Federação belga de bancos publica vídeo com experiência mostrando o
quanto as pessoas estão abrindo mão da privacidade de maneira
inconsciente.
A campanha visa conscientizar as pessoas sobre o uso seguro de internet banking. Para realizar o vídeo a Duval Guillaume Modem, agência de comunicação da Antuérpia contratada pela Febelfin (a federação bancária belga), forjou estar realizando um documentário sobre um vidente chamado "Dave".
Então os organizadores da campanha convidavam pessoas ao acaso na rua a participar do das filmagens. Àquelas interessadas era solicitado o nome e o endereço.
Dia 12 de setembro, em Bruxelas, foi montada uma tenda onde o fictício vidente atenderia os voluntários. Esses incautos clientes iam ao encontro de Dave e ficavam surpresos com a clarividência do adivinho, que mostrava saber coisas bastante íntimas como o desenho de tatuagens ocultas ou a cor da motocicleta do sujeito.
Entre uma adivinhação e outra Dave fazia gestos e movimentos estranhos para demonstrar o esforço ao realizar aquelas façanhas aparentemente mágicas. Enquanto isso, hackers mascarados pesquisavam a vida de cada "cliente" em um aposento adjacente enquanto "sopravam" as descobertas por meio de um ponto eletrônico.
Para sorte dos boquiabertos participantes da experiÊncia, ao final da
sessão, o segredo é revelado. Dave não adivinha nada, os dados pessoais
são obtidos em fonte legítimas e públicas onde os indivíduos gastam
horas alimentando com informações privadas podendo ser coletadas por
qualquer um que esteja interessado em criar, sem muito esforço, um mosaico sobre o perfil da pessoa.
O vídeo, publicado no YouTube em 24 de setembro, já possuí quase 3
milhões de visualizações. A pergunta é: Será que a campanha vai conseguir
com que as pessoas fiquem mais contidas? Vão resistir às investidas dos
donos das mídias sociais que parecem querer cada vez mais saber os
mínimos detalhes das vidas dos indivíduos?
O alerta veio dos bancos preocupados com o quanto está fácil para criminosos aplicarem toda espécie de golpes por conhecer facilmente o hábito das pessoas. Atividade que, sem a tecnologia, seria bem mais difícil dada a dificuldade em conseguir reunir as informações no modo analógico.
E as pessoas ainda não estão conscientes dos riscos e inocentemente creem que postar fatos e fotos do cotidiano entre "amigos" virtuais é apenas uma conversa inocente, e não um dossiê detalhado e permanente acessível a desconhecidos com todo tipo de intenção, como Dave veio para nos alertar.
Fonte: Rádio CBN, G1
A campanha visa conscientizar as pessoas sobre o uso seguro de internet banking. Para realizar o vídeo a Duval Guillaume Modem, agência de comunicação da Antuérpia contratada pela Febelfin (a federação bancária belga), forjou estar realizando um documentário sobre um vidente chamado "Dave".
Dia 12 de setembro, em Bruxelas, foi montada uma tenda onde o fictício vidente atenderia os voluntários. Esses incautos clientes iam ao encontro de Dave e ficavam surpresos com a clarividência do adivinho, que mostrava saber coisas bastante íntimas como o desenho de tatuagens ocultas ou a cor da motocicleta do sujeito.
Entre uma adivinhação e outra Dave fazia gestos e movimentos estranhos para demonstrar o esforço ao realizar aquelas façanhas aparentemente mágicas. Enquanto isso, hackers mascarados pesquisavam a vida de cada "cliente" em um aposento adjacente enquanto "sopravam" as descobertas por meio de um ponto eletrônico.
Nesta campanha, Febelfin (a federação belga para o setor financeiro), usou hackers de elite em tempo real para tornar as pessoas conscientes do fato de que toda a sua vida pode ser encontrado online. E fazendo isso, pediu a todos que fiquem vigilantes. Porque fraudadores da Internet pode usar todas essas informações contra você.
Trecho do blog da Duval Guillaume Modem
O alerta veio dos bancos preocupados com o quanto está fácil para criminosos aplicarem toda espécie de golpes por conhecer facilmente o hábito das pessoas. Atividade que, sem a tecnologia, seria bem mais difícil dada a dificuldade em conseguir reunir as informações no modo analógico.
E as pessoas ainda não estão conscientes dos riscos e inocentemente creem que postar fatos e fotos do cotidiano entre "amigos" virtuais é apenas uma conversa inocente, e não um dossiê detalhado e permanente acessível a desconhecidos com todo tipo de intenção, como Dave veio para nos alertar.
Fonte: Rádio CBN, G1
[Via BBA]