russo é sem sombras de dúvida a música Eduardo e Monica um dos seus maiores sucessos da Legião Urbana, além de clássicos como Pais e Filhos e de significados políticos, como Faroeste Caboclo e Que Pais é Este?
Muitas pessoas referem-se ao grupo como Religião Urbana para expressarem seu fanatismo por Renato nos anos de 1980 e 1990, em 1988, assumiu publicamente que era bissexual.
Vale lembrar que dois filmes retratando as músicas de Renato Russo estão sendo produzidos, Faroeste Caboclo e Somos tão Jovens ambos estão previstos para estrear nos cinemas em 2012, ainda acredita-se que deve ser lançado um próximo retratando a canção Eduardo e Mônica mas não há datas previstas paras as filmagens.
Para matar a saudades:
Paul McCartney!
Se o músico seguisse a idade mínima para um homem se aposentar no Brasil (65 anos), nós já teríamos perdido as esperanças de ver o ex Beatle nos palcos novamente. Mas, completando hoje seus 70 anos, McCartney continua com músicas e disposição o suficiente para mais alguns anos de trabalho, para o deleite de fãs e simpatizantes.
“Macca”, como a Wikipedia diz que é o apelido dele, está em atividade faz mais ou menos 55 anos. Para ficar um pouco diferente da costumeira ‘biografia de aniversário’ que aparece por aqui, hoje sua história será contada apenas através de vídeos, de diferentes épocas de sua carreira.
McCartney nasceu dia 18 de junho de 1942, em um hospital de Liverpool. Conheceu George Harrison ainda jovem, a caminho da escola; e perdeu sua mãe aos 14 anos – o que, mais tarde, o aproximaria de John Lennon, que também perdeu sua mãe cedo. Paul foi se interessar realmente por música só aos 15 anos, quando os Beatles começaram a se formar, mas já sabia tocar alguns instrumentos por influência de seu pai.
E aqui começa nossa vídeo-biografia: no início dos anos 1960, Paul McCartney com os Beatles, já como baixista:
Nesse segundo vídeo, o oficial de “I Feel Fine” (1965), dá pra ver bem como era o baixista dos Fab Four em seu início de carreira. Em 1966, a banda parou de fazer shows ao vivo, no auge da fama. Ainda gravaram mais alguns discos até o fim do grupo em 1970, e foi nesse meio tempo que aconteceu aquele show no topo de um prédio, com um McCartney já bem diferente do que era no começo do quarteto :
“Let it Be” é, além o nome do último disco dos Beatles, nome de uma das mais famosas deles, creditada a Lennon e McCartney, mas provavelmente solo do nosso aniversariante, de destaque especial na gravação aí em cima.
Foi então que começou a carreira solo de Paul. O primeiro disco (gravano no estúdio particular de sua casa, com o músico tocando todos os instrumentos e sua esposa, Linda, nos backing vocals), apesar do sucesso, foi considerado caseiro demais para os críticos. Depois, voltou a ter um grupo: os Wings, contando com Linda no tecldo e Danny Laine na guitarra:
Uma década depois, Paul foi preso por oito dias por posse de maconha, o que resultou no fim do grupo. A partir de então, em 1980, McCartney começou ma carreira de sucessos solo, tndo conquistado milhares de homenagens, títulos eprêmios ao longo dos anos, com apresentações importantes como a do jubileu da Rainha Elizabeth II e a abertura das Olimpíadas esse ano.
São mais de 50 anos de carreira em seus 70 de vida, deixando um marco permanente na história da música. Para encerrar, um vídeo de cada década desde então, só para mostrar a carinha do músico ao passar dos anos… E um feliz aniversário para Paul McCartney!
No dia 7 de fevereiro de 1964, os Beatles deixaram o Velho Continente e partiram em direção a América, onde pretendiam ganhar a mesma fama que haviam conquistado na Europa.
Assim que chegaram aos E.U.A, os garotos britânicos foram recebidos por milhares de pessoas em uma festa enorme no aeroporto. Logo após isso, eles deram uma coletiva e seguiram em direção à Nova York, onde iriam ensaiar e apresentar-se no programa de TV mais famoso da época: The Ed Sullivan Show.
Dois dias depois de sua chegada, os Beatles apareceram na TV americana pela primeira vez de maneira ao vivo, sendo assistidos por mais de 74 milhões de pessoas. Apesar da boa aceitação do público poucos acreditavam que a banda seria um grande sucesso como na Europa. Mas já no dia 11 de setembro o grupo fez seu primeiro show em solo americano, lotando o Washington Coliseum e iniciando a Beatlemania nesse lado do Atlântico.
Com o sucesso crescente os álbuns da banda foram relançados, fazendo com que praticamente todas as músicas deles acabassem chegando à lista das mais tocadas em todo o país.
Nessa altura a banda já havia deixado de ser um fenômeno europeu/americano e Beatlemania tinha se espalhado por outros cantos do mundo, assim sendo eles iniciaram uma turnê que passaria por Austrália e Nova Zelândia.
Ainda em 64, a banda ganhou seu primeiro filme, chamado A Hard Day’s Night (Os Reis do Iê, Iê, Iê), que conta a história dos quatro tentando aparecer em um programa de televisão. Confira um trecho:
Depois disso, os Beatles lançaram um álbum chamado "Beatles for Sale", abrindo uma nova época em sua carreia, quando eles haviam deixado de ser uma banda para se transformarem no maior fenômeno pop da história.
“Depois da última noite de festa, chorando e esperando
amanhecer, amanhecer”… E chegamos a uma parte do nosso especial. Nela,
você confere a biografia do Nenhum de Nós, um dos grupos mais talentosos
do rock nacional. Uma boa leitura!
- A formação da banda nos remete ao colégio Lassalista
Nossa Senhora das Dores, em Porto Alegre. Foi lá que Sady Homrich,
Carlos Stein e Thedy Corrêa se conheceram.
- Já na faculdade, Carlos Stein, atua como figura chave na
criação dos Engenheiros do Hawaii. No grupo de Humberto Gessinger, ele
permaneceria nas primeiras apresentações.
- Não contente, decide formar, junto com os amigos Thedy e Sady, o protóipo do que viria a ser o Nenhum de Nós.
- Em relação ao nome do grupo, seus integrantes buscavam
algo diferenciado, e que provocasse a curiosidade do público. Seu
título, aliás, faz referência a uma série de frases, repetidas a
exaustão: “Nenhum de Nós enxerga direito; Nenhum de Nós rodou na escola; Nenhum de Nós foi para o quartel”.
- Lançado em 1987, o álbum homônimo trazia como destaque o
clássico “Camila, Camila”. A canção, por sua vez, seria a mais executada
entre os de 1988 e 1989.
- Ainda no trabalho, é evidenciada a qualidade sonora do
grupo. Na época, diversos temas passam a ser abordados, entre eles:
relacionamentos e questões sociais.
Trabalhos posteriores
- Dois anos mais tarde, a banda entraria novamente em estúdio. No período, um novo disco é produzido, “Cardume”.
- Entre os sucessos, duas faixas chamam a atenção: “Eu
Caminhava” e “O Astronauta de Mármore”. A segunda, por sinal, um bem
sucedido cover de “Starman”, do cantor David Bowie.
- No início dos anos 90, é lançado o terceiro álbum da banda, “Extraño”. Deste trabalho, destacamos a faixa “Sobre o Tempo”, uma das mais admiradas pelos fãs do Nenhum de Nós.
- Ainda na década, outros sucessos seriam compostos, entre eles: “Vou Deixar Que Você Se Vá” (1996) e “Você Vai Se Lembrar de Mim” (1998).
- Em 2001, duas importantes canções são divulgadas nas rádios, “Amanhã ou Depois” e “Julho de 1983”. Com o sucesso obtido, é lançado, no ano de 2005, o 11° álbum do grupo, “Pequeno Universo”.
- Elogiado pela crítica, ele contaria com uma série de hits, como por exemplo, “Dança do Tempo”, “Igual a Você” e “Cada Lugar”.
- Atualmente, o grupo segue se apresentando pelo Brasil. Seu último disco, lançado neste ano, é “Contos de Água de Fogo”.
Muitas vezes não nos damos conta de quão vasto é o campo da música, você já parou pra pensar que a grande maioria de músicas que hoje ouvimos ou é brasileira ou de origem norte americana e britânica?
Por esse motivo, decidimos por fazer uma coisa diferente, trazendo em nossos posts músicas que fazem um grande sucesso mundo afora, mas que na maioria das vezes nem chegamos a conhecer.
A partir de hoje estaremos postando sempre no início da semana um Top 10 a nível mundial, contando com as canções que estão em 1º lugar nos quatro cantos do planeta.
Confira:
1º lugar na Austrália
Artista: Yolanda Be Cool & Dcup
Música: We No Speak Americano
1º lugar no Reino Unido
Artista: Alexandra Burke feat. Laza Morgan
Música: Start Without You
1º lugar na Índia
Artista: Raajneeti
Música: Bheegi Si Bhaagi Si
1º lugar na Itália
Artista: Fabri Fibra
Música: Vip In Trip
1º lugar no Canadá
Artista: Eminem feat. Rihanna
Música: Love The Way You Lie
1º lugar na Espanha
Artista: El Pescao
Música: El Canto Del Loco
Bônus – 1º lugar no Brasil
Artista: Lipstick
Música: Simples Assim
1º lugar na Austrália
Artista: LMFAO
Música: Sexy And I Know It
1º lugar no Japão
Artista: Perfume
Música: Spice
1º lugar no Reino Unido
Artista: Bruno Mars
Música: It Will Rain
1º lugar na Argentina
Artista: Massacre
Música: Tanto Amor
1º lugar na Itália
Artista: Tiziano Ferro
Música: La Differenza Tra Me E Te
1º lugar nos EUA
Artista: Kelly Clarkson
Música: Mr. Know It All
1º lugar na Espanha
Artista: Pitbull & Marc Anthony
Música: Rain Over Me
1º lugar na França
Artista: Mika
Música: Elle Me Dit
1º lugar na Rússia
Artista: Nyusha
Música: Vishe
Bônus – 1º lugar no Brasil
Artista: MIchel Teló
Música: Ai Se Eu Te Pego