Não
sei até que ponto este vídeo é verdadeiro pois não encontrei pesquisa a
respeito.Como tem céticos que acreditam que o homem nunca eteve na
lua,( (principalmente certos religiosos) estas imagens bem que poderiam
ser verdadeiras,por outro lado pq as imagens de Et e outras são sempre
borradas? Estas questões me intrigam muito...
Em busca do buraco negro
Simulação mostra comportamento dos buracos negros, estrelas e nuvens de gás após o Big Bang
|
Com a ajuda de um supercomputador, cientistas conseguiram entender para que, afinal, serviram os buracos negros logo após a origem do universo.As teorias mais populares apontavam que, depois do Big Bang, os primeiro buracos negros se envolveram em nuvens de gás e poeira, crescendo até se tornarem os gigantes que ocupam o centro das galáxias atuais. No entanto, novas simulações indicam que eles tiveram um para um papel muito mais complexo.
Os pesquisadores do SLAC National Accelerator Laboratory, controlado pela Universidade de Stanfrod, e do Centro de Vôos Espaciais NASA Goddard, cruzaram simulações detalhadas dos primeiros buracos negros do universo, formados a partir do colapso de estrelas. Tudo começou com informações colhidas de observações da radiação cósmica de fundo. Foram então aplicadas as leis básicas que governam a interação da matéria, para que a simulação evoluísse da mesma maneira que o universo primitivo.
No supercomputador, as nuvens de gás que sobraram do Big Bang se agruparam vagarosamente com o efeito da gravidade, formando as primeiras estrelas – massas enormes e quentes. Elas brilhavam muito por pouco tempo, emitindo tanta energia que empurravam as nuvens de gás que estavam próximas para longe. Essas estrelas não podiam sustentar sua existência por muito tempo e, na simulação, sofreram um colapso sob seu próprio peso, formando um buraco negro. Com pouca matéria na proximidade, esse buraco negro não tinha com o que se “alimentar”.Com pouca matéria na proximidade, esse buraco negro não tinha com o que se “alimentar”...
Simulação mostra comportamento dos buracos negros, estrelas e nuvens de gás após o Big Bang
Logo, a explicação vigente de que os gigantescos buracos negros atuais existem a partir desses formados na origem do universo se torna bem menos provável. Na simulação, eles cresceram pifiamente, menos de 1% de em 100 milhões de anos.
Apesar das estrelas empurrarem as nuvens de gás para longe, adiando o crescimento dos buracos negros, pequenas porções de gás as vezes chegavam até eles. Na simulação, enquanto a matéria era sugada para dentro do buraco negro, ela liberava radiação suficiente para esquentar em milhares de graus o gás disperso a uma distância de cem anos luz. O aquecimento adicional fez com que esses gases se expandissem para longe do buraco negro, impedindo que mais matéria chegasse e que ele pudesse crescer.
O calor também impediu, por dezenas ou centenas de milhões de anos, que o gás próximo formasse estrelas. Como resultado, os pesquisadores acreditam que nuvens significativamente maiores que o normal podem ter tido a oportunidade de se aglomerar, porém sem dar origem a estrelas. Essas nuvens enormes de gás podem, eventualmente, ter sofrido um colapso devido ao seu próprio peso, criando um buraco negro de massa extremamente grande.Os buracos negros primitivos seriam, portanto, responsáveis pela criação dos atuais gigantes que habitam o centro das galáxias – sem, no entanto, terem dado origem direta a eles. Os pesquisadores acreditam que essas descobertas farão com que seja necessário repensar como a radiação dos buracos negros afeta o ambiente em volta.
Os astrofísicos Marcelo Alvarez , Tom Abel e John Wise publicaram os resultados hoje na The
Astrophysical Journal Letters.
Explosão estrelar: A mais intrigante já vista
Acima
você pode ver uma animação da evolução do envento nos últimos anos que
utiliza uma série de fotos feitas pelo Telescópio Espacial Hubble e
computação gráfica.
Para você ter uma idéia da imensa violência da explosão assista o vídeo abaixo com uma estrela companheira ao lado para comparar.
Para você ter uma idéia da imensa violência da explosão assista o vídeo abaixo com uma estrela companheira ao lado para comparar.
MISSÃO:procurar por água no subsolo da cratera Cabeus
LCROSS foi um sucesso.
Confira vídeos com as etapas da Missão.
Para procurar por água no subsolo da cratera Cabeus, no pólo sul lunar, a NASA espatifou dois objetos contra o local ontem (09/10/2009) de manhã.
O primeiro impacto, às 8h31 de Brasília, foi do último estágio do foguete Atlas V – chamado Centauro – que levou a sonda LCROSS (Satélite de Sensoriamento e Observação de Crateras Lunares) à Lua. O Centauro tinha 13 metros e 2,2 toneladas.
O evento levantou uma nuvem ge gás e poeira que foi atravessada pela LCROSS. Durante a travessia de 4 minutos, a sonda foi capaz de coletar amostras do material, analisá-las e enviar os resultados para a Terra. Depois, à 8h35, a sonda também se chocou contra a superfície da Lua.
Confira no aqui um vídeo do G1 mostrando as etapas da missão. Abaixo está um vídeo da BBC Brasil mostrando a transmissão dos impactos pela NASA TV.
"Eles sugeriram que astrônomos amadores em todo o oeste dos Estados Unidos observassem o impacto. Mas precisaria ser algo muito claro para ser detectado por telescópios amadores a partir da Terra", afirmou.
Telescópio Espacial Hubble
Aqui estão animações do SpaceTelescope.org e fotografias feitas pelo Telescópio Espacial Hubble. A trilha sonora é a música “Looking for Something”, do grupo Era.
No vídeo abaixo, a música foi remixada por Darren Tate.
Hubble - "Looking for Something", Era
Hubble - "Looking for Something" (Darren Tate), Era
Galeria NASA
Aprecie essas imagens que a Folha Online divulgou . Elas pertencem ao acervo da galeria permanente da NASA!
1
Imagem de satélite mostra o vulcão Cleveland, no Alasca, soltando fumaça, em maio de 2006
2
Sonda Opportunity mostra detalhes do solo do planeta Marte
3
Astronauta Sunita L. Williams trabalha do lado de fora da Estação Espacial Internacional em janeiro de 2007
4
Foguete prestes a ser lançado da base de Baikonur, no Casaquistão, em janeiro de 2007
5
Imagem da sonda Spirit mostra detalhe do solo do planeta Marte
6
Imagem da sonda Cassini mostra detalhes da lua Hyperion, do planeta Saturno
7
Imagem da sonda Opportunity mostra detalhes do solo do planeta Marte
8
Constelação V838, distante 20 mil anos-luz do Sol
9
Imagem da sonda Cassini mostra o planeta Saturno e parte de seus anéis
10
Nebulosa Olho de Gato, distante 3 milhões de anos-luz da Terra
11
Imagem de dezembro de 2006 mostra o Sol em azul, feita a partir de lentes especiais
12
Concepção artística mostra um buraco-negro gigante em uma galáxia remota, distante milhões de anos-luz da Terra
13
Imagem da sonda Spitzer mostra a nebulosa Eagle
14
Imagem da sonda Cassini mostra evidências de "lagos" em Titã, a maior lua de Saturno
15
Imagem da sonda Opportunity mostra a cratera Endurance, no planeta Marte