Blog

Blog

Com Deus não se brinca, nem se zomba!


Tancredo Neves, Cazuza, e Uma Grade de Ovos

Há alguns dias um amigo meu que mora nos EUA me mandou um e-mail–desses que as pessoas mandam para todos na sua lista de endereços–e pediu minha opinião.  O tema do e-mail era que não deve desafiar a Deus, e se fosse desafiá-lo, pode esperar uma coisa terrível acontecer na sua vida.
Como três dos exemplos cidados eram brasileiros, meu amigo quis saber os meus pensamentos sobre o assunto.  Creio eu que a alta índice de exemplos brasileiros seja porque o e-mail foi Made in Brazil.  Vou citar embaixo os três exemplos, como eles aparecem num blog brasileiro que encontrei pelo Google.
Primeiro, o triste caso do Tancredo Neves:
Tancredo Neves
Tancredo Neves, na ocasião da campanha presidencial, disse: Se eu tiver 500 votos do meu partido, (PDS), "nem Deus me impedirá de ser o presidente da República". Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes dele tomar posse.
Em seguida, vem o coitado do Cazuza:
Cazuza


Cazuza, um cantor famoso, num determinado momento do seu show no Canecão (Rio de Janeiro) deu um trago em um cigarro de maconha, soltou a fumaça para cima e disse: "Deus, esta é para você". Nem precisamos comentar em qual situação morreu esse conhecido cantor.
E, para findar, a lenda urbana mais popular no meio evangêlico brasileiro:
Uma turma de amigos foi buscar a última pessoa que iria com eles para uma balada. A mãe da moça, vendo aquele carro lotado e os seus ocupantes em altivos estados de embriaguez, pegou na mão da filha, que já estava dentro do veículo e disse: Filha, vai com Deus e que Ele te proteja. A filha, pra tirar uma casquinha com a cara da mãe, debochou dizendo: Só se Ele for dentro do porta-malas porque aqui já está lotado. E lá se foram os jovens para a balada. Algumas horas depois, trouxeram a triste notícia aos familiares dos jovens: o carro em que eles estavam teria se envolvido num grave acidente e todos, infelizmente, faleceram. Nesse acidente algo inacreditável chamou a atenção de todos: o carro em que estavam os jovens, com a colisão, ficou irreconhecível, mas o seu porta-malas intacto. A polícia técnica, após fazer a perícia, concluiu: Pela violência do acidente, seria impossível o porta-malas ficar intacto e quando um dos bombeiros abriu o porta-malas ficou surpreso, pois lá estava uma bandeja com 18 ovos e nenhum deles quebrado ou trincado.
Alguns observações para começar.  Procurei na internet alguma referência–fora os blogues evangélicos–que confirma a citação do Tacredo Neves.  Nada encontrei.  Pode ser que existe, mas só se o Google ainda não deu conta.
No caso do Cazuza, foi necessário sim comentar a situação em que ele morreu–pois o e-mail em inglês que roda atualmente nos EUA diz que morreu de câncer de pulmão!
Quanto à historia dos ovos, já ouvi muitas versões.  Mais uma vez, nenhuma confirmação em fonte nenhuma a não ser a blogosfera evangélica.  E alem disto, algumas perguntas se levantam.  Como é que o carro era irreconhecível, mas com porta malas ainta intacto?  Geralmente dá para identificar quase tudo sobre um carro pela parte traseira–placa, marca, modelo, etc.  E como é que a mãe ia deixando a filha entrar num carro com um monte de bébados?  E o que é que eles iam fazer com os ovos?
Mas meu problem principal com esse e-mail é teológico.  Ele mostra como a mentalidade católica (se você vacilar, Deus vai te punir de uma forma terrível!) é vivo e ativo nos meios evangélicos.  A mensagem principal do e-mail parece ser a segunite: Está vendo o que Deus fez com essas pessoas que se acharam o tal?  Eles realmente receberam o que mereciam!”
Mas espeare aí.  E aquelas pessoas que só viviam desafiando a Deus, sem nenhuma consequência.  Penso em George Burns, ator norteamericano que fez o papel de “Deus” num filme que era pura blasfémia.  Ou Hugh Hefner, fundador do império Playboy, que hoje vive na sua velhice, gozando de plena saúde e rodeado por loiras pós-adolecentes.
Quando Jeremias reclamou para Deus “porque prospera o caminho dos ímpios” era justamente porque o caminho dos ímpios estava realmente prosperando.
Então, como explicar as “peças ruins” que não morrem de enfarte, AIDS, ou num acidente terrível de carro?  Porque não recebem o que merecem?
Ou, talvez seja melhor perguntar “porque eu não recebo o que eu mereço?” Pois certamente sou tão ruim quanto os exemplos acima.
Quando a gente observa a morte súbita de alguem e encara como castigo divio por algum pecado, devemos perguntar “Porque então continuo vivo?”
A única reposta possível é a Graça insondável e não-merecido de Deus.  Ele faz chuver nos justos e injustos (isso se chama graça comum), e espera com paçiênca o arrependimento daqueles que ele chama para a salvação.
Voltando para o e-mail, tambem temos que ter cuidado com as implicações quando afirmamos que tal evento era julgamento de Deus.  Por exemplo, um dos acontecimentos citados é o conhecido caso do Titanic:
Titanic
O famoso navio Titanic, na ocasião em que foi construído, foi apontado como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto-mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o seu construtor: O que o senhor tem a dizer para a imprensa quanto à segurança do seu navio?.O homem, com um modo arrogante e em tom irônico, disse: "Nem Deus poderá afundar o meu navio". O resultado: foi o maior naufrágio de um navio de passageiros do mundo! Muitas pessoas perderam suas vidas.
Muitas pessoas, inclusive muitos que não tinham nada a ver com a declaração do capitão (ou será que foi um artigo numa revista…ou uma placa na construção).  Será que Deus achou necessário matar 1517 pessoas para “ensinar uma lição” ao capitão blasfémio?  Se afirmar que o disastre do Titanic foi o castigo de Deus sobre um homem, é exatamente isso que está dizendo.
Creio que as vezes projetamos as nossas reações em Deus.  Queremos que Deus aja de certa maneira porque é exatamente assim que nós iamos nos agir.  Mas os pensamentos de Deus são muito mais altos do que os nossos.


Quando encaramas essas supostas incoerências, uma pessoa “má” vivendo até 100 anos enquanto uma pessoa “boa” morre cedo de câncer, podemos descansar na soberania de Deus, agradecé-Lo pela Sua graça, e nos alegrar na Sua salvação.
E para a pessoa que está atualmente desafiando a Deus, você pode até viver uma vida longa e confortável aqui na terra.  Porem um dia vai ter que encarar a Deus.  Aí que você vai receber o fruto de sua rebelião.

Porque os ateus temem em desafiar a Deus todo poderoso, acham que vieram do macaco?

Na Bíblia está escrito (Gálatas 6:7): "Não vos enganeis, de Deus
não se zomba, pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará".-Eis aqui alguns homens:

JOHN LENNON: Alguns anos depois de dar uma entrevista a uma
revista americana, disse: "O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso, eu estou certo.
Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo (1966)"
. Lennon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu próprio fã.

TANCREDO NEVES: Na ocasião da campanha presidencial, disse
que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da República. Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse.
 
BRIZOLA: No ano de 1990, quando houve uma outra campanha presidencial, disse que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente. A campanha quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar.

CAZUZA: Em um show no Canecão (Rio de Janeiro), deu um trago em um cigarro de maconha, soltou fumaça para cima e disse: Deus essa aí é para você! Nem precisa falar em qual situação morreu esse homem.


O CONSTRUTOR DO NAVIO TITANIC:
Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto-mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: "O que o senhor tem a dizer para a imprensa concernente a respeito da segurança do seu navio?". O homem, com um tom irônico , disse: "Minha filha, nem se Deus quiser ele tomba o meu navio". O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros no mundo.
MARILYN MONROE: Foi visitada por Billy Graham durante a apresentação de um show ... Ele, um pregador do Evangelho, na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar, para pregar a Marilyn. Porém ela,depois de ouvir a mensagem do Evangelho, disse: "Não preciso do seu Jesus".
Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.
BON SCOTE: Ex-vocalista do conjunto AC/DC. Cantava no ano de 1979, uma música com a seguinte frase: "Don't stop me, I'm going down all the way, wow the high way to hell" (Não me impeça... Vou seguir o caminho até o fim, na auto-estrada para o inferno). No dia 19 de fevereiro de 1980, Bon Scote foi encontrado morto, asfixiado pelo próprio vômito.

Brasil/2004: Aconteceu na cidade de Londrina/PR uma cidade de 500 mil habitantes um fato que chamou muito a atenção dos bombeiros no inicio do mês de setembro de 2.004. Uma jovem de 19 anos que começou a beber e usar drogas saiu para mais uma de suas "noitadas" com mais quatro jovens ,entre eles um menor de idade, com apenas 13 anos de idade. Os rapazes passaram em sua casa chamaram a moça e pelo que tudo indica já estavam embriagados com o som do carro em alto volume e bebendo. A mãe da moça desesperada , acompanhou-a até o carro e disse a seguinte frase para eles: - Deus acompanhe vocês... Ouviu-se uma gargalhada dentro do carro e a moça tirou a cabeça para fora e disse para sua mãe: - Só se ele for ao porta-malas, porque aqui está lotado...Não demorou muito o motorista em alta velocidade perdeu o controle do carro em uma avenida e bateu de frente em um poste, os 5 (cinco) ocupantes do carro vieram a falecer. Havia drogas e bebidas dentro do carro. Quando a perícia técnica e os bombeiros chegaram ao local ficaram surpresos, pois o carro estava totalmente destruído, mas o porta-malas estava intacto. Quando os bombeiros abriram o porta-malas ficaram assustados com o que viram: Havia dentro do porta-malas uma bandeja com 34 ovos e nenhum deles se quebrou. Muitos outros homens importantes também se esqueceram que há nenhum outro nome foi dada tanta autoridade como a que há no nome de JESUS.


Não esqueça disso: Muitos morreram, mas somente um ressuscitou: JESUS!

     Com Deus não se brinca, nem se zomba!


     Resposta ao "Com Deus não se brinca"