MACEIÓ
Capital - Alagoas
.
.
Maceió
Maceió é a capital do estado de Alagoas, o menor estado brasileiro segundo. Como um estado da região nordeste, que partilha fronteiras com Pernambuco, Bahia, Sergipe. A parte oriental está localizado no Oceano Atlântico. A cidade de Maceió abriga uma série de altitude média urbana beaches.The é de 7 m. De acordo com estimativas do IBGE (2011), a cidade conta com 943 mil habitantes. O Índice de Desenvolvimento Humano é 0,739 ("médio"; PNUD, 2000).
História
Em 1609, uma usina de açúcar foi construída no local de Maceió. Logo, as casas foram construídas perto da usina, marcando o nascimento da cidade de Maceió. Em 1673, o rei de Portugal ordenou Visconde de Barbacena a construção de uma fortaleza no Porto de Jaraguá, a fim de evitar o comércio ilegal de Pau-Brasil, a madeira preciosa brasileira.
"Maceió" O nome é derivado da palavra tupi "Macayo 'ou' Macaio-k ', que tem o significado de" o que atinge as zonas húmidas ", referindo-se aos numerosos cursos de água que saem do solo, no mar .
O pequeno povoado continha uma pequena capela que foi dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres. No mesmo local é construída a Igreja Matriz. Em 5 de dezembro de 1815, o desenvolvimento do assentamento recebeu um impulso significativo quando o Porto de Jaraguá - de importância para a exportação de açúcar, tabaco, coco e especiarias - foi desmembrado da Vila das Alagoas (hoje Marechal Deodoro). Naquele dia, Dom João VI, ainda residente no Brasil, assinaram o documento que realizou o desmembramento.
Em 1817, quando a capitania de Alagoas foi criado, desmembrado de Pernambuco, o novo governador, Augustinho da Silva Neves, começou o polêmico processo de transferência da capital de Vila das Alagoas para Maceió. Forças expedição militar de capitanias vizinhas da Bahia e Pernambuco tinha que chegar em Maceió, para manter a ordem. Em 16 de dezembro de 1839, a transferência da capital foi completa. Maceió iniciou o desenvolvimento político, administrativo, enquanto que uma nova fase do comércio foi iniciado, e industrialização de um começo, também.
Em 1844, as tropas de guerrilha (cabanas) invadiram a nova capital. Eles tinham uma série de exigências para o presidente da província de Alagoas, mas ele se recusou a essas demandas. Os invasores foram expulsos, mas voltaram duas semanas depois. O guerrilheiro invadiram o consulado britânico e levou o vice-cônsul como sua refém. Tropas federais de Pernambuco derrotou os guerrilheiros, e matou os seus líderes.
Em 1 de fevereiro de 1912, bairros da comunidade afro-brasileira foram atacados. Objetos religiosos de seu culto foram confiscados e queimados publicamente. Seus líderes religiosos foram punidos em público. Não se sabe quantos afro-brasileiros foram mortos durante este ato de intolerância e racismo. Um século depois, em 2012, o governo do Estado de Alagoas pediu desculpas publicamente por este "Quebra de Xangô".
A atividade econômica
Durante séculos, a cana-de-açúcar é a principal atividade agrícola no estado de Alagoas. No entanto, a produção contribui muito pouco para a economia local. A região de Maceió é rico em sal-gema. Por isso, um certo número de indústrias químicas está localizado na cidade. Alagoas é um dos maiores produtores de gás natural no Brasil. Atividades comerciais e de turismo são as principais atividades econômicas em Maceió. As praias urbanas e praias em regiões vizinhas atrair grande número de turistas brasileiros e estrangeiros, incluindo turistas que chegam com os navios de cruzeiro.
O que ver
Maceió é uma cidade relativamente jovem, mas seu centro abriga uma série de edifícios históricos. Palácio Floriano Peixoto (1893), inicialmente conhecido como "Palácio dos Martírios (Mártires)", é a sede do governo do estado de Alagoas. O Museu do Palácio (Mupa) possui um acervo de móveis e chrystals a partir do século 19 e 20. No outro lado da Praça Dom Pedro II é a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios.
é a Catedral Metropolitana (1840), também conhecida por Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. O altar é feito de madeira de cedro, e é ladeado por altares menores para São Sebastião e São Miguel. Um detalhe, o primeiro presidente do Brasil República Marechal Deodoro da Fonseca é das Alagoas mais conhecida como a terra dos marechais!
Hino Nacional do Brasil [Oficial + Legenda]
Carregando...
Maceió: sol, sal e saudades
Maceió – Alagoas
Alagoas Turismo
Maragogi – Hoje em Dia
Praia do Francês
Praia do Gunga