Peixes e tartarugas pequenas selados em chaveiros de plástico tornam-se cada vez mais populares nas entradas do metrô e estações de trem em toda a China.
Os “chaveiros vivos”, com tartarugas ou peixes em água colorida, são considerados amuletos de boa sorte por muitos chineses, mas grupos de defesa dos animais estão indignados e considerando um exemplo perfeito de "abuso de animais". O negócio está crescendo de acordo com o jornal chinês Global Times, que relata que um peixe e nove anéis de tartaruga foram vendidos em apenas cinco minutos, na estação de metrô Sihui, em Pequim.
Segundo os vendedores, a água colorida nos chaveiros contém nutrientes que permitem aos peixes e tartarugas viver meses. Embora isso possa ser verdade, Maria Peng, co-fundadora do Centro Internacional de Serviços de Veterinária, diz que eles não poderiam sobreviver no saco selado por muito tempo, devido à falta de oxigênio.
Até haver mudanças na lei para proteger todos os tipos de animais, ativistas só podem apelar às pessoas para não comprar os chaveiros.
Embora algumas pessoas comprem esses chaveiros para dar boa-sorte, há quem os compre apenas para libertar as pobres criaturas da minúscula ‘gaiola’.