Os arcos antigos eram feitos de diferentes materiais, como chifre animal e maneira, formando lâminas de filbras que permitiam sua grande flexibilidade para dobrar sem quebrar, criando grande tensão. Esta tecnologia simples dos tempos antigos permitia fogo rápido com o treinamento correto e era uma formidável arma de guerra.
Os hunos, que surgiram da Ásia Central no século 4 a.C. eram tão famosos pela sua habilidade utilizando o tiro com arco. Os soldados europeus conquistados ficavam impressionados com sua capacidade de tiro rápido utilizando a arma. Por centenas de anos os segredos de tiro com arco dos hunos permaneceram um mistério.
Hoje a arqueria é um esporte olímpico que premia a precisão. Sua forma mais popular é o tiro ao alvo com arco. As distâncias variam entre 18 a 25m para espaços fechados e de 30 a 90m para espaços abertos. A competição é dividida em fases de 3 ou 6 flechas com tempo limite para serem atiradas. Ao fim de cada fase o arqueiro vai até o alvo para marcar os pontos e recuperar suas flechas. O alvo possui dez círculos concêntricos valendo notas de 1 a 10. Ao final de cada faze os pontos dos tiros com arco são somados. Quando uma flecha toda na linha divisória entre os círculos lhe é conferida a pontuação maior.