Blog

Blog

3 de out. de 2012

Navegando na internet!... E de helicóptero!



Pegue carona com pilotos de paramotor em manobras radicais 


O vídeo acima, que faz com que morramos de vontade de pendurar um ventilador gigante e um paraquedas nas costas e sair voando por aí, mostra algumas cenas de uma competição de paramotor, uma adaptação do parapente que não depende da força do vento para voar, graças ao motor do dispositivo.
Segundo as informações do site oficial da competição, essa modalidade existe desde a década de 90, e as provas envolvem um percurso definido por torres de 12 metros de altura, as quais os pilotos devem contornar a baixas altitudes e dentro do menor tempo possível. Independente de ser um esporte radical regulamentado ou não, é impossível não querer se juntar ao pessoal do clipe, você não acha?

Fontes: YouTube e Parabatix

Helicóptero desmonta ao tentar levantar voo no Pará 


Lembra-se daquelas cenas em desenhos animados em que um carro se desmonta de repente por conta de seu péssimo estado? Pois esse tipo de situação deixa de ser exclusividade de animações infantis, já que um “acidente” com um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará fez com que suas peças começassem a cair enquanto o veículo tentava levantar voo.
As imagens foram registradas Marituba, cidade da Região Metropolitana de Belém. Como pode ser visto no vídeo acima, toda a estrutura começou a sacudir à medida que as hélices começavam a girar. Então, em questão de segundos, tudo veio a baixo. Ninguém se feriu gravemente.
Porém, ao contrário do que os desenhos animados nos ensinaram, não se trata de má conservação. De acordo com o chefe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, tenente-coronel Maurício Teixeira, trata-se de um caso de ressonância, em que a força do motor, em conjunto com outros fatores, faz com que toda a estrutura vibre de modo que pode comprometer sua estabilidade.
A Aeronáutica está investigando as causas do acidente.

Montar a decoração de Natal com um helicóptero pode ser perigoso 

Se você está começando os preparativos para arrumar a sua decoração de Natal, evite usar um helicóptero. Um incidente ocorrido na cidade de Auckland, na Nova Zelândia, mostra o que aconteceu com um piloto que se aproximou demais de uma torre.
Ao ficar muito perto dela, as hélices acabaram tocando a estrutura metálica, fazendo com que o helicóptero imediatamente caísse. Felizmente, o piloto Greg Gibble saiu ileso do acidente. Confira no vídeo acima o exato momento do toque e a queda.

Avião ou helicóptero? Conheça o espetacular F-35B


A Lockheed Martin, fabricante de veículos militares, revelou uma nova sessão de testes com o F-35B, seu caça supersônico, exibindo suas capacidades exclusivas. A experiência ocorreu sobre o USS Wasp, o navio cargueiro do exército dos Estados Unidos, mostrando como o jato dispensa o uso de catapultas e outros acessórios comumente utilizados para a decolagem nestas embarcações.
Aparentemente, a aeronave é um jato comum, mas seu motor pode ser direcionado para baixo, acionando um gigantesco ventilador com força suficiente para levantá-lo do chão e executar uma decolagem na vertical. Quando o veículo está totalmente carregado, o piloto deve locomover o jato para realizar a decolagem, embora a distância necessária seja realmente curta, já que o ventilador auxilia no processo.


Helicóptero comandado por computador pousa em caminhão em movimento

Nova tecnologia usa câmeras instaladas em veículo para realizar aterrissagem sem a interferência de um piloto.

Até que ponto é preciso de um ser humano para pilotar um veículo? Uma parceria feita pelas empresas DCNS e Thales apresentou ao mundo uma nova tecnologia para ser usada em helicópteros que simplesmente dispensa a presença de uma pessoa para comandar a aterrissagem.
Para isso, foi usado um helicóptero Boeing H-6U Unmanned Little Bird com diversas câmeras instaladas em sua estrutura, as quais identificam o ambiente ao seu redor e realizam um pouso praticamente perfeito. No vídeo de apresentação, o veículo reconhece um heliporto localizado sobre um caminhão e consegue aterrissar sem maiores problemas. Para comprovar a realidade da tecnologia, o feito foi gravado por vários ângulos.
A novidade ainda está seus estágios iniciais, sendo utilizada somente por aeronaves das forças aéreas para operações-testes sobre o mar. A expectativa é que essa tecnologia permita a criação de novos modelos mais baratos e seguros que dispensem a interferência humana — e que possivelmente serão usados em missões militares.