Papa Bento XVI - Líder maior do catolicismo |
Século XI -
O catolicismo já é contestado
1000d
> aa Situação:
1000d
> Arte: No Mundo, surge o
renascimento, os padrões da Antiguidade, no período clássico voltam a servir de
base cultural e artística. As idéias do humanismo colocam o homem como centro e
medida da vida. Há um grande desenvolvimento da perspectiva, e utilizam-se os
conhecimentos da Ciência para reproduzir mais fielmente a natureza. Na pintura,
técnicas novas, como o uso da tinta a óleo, aumentam a ilusão de realidade. A
escultura pretende maior naturalidade e expressividade. Verifica-se também um
crescimento considerável da xilogravura e da gravura em metal. #Aa
1000d
> Estatística: No Mundo, a população está distribuída (=600) assim: África
com cinquenta milhões, América do Sul e América Central com treze milhões,
América do Norte com dois milhões, Ásia com duzentos e doze milhões, Europa e
Rússia com quarenta e sete milhões e Oceania com muito menos de um milhão; existem
trezentos e vinte e quatro milhões de pessoas. #Aa
1000d
> Igreja: No Mundo, a Igreja Católica está ensinando sobre a “absolvição de
pecados”, o que leva mais gente aos clandestinos. No Mundo, conversão da Islândia e da Groelândia ao cristianismo da
Igreja Católica. #Aa #Z
1000d
> Política: Na América do Sul,
nos Andes, fim & da civilização Wari; neste tempo, seus limites são maiores
que os do império Tiwanaku, se estendendo por mais de mil e quinhentos
quilômetros do Peru. Também, início
da civilização Chimú, sobre as ruínas do reino mochica. No México, o povo asteca está se formando. #Ac #Xa (=600d)
1001d
> Século XI
1001d
> Igreja: Na Islândia e na Groelândia, os clandestinos se submetem à Igreja
Católica. #Z
1003d
> Igreja: No Mundo, a Igreja Católica institui o “Dia de Todos os Santos”, o
que leva mais gente aos clandestinos. No Vaticano, Silvestre II deixa de ser o
papa na Igreja Católica, e é substituído por Giovanni Sicco que assume o nome
de João XVII, de Roma, na Itália, que morreu sete meses depois.
Ele é substituído por Fasano que assume o nome de João XVIII, de Roma, na Itália. #Aa #Z
1009d
> Igreja: No Vaticano , João XVIII deixa de ser o papa na Igreja Católica, e
é substituído por Pietro Buccaporci que assume o nome de Sérgio IV, de Roma, na Itália. #Aa
1012d
> Igreja: Na Alemanha, a Igreja Católica está dirigindo uma grande
perseguição aos clandestinos. No Vaticano, Sérgio IV deixa de ser o papa na
Igreja Católica, e é substituído por Teofilato que assume o nome de Benedito
VIII, de Tusculum, na Itália. Na Alemanha, primeira perseguição às
igrejas de heresia. #Aa #Z
1018d
> Política: Na Europa, no feudalismo decadente, na cavalaria, os cavaleiros
aperfeiçoam suas armaduras, já vestem as armações de metal que vão dos pés à
cabeça; os ataques concentam-se nas montarias, pois sendo derrubados do cavalo,
o guerreiro fica sem ação, coberto de ferragens. #Ac
1024d
> Igreja: No Vaticano, Benedito VIII deixa de ser o papa na Igreja Católica,
e é substituído por João XIX, de Tusculum, na Itália, que nunca foi padre ou bispo, mas é conde de Tusculum. #Aa
1025d
> Ciência: Na Arábia, Alhazen, Ótica, torna-se o pioneiro a propor que os
olhos funcionam como lentes para captar a luz; para ele, as pessoas vêem porque
detectam a luz refletida pelos objetos; ele descobre, ainda, que as lentes
curvas aumentam os objetos. (Física) #Aa
1029d
> Cultura: No Mundo, a Igreja Católica, em sua visão terrível sobre o pênis,
impõe regras ao uso dele, como o fato de usá-lo para obter prazer sem procriar,
é um pecado contra Deus e contra a sociedade. #Xc
1030d
> Igreja: No Mundo, os manuscritos cursivos estão cada vez mais proliferando
por todos os países. #Z
1030d
> Política: Na Inglaterra, desde a morte do rei Alfredo, houve vários reis e
várias guerras, todas unificando mais a Britannia (=Grã-Bretanha), até que o
rei atual seja um danos, chamado Knut, que tem mantido a paz no território. #Ac
1032d
> Igreja: No Vaticano, João XIX deixa de ser o papa na Igreja Católica, e é
substituído por Teofilato que assume o nome de Benedito IX, de Tusculum, na Itália, como “o mais” jovem a ser
eleito para este cargo. #Aa
1035d
> Religião: Na Inglaterra, a lenda de Excalibur conserva o costume celta de
lançar objetos de grande valor às águas, como sacrifício aos deuses;
gargantilhas e outras jóias, bem como, miniaturas de ouro foram muito jogados
em rios, lagos e pântanos. #Fb
1039d
> Data: Na Arábia, morre Alhazen.#Aa
1040d
> Política: Na Europa, as pioneiras características do capitalismo estão
aparecendo, com a transferência do centro da vida econômica (=economia), social
e política dos feudos (=feudalismo) para as cidades; nas regiões mais
desenvolvidas, como Itália e Flandres, já há bancos, letras de câmbio, intensa
atividade de comércio e divisão de trabalho – cada trabalhador executava apenas
uma parte da produção. #Aa
1045d
> Igreja: No Vaticano, Benedito IX deposto no ano passado, deixando de ser o
papa na Igreja Católica, substituído por João que assumiu o nome de Silvestre
III, de Roma, na Itália, ficando apenas dois meses no pontificado. Ele é
substituído por Benedito IX, sendo deposto de novo, dois meses depois. É
substituído por Giovanni Graziano que assume o nome de Gregório VI, de Roma, na Itália., #Aa
1046d
> Igreja: No Vaticano, Gregório VI deixa de ser o papa na Igreja Católica, e
é substituído por Suidger, Lorde de Morsleben e Hornburg que assume o nome de
Clemente II, de Saxônia, na Alemanha.
#Aa
1047d
> Igreja: No Vaticano, Clemente II deixa de ser o papa na Igreja Católica, e
é substituído por Benedito IX que assumiu pela terceira vez, o pontificado. #Aa
1048d
> Igreja: No Mundo, está iniciando a Renascença para o cristianismo, e
conseqüentemente para todas as áreas da vida humana, como cultura, ciência e
outras. No Vaticano, Benedito IX deixa de ser o papa na Igreja Católica, e é
substituído por Poppo que assume o nome de Damaso II, de Baviera, na Alemanha, que morreu dois meses
depois. Ele é substituído por Bruno de Egishein que assume o nome de Leão IX,
na Alemanha. #Aa #Z
1049d
> Arte: Na Itália, Guido D'Arezzo identifica a repetição regular das notas
em oitavas, anotando-as sobre uma pauta de quatro linhas na qual as ordena de
baixo para cima como graves, acutae, superacutae. #Aa
1050d
> Igreja: No Mundo, os clandestinos bíblicos estão pregando, além de ensinos
antigos, a preocupação com a distribuição da Bíblia a todos os homens. #Z
1051d
> Religião: No México, os astecas acreditam que, antes desta era, quatro
outras existiram e desapareceram; a primeira por causa de um dilúvio que
destruiu tudo e fez dos homens, peixes; a segunda era chegou ao fim porque o
Sol deixou de seguir seu rumo normal, veio a escuridão e os jaguares comeram os
homens; a terceira era pereceu sob uma chuva ardente de areias e pedras; a
quarta era extinguiu-se varrida por tremendos furacões, fazendo os homens
fugirem para as montanhas e virarem macados; atualmente era a civilização da
quinta era, quando reina o Sol alimentado, segundo a mitologia, pelo sangue dos
sacrifícios humanos que realizam; mas quantos seriam os sacrifícios
suficientes? Essa dúvida tem deixado o povo ansioso; morrem de medo que o mundo
acabe mais uma vez. #Ac
1054d
> Ciência: Na China, a astronomia
registra, pela primeira vez, a morte de uma estrela; situada na constelação de
Touro, ela se torna, de uma hora para outra, a luz mais forte do céu; suplanta
até o planeta Vênus, de brilho mais intenso; por três semanas, a estrela em
explosão pode ser vista mesmo durante o dia. #Aa
1054d
> Igreja: No Mundo, acontece o
cisma de Miguel Cerulário, quando a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa
promovem excomunhão uma à outra. Na Europa, na Igreja Católica, início da
escolástica, como fruto da Renascença. #Aa #Z
1055d
> Igreja: No Vaticano, Leão IX que deixou de ser o papa na Igreja Católica
no ano passado, e é substituído por Gebhard que assume o nome de Vitor II, de
Dollenstein Hirschberg, na Alemanha.
#Aa
1055d
> Política: Na Inglaterra, o rei Eduardo, sucessor de Knut, de origem dos
saxões, educado na Normandia, norte da França, está trazendo diversos nobres
daquele lugar. #Ac
1056d
> Ciência: Na China, a astronomia
observa que a morte da estrela, iniciada há dois anos, ainda reluz. #Aa
1057d
> Igreja: No Vaticano, Vitor II deixa de ser o papa na Igreja Católica, e é
substituído por Frédéric que assume o nome de Estevão IX, de Lorena, na França. #Aa
1058d
> Ciência: Na China, Pi-Sheng inventa a impressora de tipos móveis
(=imprensa), como progresso (=105a). #Aa
1058d
> Igreja: No Vaticano , Estevão IX deixa de ser o papa na Igreja Católica, e
é substituído por Gérard que assume o nome de Nicolau II, de Borgonha, na França. #Aa
1059d
> Igreja: Na Europa, a Igreja Católica decide que, a partir de agora, para
tirar a influência dos reis, somente os cardeais poderão eleger papas. No
Vaticano, na Igreja Católica, decreto papal estabelece que apenas os cardeais
podem eleger o papa. #Aa #Z
1060d
> Igreja: Na Europa, o papa já tem sido o maior poder na política dos
países, o que leva mais gente aos clandestinos. #Z
1061d
> Igreja: No Vaticano , Nicolau II deixa de ser o papa na Igreja Católica, e
é substituído por Anselmo di Baggio que assume o nome de Alexandre II, de
Milão, na Itália. #Aa
1066d
> Política: Na Inglaterra, morre
o rei Eduardo, sem deixar herdeiro ao trono; o primo dele, o duque Guilherme da
Normandia, da França, aparece querendo assumir o trono, dizendo que fora
prometido pelo rei morto; a nobreza dos saxões está querendo um rei local,
Haroldo; assim, desembarca na Britannia (=Grã-Bretanha) com cinqüenta mil
homens e vence os anglo-saxões com jutos e danos juntos; na batalha travada em
Hastings, morre Haroldo; vencedor, passa a se chamar Guilherme I. Na Inglaterra, chegam com Guilherme
Conquistador, muitos normandos nascidos na
França. #Ac
1067d
> Política: Na Inglaterra, o rei Guilherme I é chamado de Guilherme o
Conquistador; além de conquistar a Brtannia (=Grã-Bretanha), conservou suas
possessões no noroeste da França, quando passa a promover a vinda de muitos normandos
para o país. #Ac
1069d
> Política: Na Inglaterra, como rei, Guilherme o Conquistador tem tido um
temperamento despótico, com isto seu governo tem sido severo a ponto de
revoltar a nobreza tanto inglesa quando entre os normandos, na França. #Ac
1073d
> Arte: Na Alemanha, acontece o surgimento do minnersangers germânicos,
menestréis membros da nobreza que cantam canções de conteúdo amoroso
(=romântico).
1073d
> Igreja: No Vaticano, Alexandre II deixa de ser o papa na Igreja Católica,
e é substituído por Ildebrando de Soana que assume o nome de Gregório VII, de
Toscana, na Itália. #Aa
1074d
> Igreja: No Vaticano, a Igreja Católica decreta o celibato como um dogma, e
determina a excomunhão de padres em casamento; o que leva mais gente aos
clandestinos. #Z
1075d
> Igreja: No Mundo, a Igreja Católica promove excomunhão de muitos padres
casados, diante do dogma do celibato, o que leva mais gente aos clandestinos.
#Z
1075d
> Política: Na Inglaterra e na França, entre os normandos, os plebeus estão
se juntando à nobreza contra o rei Guilherme o Conquistador; mas ele tem
resistido a tudo com muito poder. #Ac
1076d
> Igreja: Em Israel, Jerusalém é tomada pelo povo árabe, muçulmanos dos
islamismo, incomodando a atuação da Igreja Ortodoxa na região. #Z
1076d
> Política: Costa do Ouro (=Gana) sofre um ataque de um exército berbere do
Marrocos. Na Itália, os lombardos,
já totalmente latinizados (=latim), são atacados pels germanos (= Alemanha), mas não hesitam em se opor
aos invasores, os quais derrotam na batalha travada perto da cidade de Legnano.
Na Judéia, no islamismo, a Turquia
toma Jerusalém. #Aa #Ac
1077d
> Igreja: Na Alemanha, em Worms, a Igreja Católica realiza o “Sínodo de
Worms”. No Vaticano, o papa proclama “a perfeição” da Igreja Católica; ele diz
que ela nunca errou, nem jamais erraria, pela Bíblia; assim qualquer sentança
que pronuncie não pode ser revogada por ninguém; podendo o papa revogar a
sentença de qualquer outra pessoa. #Oa #Z
1078d
> Religião: No México, os astecas têm um deus supremo e abstrato, Tloque
Nahuaque criador de tudo; mas, acreditam que os deuses nasceram do casamento
entre Ometecuhtli e Omecihuatl, senhor e senhora da dualidade; depois,
Coatlicue, senhora da saia de serpentes, casou-se com a alma de um guerreiro
sacrificado em sua homenagem e do casamento nasceu Huuitzilopochtli, um deus
negro e triste que virou Sol, jogando-se numa fogueira; todos os outros deuses
se sacrificaram para que seu sangue lhe desse a vida que, por sua vez, lhe
permitiria aquecer a Terra; assim, com estas lendas, os astecas encontram
justificativas para sacrifícios humanos que fazem no altar do deus-Sol. #Ac
1079d
> Igreja: No Vaticano, o papa proclama a “perfeição” da Igreja Católica,
afirmando que ela nunca havia errado, nem jamais erraria, segundo o ensino da
Bíblia; com isto, ele está pretendendo o poder de depor reis e imperadores; ele
afirma que sentença alguma que declare pode ser revogada por quem quer que
fosse, podendo, assim, revogar as sentenças de outras autoridades, em qualquer
país. #Oa
1080d
> Igreja: No Mundo, a Igreja Católica está iniciando a preocupação em
construir grandes catedrais como templos de adoração. Na Rússia, conversão de Vladimir, do paganismo para o cristianismo da
Igreja Católica. #Aa #Z
1086d
> Igreja: No Vaticano, Gregório VII que deixou de ser o papa na Igreja
Católica no ano passado, e é substituído por Dauferio ou Desidero que assume o
nome de Vitor III, de Campânia, na
Itália. #Aa
1087d
> Política: Costa do Ouro (=Gana), já subjugado pelo império dos solinquês,
desintegra-se em diversos Estados menores. #Aa
1088d
> Arte: Na França, no sul do país, aparecem os primeiros trovadores. #Aa
1088d
> Igreja: No Vaticano, Vitor III que deixou de ser o papa na Igreja Católica
no ano passado, é substituído por Odon de Lagny que assume o nome de Urbano II,
da França. #Aa
1090d
> Igreja: No Mundo, a Igreja Católica já é muito poderosa e com muita
riqueza, o que leva mais gente aos clandestinos. #Z
1095d
> Igreja: Na Europa, na Igreja Católica, Pedro Eremita prega a realização da
“I Cruzada” com o objetivo de tomar Jerusalém da Turquia; esta pioneira foi
massacrada pelos sarracenos em Civitot. #Aa #Z
1096d
> Igreja: Na Europa, sai uma
Cruzada para tomar Jerusalém da Turquia, sob o comando de Geoffroi de Bouillon.
Ela toma Nicéia na Ásia Menor, toma
Antioquia na Síria e Jerusalém na Judéia e muitas outras cidades na Palestina. #Aa
1099d
> Igreja: Da Europa, a “I Cruzada” vai a Israel e conquista Jerusalém,
tomando-a dos árabes. No Vaticano, Urbano II deixa de ser o papa na Igreja
Católica, e é substituído por Rainero di Bieda que assume o nome de Pascoal II,
da Itália. Na Palestina , a Cruzada, pelas conquistas que fez &, cria o
“Reino Latino de Jerusalém”. #Aa #Z (=1096d)
1100d
> aa Situação:
1100d
> Política: Na América do Sul,
nos Andes, fim & da civilização Tiwanaku. Desde seu início, difundiu-se por
oitocentos quilômetros ao sul, ao longo das rotas das caravanas que cruzam o
deserto até centros de comércio e de minério. #Xa (=500d)
Religião é uma palavra tão associada a uma série de paixões, movimentos e ideologias que defini-la é um desafio, e chegar a uma definição de consenso parece impossível. Talvez em última análise todas as definições possíveis sirvam a algum tipo de agenda, e uma definição objetiva seja no fim das contas impossível de se obter.
Ainda assim,
eu gostaria de tentar. Proponho que se defina como sendo religião:
- a qualquer doutrina ou tradição que
tenha um registro cultural, transmitido de um adepto para outro por
meios orais e/ou escritos. Essa transmissão é necessária para a perpetuação
da doutrina, para a formação de linguagem e conceitos próprios que
permitam a comunicação entre os adeptos, e para distinguir essa doutrina
de outras.
- é necessário também que essas doutrinas se
preocupem de alguma forma em definir o que é desejável ou não
dentro das atitudes, ações e escolhas de seus adeptos. Ou seja, é preciso
que exista uma preocupação enfática em definir uma ÉTICA.
- além disso, uma religião tem necessariamente
de se propor a fazer a ligação entre as circunstâncias específicas das
vidas de seus adeptos e algum conjunto de valores absolutos e eternos.
Como a compreensão humana do absoluto é inevitavelmente especulativa,
surge em decorrência a necessidade de FÉ na prática religiosa.
- do conflito dinâmico e essencialmente
insolúvel entre os ideais do absoluto e as escolhas imperfeitas da vida
diária, surge outra necessidade religiosa, a de INTERPRETAÇÃO, que
pode ser exposta por algum tipo de autoridade religiosa formal ou
informal, ou deixada a cargo de cada adepto individual.
- existe também uma PRÁTICA religiosa,
algum tipo de escolhas, atitudes ou ações que são executadas pelos adeptos
da religião para caracterizar um compromisso. A essa prática estão ligadas
necessidades sociais, emocionais e principalmente estéticas dos
adeptos. Há um estreito laço entre as funções ética e estética da
religiosidade, pois qualquer pessoa deseja acreditar que ao se buscar o
desejável também se está buscando o que é lícito e válido. Dessa interação
entre o que se quer e o que que considera correto querer surge um terceiro
papel fundamental da vida religiosa - o AMPARO EMOCIONAL.
- outra característica necessária de uma
religião é um conflito virtualmente sem solução entre os objetivos de
preservar sua própria identidade enquanto doutrina (por meio da tradição e
transmissão) e de exercer um efeito concreto nas vidas de seus adeptos
(através da interpretação e prática). Essas duas metas tendem a limitar-se
reciprocamente, mas é exatamente esse conflito que torna necessária a
existência da religião. Quando acontece de se supervalorizar a preservação
da doutrina, ela tende a perder o atrativo e ser esquecida ou mesmo se
extinguir. Quando, pelo contrário, se dá importância excessiva às mudanças
concretas nas vidas dos adeptos, o interesse em manter a religião viva
diminui, pois vem a sensação de que ela já cumpriu seu papel. Uma religião
excessivamente bem-sucedida põe em risco sua própria existência
continuada.
Tentando
resumir em uma frase, eu diria portanto que religião é uma doutrina que
demanda interpretação, compromisso e fé, que permite uma prática e que tem
objetivos éticos, estéticos e emocionais.
"Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.”
SENHOR JESUS CRISTO, Lucas 12:2
Sepultamento do Papa João Paulo II
Religião católica
Francisco Cândido Xavier – O médium do século
” Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. “
Filho de um operário pobre e inculto, João Cândido Xavier, e de uma lavadeira chamada Maria João de Deus, falecida em 1915, quando o filhinho contava apenas com 5 anos de idade. Na altura tinha mais 8 irmãos, tendo todos sido distribuídos por vários familiares e pessoas amigas. Como órfão de mãe em tenra idade, sofreu muito em casa de pessoas de precária sensibilidade.
Aos nove anos seu pai, já casado novamente, empregou-o como aprendiz numa indústria de fiação e tecelagem. De manhã, até às 11 horas, freqüentava a escola primária pública, depois trabalhava na fábrica até às 2 horas da madrugada. Aprendeu mal a ler e a escrever. Quando concluiu o pequeno curso da escola pública empregou-se como caixeiro numa loja e mais tarde como ajudante de cozinha e café.
As suas faculdades mediúnicas são extraordinárias, Sua mediunidade (capacidade natural de ser intermediário entre o plano material e o plano espiritual) manifestou-se, quando tinha 4 anos de idade, pela clarividência e clariaudiência, pois via e ouvia os Espíritos e conversava com eles sem a mínima suspeita de que não fossem homens normais do nosso mundo. Já como jovem e depois como adulto, muitas vezes não diferencia de imediato os homens dos Espíritos. Aos 5 anos, já órfão de mãe, esta manifestou-se várias vezes junto dele encorajando-o e dizendo-lhe que não poderia ir para casa porque estava em tratamento, mas que enviaria um bom anjo que juntaria novamente a família. Esse bom anjo foi a D. Cidália, a segunda esposa de João Xavier, que para casar com o seu pai fez questão de reunir todos os filhos do primeiro casamento e lhe daria depois mais cinco irmãos.
Quando tinha 17 anos, fundou-se o grupo espírita Luiz Gonzaga , onde rapidamente desenvolveu a psicografia, isto é, a faculdade de escrever mensagens dos Espíritos. Época em que se desligaria da Igreja Católica onde deu os primeiros passos na espiritualidade, mas onde não encontrava explicação para os fenômenos que se passavam com ele, designadamente a perseguição de espíritos inferiores de que era alvo. O padre que o ouvia nas confissões foi um conselheiro, um verdadeiro pai e não o dissuadiu do caminho que iniciou no Espiritismo, mas abençoou-o e nunca deixou de ser seu amigo.
No centro espírita começou a psicografar poemas notáveis de famosos poetas mortos, num nível literário tão elevado que os próprios companheiros do grupo não conseguiam atingir integralmente o seu conteúdo. Muitos desses poetas eram totalmente desconhecidos do meio, nomeadamente alguns portugueses: António Nobre, Antero de Quental, Guerra Junqueira e João de Deus. A 9 de Julho de 1932, seria publicada a célebre PARNASO DE ALÉM-TÚMULO , a sua primeira obra psicografada que iria abalar os meios intelectuais do Brasil e tornar conhecida a pacata Pedro Leopoldo.
Falar de Chico Xavier é falar de EMMANUEL (O Espírito Emmanuel é o seu guia protetor. Esse espírito, como a maioria dos Espíritas sabe, foi Públio Lêntulus, senador romano da Antigüidade. Diz-se também que ele teve uma reencarnação no Brasil como Padre Manoel da Nóbrega. É por intermédio de Emmanuel que o Chico Xavier escreveu a maioria de seus livros. Além disso, guia-o, inclusive, no aprimoramento do idioma português, para melhor expressar a Doutrina dos Espíritos.) que indelevelmente estará ligado à sua missão. Esse venerando Espírito é o seu protetor espiritual e manifestou-se pela primeira vez de forma ostensiva em 1931, acompanhado-o desde então até hoje. A respeito desse Benfeitor espiritual nos diz o próprio médium:
Lembro-me de que num dos primeiros contactos comigo, ele me preveniu que pretendia trabalhar ao meu lado, por tempo longo, mas que eu deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec e disse mais que, se um dia, ele, Emmanuel, algo me aconselhasse que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e Kardec, que eu devia permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo.
1ª condição, DISCIPLINA 2ª condição, DISCIPLINA, 3ª condição, DISCIPLINA.
Entre as muitas dezenas de obras mediúnicas de Emmanuel, destacamos os cinco documentos históricos, retirados dos arquivos do plano espiritual, que constituem autênticas obras primas de literatura, e que nos mostram o nascimento do cristianismo e a sua paulatina adulteração logo nos primeiros séculos da era. São os romances mediúnicos baseados em fatos verídicos: HÁ 2000 ANOS … (a autobiografia de Emmanuel, a história do orgulhoso senador romano Publico Lentulus), 50 ANOS DEPOIS , AVE, CRISTO , RENÚNCIA e PAULO E ESTEVÃO (a história de um coração extraordinário, que se levantou das lutas humanas para seguir os passos do Mestre, num esforço incessante ). Esta última obra, de 553 paginas, por si só justificaria a missão mediúnica de Chico Xavier, segundo o erudito J. Herculano Pires.Em 1943 começara a utilizar a mediunidade do abnegado médium uma nova entidade espiritual que assinará as suas mensagens com o nome André Luiz. Quem não conhece:
Não se irrite. SORRIA
Não critique. AUXILIE
Não grite. CONVERSE
Não acuse. AMPARE
Há que registrar também que várias centenas de instituições de solidariedade social forma criadas e inspiradas no seu exemplo e obra: orfanatos, escolas para os pobres, lares de deficientes, sopas dos pobres, campanhas do quilo, ambulatórios médicos, alfabetização de adultos, bibliotecas, etc., etc.
Nosso amigo espiritual, Emmanuel, nos aconselha a respeitar crenças, preconceitos, pontos de vista e normas de quaisquer criaturas que não pensem como nós, mas adverte-nos que temos deveres intransferíveis para com a Doutrina Espírita e que precisamos guardar-lhe a limpidez e a simplicidade com dedicação sem intransigências e zelo sem fanatismo.
Psicografias
“Segundo a doutrina espírita, a psicografia seria uma das múltiplas possibilidades de expressão mediúnica existentes. Allan Kardec classificou-a como um tipo de manifestação inteligente, por consistir na comunicação discursiva escrita de uma suposta entidade sobrenatural ou espírito, por intermédio de um homem.”Chico Xavier psicografou 451 livros, sendo 39 publicados após a morte. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros. Vendeu mais de 50 milhões de exemplares em português, com traduções em inglês, espanhol, japonês, esperanto, italiano, russo, romeno, mandarim, sueco e braile. Psicografou cerca de 10 mil cartas de mortos para suas famílias. Cedeu os direitos autorais para organizações espíritas e instituições de caridade, desde o primeiro livro.
Suas obras são publicadas pelo Centro Espírita União, Casa Editora O Clarim, Edicel, Federação Espírita Brasileira, Federação Espírita do Estado de São Paulo, Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Fundação Marieta Gaio, Grupo Espírita Emmanuel s/c Editora, Comunhão Espírita Cristã, Instituto de Difusão Espírita, Instituto de Divulgação Espírita André Luiz, Livraria Allan Kardec Editora, Editora Pensamento e União Espírita Mineira.
Mesmo não tendo ensino completo ele escrevia em torno de 6 livros por ano entre eles livros de romances, contos, filosofia, ensaios, apólogos, crônicas, poesias… É um dos escritores mais lidos da América Latina. (nota: ano de 2010).
Seu primeiro livro, Parnaso de Além-Túmulo, com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, entre eles os portugueses João de Deus, Antero de Quental e Guerra Junqueiro, e os brasileiros Olavo Bilac, Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos, foi publicado pela primeira vez em 1932. O livro gerou muita polêmica nos círculos literários da época. O de maior tiragem foi Nosso Lar, publicada no ano de 1944, atualmente com mais de 2 milhões de cópias vendidas, atribuído ao espírito André Luiz, sendo o primeiro volume da coleção de 17 obras, todas psicografadas por Chico Xavier, algumas delas em parceria com o médico mineiro Waldo Vieira.
Uma de suas psicografias mais famosas, e que teve repercussão mundial, foi a do caso de Goiânia em que José Divino Nunes, acusado de matar o melhor amigo, Maurício Henriques, foi inocentado pelo juiz que aceitou como prova válida (entre outras que também foram apresentadas pela defesa) um depoimento da própria vítima, já falecida, através de texto psicografado por Chico Xavier. O caso aconteceu em outubro de 1979, na cidade de Goiânia, Goiás. Assim, o presumido espírito de “Maurício” teria inocentado o amigo dizendo que tudo não teria passado de um acidente.
Religião espírita
Videos de Milagres
Onda Espírita no Cinema Nacional Terá Filme de OVNIs
Produtor de "Bezerra de Menezes" (2008), precursor da onda espírita no cinema brasileiro, Luis Eduardo Girão está em Los Angeles a fim de negociar a distribuição de mais um filme do mesmo segmento.
Trata-se
"Área Q", uma coprodução Brasil/Estados Unidos, com a participação de
Isaiah Washington, ator texano da série "Grey's Anatomy", e os
brasileiros Tânia Kalhil e Murilo Rosa.
O longa mistura ufologia, reencarnação e comunicação com espíritos.
As
filmagens de "Área Q" já terminaram, assim como as de outro filme
espírita de Girão, "As Mães de Chico Xavier", a respeito de mensagens
psicografadas.
O
longa é inspirado no livro "Por trás do Véu de Ísis", de Marcel Souto
Maior, também autor da biografia de Chico Xavier que deu origem ao
filme de Daniel Filho, a maior bilheteria do cinema nacional do ano.
Girão conta à Folha que "As Mães de Chico Xavier" já tem data de lançamento: 1º de abril do próximo ano, com distribuição da Paris Filmes.
Para
o produtor cearense, o sucesso dos filmes espíritas "Chico Xavier" e
"Nosso Lar" (que chegou a um milhão de espectadores em apenas cinco
dias) mostra "definitivamente essa nova e irreversível tendência do
cinema nacional, cuja marca é a espiritualidade e a cultura da paz".
"O Brasil vai exportar essa nova forma de fazer cinema para o mundo", acredita.
Dalai Lama
Tenzin Gyatso,
monge e doutor em filosofia budista, Prêmio Nobel da Paz, agraciado com
mais de 100 títulos honoris causa, líder e mentor do povo tibetano, 14º Dalai Lama, é uma das vozes mais lúcidas e comprometidas com a paz, o diálogo e a compaixão no cenário mundial contemporâneo.
Pesquisador infatigável, abriu as portas para o encontro da ciência com a espiritualidade quando, em 1987, reuniu-se durante uma semana com cinco cientistas ocidentais para debater a proximidade entre o budismo e as ciências cognitivas. A partir dali criaram-se centros e fóruns internacionais onde a experiências espiritual é estudada e acolhida como aspiração genuína de um saber que revela novos espaços de consciência e expressão.Cidadão planetário, manifesta especial interesse pelas pontes, articulações, sinapses, desafiando ortodoxias que retardam o exercício da vocação humana para o cuidado mútuo, a convivialidade e a cooperação. Nesse sentido apela para que cada um de nós aprenda a trabalhar em benefício não só de si próprio sua família ou nação, mas em prol da humanidade como um todo.
A responsabilidade é a chave para a sobrevivência do humano e é a melhor garantia para implementar os valores universais e a paz.
Segunda a tradição do Tibet, os dalai lamas são reconhecidos como a reencarnação do príncipe Chenrezig, o Avalokitesvara, o portador do lótus branco, que representa a compaixão, ou mais simplesmente como uma das reencarnações de Buda. Sua Santidade, o dalai lama, é o líder temporal e espiritual do povo do Tibete.
Nasceu em 6 de julho de 1935, numa família de camponeses da pequena vila de Taktser, na provincia de Amdo, situada no nordeste do Tibet.
Seu nome era Lhamo Dhondup até o momento em que, com dois anos de idade, Sua Santidade foi reconhecido como sendo a reencarnação de seu predecessor, o 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso. Os Dalai Lamas são tidos como manifestações de Avalokiteshvara ou Chenrezig, o Bodhisattva da Compaixão e patrono do Tibet.
Um Bodhisattva é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade.
Iniciou seus estudos aos seis anos. O currículo consistia de cinco disciplinas maiores e cinco menores. As maiores são: lógica, arte e cultura tibetana, sânscrito, medicina e filosofia budista — e esta por sua vez se compõe de outras cinco categorias: Prajnaparamita, a perfeição da sabedoria; Madhyamika, a filosofia do Caminho do Meio; Vinaya, o cânone da disciplina monástica; Abhidharma, metafísica; ePramana, lógica e epistemologia. As disciplinas menores são: poesia, música e teatro, astrologia, gramática e sinônimos. Aos 23 anos, fez seu exame final no Templo de Jokhang, em Lhasa, durante o o Festival Anual de Orações Mönlam. Foi aprovado com honras e recebeu o grau de Geshe Lharampa (título máximo, equivalente a um Doutorado em Filosofia ). Em complemento a esses temas budistas, estudou inglês, ciências, geografia e matemática. Mudou-se para Lhasa, a capital do Tibet, passando a residir no Palácio de Potala, onde iniciou um longo preparo para sua missão. Em Lhasa realizou seus estudos preparatórios de história e filosofia e tornou-se líder espiritual do Tibet.
Com a invasão do Tibet pela China, em 1950, com 15 anos de idade, o Dalai Lama tornou-se chefe de Estado, passando a liderar as negociações pela soberania do Tibet. Aos 24 fez seus exames preliminares nas três universidades monásticas: Drepung, Sera e Gandre. No ano seguinte concluiu o doutorado em filosofia budista.
Em 1954, foi a Beijing para tratativas de paz com Mao Tsetung e outros lideres chineses, como Chou En-Lai e Deng Xiaoping. Em 1956, durante visita à Índia para participar das festividades do aniversário de 2500 anos de Buda, esteve presente em uma série de reuniões com Nehru, o Primeiro Ministro Indiano, e o Premiê Chou, sobre a situação do Tibet que se deteriorava rapidamente.
Seus esforços para alcançar uma solução pacífica para o problema
sino-tibetano foram frustrados pelas atrocidades da política chinesa,no
leste do Tibet, dando origem a um levante popular. Esse movimento de
resistência espalhou-se por outras partes do País, e em 10 de Março de
1959, Lhasa, a capital do Tibet,explodiu em um grande levante. As
manifestações da resistência tibetana exigiam que a China deixasse o
Tibet,reafirmando a sua independência.Ao contrário de seus predecessores,o Dalai Lama estabeleceu contato com dirigentes e líderes religiosos de todos o mundo. Após
uma fracassada rebelião nacionalista, em 1959, o Dalai Lama fugiu para o
exílio, na Índia. Foi seguido por 80 mil tibetanos. Quando a situação
se tornou insustentável, pediu-se ao Dalai Lama que saísse do país para
continuar no exílio a luta pela libertação. A partir de 1960, o Dalai
Lama passou a residir na cidade de Dharamsala, na Índia, que se tornou a
sede do Governo Tibetano no Exílio. A cidade ficou conhecida como
“pequena Lhasa”.Durante os vinte
anos seguintes, o Dalai Lama encetou esforços para encontrar uma solução
pacífica para a independência do Tibet, embora o Governo Tibetano no
Exílio e o governo da China não mantivesem relações diplomáticas. A
partir de 1980, uma série de esforços diplomáticos foram realizados no
sentido de favorecer a reaproximação entre os dois governos.
Em setembro de 1987, Sua Santidade propôs o Plano de Paz de Cinco Pontos para o Tibet, como um primeiro passo na direção de uma solução pacífica para a situação que rapidamente se deteriorava no país. Em sua visão, o Tibet se tornaria um santuário, uma zona de paz no coração da Ásia, em que todos os seres sencientes poderiam viver em harmonia, com o delicado equilíbrio ambiental preservado. A China, até o momento, não respondeu positivamente às várias propostas de paz criadas por Sua Santidade.
O Plano de Cinco Pontos
Em seu discurso aos membros do Congresso Americano em Washington, D.C., realizado em 21 de setembro de 1987, Sua Santidade propôs o seguinte plano de paz, composto por cinco pontos básicos:
Em 10 de Dezembro de 1989, Sua Santidade aceitou o prêmio em nome de todos os oprimidos no mundo e daqueles que lutam pela liberdade e trabalham pela paz mundial e pleo povo do Tibet. Em suas considerações, disse: “O prêmio reafirma a nossa convicção de que com a verdade, coragem e determinação como nossas armas, o Tibet será libertado. Nossa luta deve permanecer sem violência e livre de ódio.”
Ele também enviou uma mensagem de encorajamento pelo movimento democrático chinês, cuja recente manifestação na Praça da Paz Celestial havia sido alvo de brutal repressão. “Na China, o movimento popular pela democracia foi subjugado pela força bruta, em junho deste ano. Não acredito que as manifestações foram em vão, porque o espírito de liberdade renasceu no povo chinês, e a China não pode escapar do impacto desse espírito, que sopra em muitas partes do mundo. Os corajosos estudantes e seus defensores mostraram à liderança chinesa e ao mundo a face humana daquela grande nação.”
Em 1991, encontrou-se com o Presidente dos Estados Unidos da América, George Bush, Neill Kinnock, os ministros das Relações Exteriores da França e da Suíça, o Chanceler e Presidente da Áustria, e vários outros membros de governo estrangeiros. Em reuniões com líderes políticos, religiosos, culturais e comerciais, como também em grandes platéias em universidades, igrejas ou centros comunitários, falou de sua crença na união da família humana e da necessidade do desenvolvimento de um senso de responsabilidade universal.
Sua Santidade disse: “Vivemos atualmente em um mundo interdependente. Os problemas de uma Nação não podem ser solucionados muito tempo somente por ela mesma. Sem um senso de responsabilidade universal, nossa sobrevivência está em perigo. Basicamente, responsabilidade universal significa sentir pelo sofrimento de outras pessoas o mesmo que sentimos pelo nosso próprio sofrimento. Eu sempre acreditei num melhor entendimento, numa cooperação mais próxima e num respeito maior entre as várias Nações do mundo. Além disso, sinto que o amor e a compaixão são a tessitura moral para chegar à paz mundial.”
Pesquisador infatigável, abriu as portas para o encontro da ciência com a espiritualidade quando, em 1987, reuniu-se durante uma semana com cinco cientistas ocidentais para debater a proximidade entre o budismo e as ciências cognitivas. A partir dali criaram-se centros e fóruns internacionais onde a experiências espiritual é estudada e acolhida como aspiração genuína de um saber que revela novos espaços de consciência e expressão.Cidadão planetário, manifesta especial interesse pelas pontes, articulações, sinapses, desafiando ortodoxias que retardam o exercício da vocação humana para o cuidado mútuo, a convivialidade e a cooperação. Nesse sentido apela para que cada um de nós aprenda a trabalhar em benefício não só de si próprio sua família ou nação, mas em prol da humanidade como um todo.
A responsabilidade é a chave para a sobrevivência do humano e é a melhor garantia para implementar os valores universais e a paz.
Segunda a tradição do Tibet, os dalai lamas são reconhecidos como a reencarnação do príncipe Chenrezig, o Avalokitesvara, o portador do lótus branco, que representa a compaixão, ou mais simplesmente como uma das reencarnações de Buda. Sua Santidade, o dalai lama, é o líder temporal e espiritual do povo do Tibete.
Nasceu em 6 de julho de 1935, numa família de camponeses da pequena vila de Taktser, na provincia de Amdo, situada no nordeste do Tibet.
Seu nome era Lhamo Dhondup até o momento em que, com dois anos de idade, Sua Santidade foi reconhecido como sendo a reencarnação de seu predecessor, o 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso. Os Dalai Lamas são tidos como manifestações de Avalokiteshvara ou Chenrezig, o Bodhisattva da Compaixão e patrono do Tibet.
Um Bodhisattva é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade.
Iniciou seus estudos aos seis anos. O currículo consistia de cinco disciplinas maiores e cinco menores. As maiores são: lógica, arte e cultura tibetana, sânscrito, medicina e filosofia budista — e esta por sua vez se compõe de outras cinco categorias: Prajnaparamita, a perfeição da sabedoria; Madhyamika, a filosofia do Caminho do Meio; Vinaya, o cânone da disciplina monástica; Abhidharma, metafísica; ePramana, lógica e epistemologia. As disciplinas menores são: poesia, música e teatro, astrologia, gramática e sinônimos. Aos 23 anos, fez seu exame final no Templo de Jokhang, em Lhasa, durante o o Festival Anual de Orações Mönlam. Foi aprovado com honras e recebeu o grau de Geshe Lharampa (título máximo, equivalente a um Doutorado em Filosofia ). Em complemento a esses temas budistas, estudou inglês, ciências, geografia e matemática. Mudou-se para Lhasa, a capital do Tibet, passando a residir no Palácio de Potala, onde iniciou um longo preparo para sua missão. Em Lhasa realizou seus estudos preparatórios de história e filosofia e tornou-se líder espiritual do Tibet.
Com a invasão do Tibet pela China, em 1950, com 15 anos de idade, o Dalai Lama tornou-se chefe de Estado, passando a liderar as negociações pela soberania do Tibet. Aos 24 fez seus exames preliminares nas três universidades monásticas: Drepung, Sera e Gandre. No ano seguinte concluiu o doutorado em filosofia budista.
Em 1954, foi a Beijing para tratativas de paz com Mao Tsetung e outros lideres chineses, como Chou En-Lai e Deng Xiaoping. Em 1956, durante visita à Índia para participar das festividades do aniversário de 2500 anos de Buda, esteve presente em uma série de reuniões com Nehru, o Primeiro Ministro Indiano, e o Premiê Chou, sobre a situação do Tibet que se deteriorava rapidamente.
Em setembro de 1987, Sua Santidade propôs o Plano de Paz de Cinco Pontos para o Tibet, como um primeiro passo na direção de uma solução pacífica para a situação que rapidamente se deteriorava no país. Em sua visão, o Tibet se tornaria um santuário, uma zona de paz no coração da Ásia, em que todos os seres sencientes poderiam viver em harmonia, com o delicado equilíbrio ambiental preservado. A China, até o momento, não respondeu positivamente às várias propostas de paz criadas por Sua Santidade.
O Plano de Cinco Pontos
Em seu discurso aos membros do Congresso Americano em Washington, D.C., realizado em 21 de setembro de 1987, Sua Santidade propôs o seguinte plano de paz, composto por cinco pontos básicos:
- Transformação de todo o Tibet em uma zona de paz.
- Cessação da política chinesa de transferência de população, que ameaça a própria existência dos tibetanos como povo.
- Respeito pelos direitos humanos fundamentais dos tibetanos, bem como de suas liberdades democráticas.
- Restauração e proteção do ambiente natural tibetano, e o abandono do uso do território tibetano, pela China, para produção de armas nucleares e como depósito de lixo nuclear.
- Início de negociações sérias sobre o futuro status do Tibet e das relações entre os povos chinês e tibetano.
Charge bastante elucidativa pois mostra que ambos os líderes estão enfrentando problemas nos seus respectivos países e que esse encontro representa uma aproximação, mas também atritos. Obama recebe Dalai Lama e promete apoio para preservar identidade do Tibete ,Presidente também pediu ‘diálogo direto’ com a China na questão tibetana. Encontro na Casa Branca provocou protesto do governo chinês.
O Dalai Lama tornou-se uma personalidade mundial, representando o esforço de paz entre os homens. Em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.O Prêmio Nobel da Paz de 1989
A decisão do Comitê Norueguês do Prêmio Nobel de conferir à Sua Santidade o Prêmio da Paz ganhou reconhecimento e aplauso mundial. A citação diz: “O Comitê deseja enfatizar o fato de que o Dalai Lama, em sua luta para a liberação do Tibet, constantemente se opõe ao uso da violência. Ele, em vez disto, advoga soluções pacíficas baseadas na tolerância e respeito mútuos para a preservação da herança cultural e histórica de seu povo. O Dalai Lama desenvolveu sua filosofia de paz com uma grande reverência por todas as coisas vivas, e um conceito de responsabilidade universal que envolve toda a humanidade e também a natureza. Na opinião do Comitê, o Dalai Lama vem se conduzindo com propostas construtivas e visionárias para a solução de conflitos internacionais, questões de direitos humanos e problemas ambientais globais.“Em 10 de Dezembro de 1989, Sua Santidade aceitou o prêmio em nome de todos os oprimidos no mundo e daqueles que lutam pela liberdade e trabalham pela paz mundial e pleo povo do Tibet. Em suas considerações, disse: “O prêmio reafirma a nossa convicção de que com a verdade, coragem e determinação como nossas armas, o Tibet será libertado. Nossa luta deve permanecer sem violência e livre de ódio.”
Ele também enviou uma mensagem de encorajamento pelo movimento democrático chinês, cuja recente manifestação na Praça da Paz Celestial havia sido alvo de brutal repressão. “Na China, o movimento popular pela democracia foi subjugado pela força bruta, em junho deste ano. Não acredito que as manifestações foram em vão, porque o espírito de liberdade renasceu no povo chinês, e a China não pode escapar do impacto desse espírito, que sopra em muitas partes do mundo. Os corajosos estudantes e seus defensores mostraram à liderança chinesa e ao mundo a face humana daquela grande nação.”
Em 1991, encontrou-se com o Presidente dos Estados Unidos da América, George Bush, Neill Kinnock, os ministros das Relações Exteriores da França e da Suíça, o Chanceler e Presidente da Áustria, e vários outros membros de governo estrangeiros. Em reuniões com líderes políticos, religiosos, culturais e comerciais, como também em grandes platéias em universidades, igrejas ou centros comunitários, falou de sua crença na união da família humana e da necessidade do desenvolvimento de um senso de responsabilidade universal.
Sua Santidade disse: “Vivemos atualmente em um mundo interdependente. Os problemas de uma Nação não podem ser solucionados muito tempo somente por ela mesma. Sem um senso de responsabilidade universal, nossa sobrevivência está em perigo. Basicamente, responsabilidade universal significa sentir pelo sofrimento de outras pessoas o mesmo que sentimos pelo nosso próprio sofrimento. Eu sempre acreditei num melhor entendimento, numa cooperação mais próxima e num respeito maior entre as várias Nações do mundo. Além disso, sinto que o amor e a compaixão são a tessitura moral para chegar à paz mundial.”
Ao revelar as suas maiores fontes de inspiração, ele normalmente cita seus versos favoritos, encontrados nos escritos do reconhecido santo budista Shantideva:
Enquanto o espaço existir,
enquanto seres humanos permanecerem,
devo eu também permanecer
para dissipar a miséria do mundo.