A pouco mais de um mês do início da
Mais do que um lugar para a prática de esportes , esses estádios destacam-se por sua arquiteutura, localização ou por serem projetos sustentáveis, em sintonia com com as políticas de desenvolvimento em voga nos dias de hoje. Conheça alguns deles nas fotos a seguir:
1. World Games Stadium (Taiwan): a arquitetura arrojada nem é a principal curiosidade desse estádio, mas sim a cobertura das arquibancadas totalmente revestidas por painéis solares, capazes de fornecer eletricidade para todo o estádio e também para 80% da vizinhança, em dias em que o estádio não é usado.
2. Allianz Arena (Alemanha): Localizado em Munique, é a casa do Bayer de Munique e o estádio mais famoso da Copa de 2006 disputada na Alemanha. A grande atração dele é o fato da área externa poder mudar de cor totalmente.
3. Estádio Municipal de Aveiro (Portugal): Construído para a Copa da UEFA de 2004, esse belo estádio tem como característica marcante o intenso colorido, tanto por dentro como por fora. Os assentos da arquibancada, inclusive, são de várias cores e distribuídos de forma aleatória, de modo a passar a idéia de alegria e diversão.
4. Estádio Flutuante de Marina Bay (Cingapura): mais uma extravagância do pequeno e rico país do sudeste asiático, essa plataforma tanto pode abrigar jogos de futebol como de outros esportes, como tênis. Quando montada, ela fica ancorada bem em frente a uma das áreas utilizadas como pista para o Grande Prêmio de Cingapura de Fórmula 1.
5. Estádio Igraliste Batarija (Croácia): com capacidade para apenas 1000 espectadores, esse estádio foi constrúido bem no meio de fortificações medievais ainda existentes hoje em dia. Uma das melhores vistas para apreciar os jogos é a do restaurante localizado no topo de umas das torres, isso sem precisar pagar ingresso.
6. Ecoestádio Janguito Malucelli (Curitiba): representando o Brasil nessa lista, temos o estádio ecosustentável do Corinthians Paranaense, antigo J. Malucelli. Seis mil pessoas podem se acomodar em assentos literalmente plantados num gramado e o banco de reservas é de madeira reaproveitada.
7. Estádio Mmabatho (África do Sul): fica na cidade de Mafikeng e é um estádio multiuso, embora seja mais utilizado para o futebol. A construção dele ficou a cargo de uma companhia russa, daí seu design um tanto peculiar.
8. Estádio Gospin Dolac (Croácia): com capacidade para 4.000 pessoas, fica na cidade de Imotski e tem bem ao seu lado um abismo de 500 metros com um lago lá em baixo.
9. Estádio de Fujieda (Japão): com capacidade para 13 mil pessoas em suas arquibancadas, o estádio poderia abrigar até mais, não fosse pela ideia original de substituir parte da área de arquibancada por dois terraços gramados, próprios para as pessoas fazerem um pi-nic enquanto assitem às partidas de futebol.
10. Estádio Recep Tayyip Erdogan (Turquia): localizado em Istanbul, esse estádio abriga até 13.500 torcedores, mas com uma pecularidade: apenas um lado do estádio é atendido pelas arquibancadas, sendo que no lado oposto sequer existe um muro separando o estádio da vizinhança.