Blog

Blog

21 de out. de 2012

Navegando na internet



Antoni GAUDì - Basílica da Sagrada Familia (Barcelona - Espanha)



China - O Império do Centro - Medicina Milenar


 Fidel pede aos jovens lutarem para evitar uma guerra nuclear


O comandante-em-chefe Fidel Castro assegurou hoje, 2 de setembro, que é possível vencer na grande batalha por preservar o mundo duma contenda nuclear que resultaria em seu fim, e defender o direito de todos os seres humanos a viver.

A ponto de completar-se 65 anos de seu ingresso no ensino superior, o líder cubano retornou à Universidade de Havana, onde, como já ele disse outras vezes e reafirmou nesta manhã, tornou-se revolucionário e descobriu seu verdadeiro destino, e dali instou novamente a governos e povos a salvarem a paz, a vida e o futuro.

"O tempo de que dispõe a Humanidade para travar esta batalha é incrivelmente limitado", advertiu o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, referindo-se ao perigo real e iminente de outra guerra no Oriente Médio, cujas consequências para o mundo são imprevisíveis e podem ser catastróficas.

Envergando roupa verde-oliva, aos pés do monumento à Alma Máter e perante uma entusiástica multidão que lotou a histórica escada e suas proximidades, Fidel leu sua mensagem aos estudantes universitários de Cuba, que é também um apelo a lutar contra aqueles que impuseram ao mundo um sistema que ameaça hoje a sobrevivência mesma do planeta e da espécie humana.

"Estamos aqui para convencer, dissuadir e evitar uma guerra que fará finita a esperança, para demonstrar que o amor à vida é devoção de todos", afirmou por seu lado a presidenta da Federação Estudantil Universitária (FEU), de Cuba, Maydel Gómez Lago.

"Até o último minuto estaremos exigindo o direito à vida, não queremos morrer desta maneira absurda, queremos tornar realidade nossos sonhos", enfatizou a jovem. E apelando ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exigiu-lhe fazer uso da faculdade que tem de impedir que em poucos dias a guerra seja o drama de todos.

Aos universitários do mundo inteiro instou a aderirem a esta luta e expressou: "Temos o direito de lutar por nosso futuro, temos o dever de construí-lo. Ainda estamos a tempo. Lutemos pela paz, a vida não perdoará que façamos menos".

O diretor da revista Alma Máter, voz dos universitários cubanos, Yoerky Sánchez Cuéllar, falou também, mas em versos, para exigir do inquilino da Casa Branca, não só que não puxe o gatilho, mas também a destruição de todas as armas nucleares.

"O senhor deve escutar Fidel, que não está sendo alarmista e tampouco catastrofista, mas que vê que este mundo pode sumir num segundo se a paz não for conquistada", refletiu em décimas o jovem, também deputado à Assembleia Nacional do Poder Popular.

"Cá estamos, comandante cá está sua juventude que sente a gratidão de vê-lo tão saudável, de escutá-lo a cada instante, de ler suas Reflexões, de conhecer as razões pelas quais está preocupado e de tê-lo acompanhado nestas novas missões", concluiu.

Vídeo: Tijolaço

 Dia do Guerrilheiro Heróico: 8 de outubro




Por que será que o Che
Tem este perigoso costume
De seguir sempre renascendo?
Quanto mais o insultam,
O manipulam
O atraiçoam
Mais ele renasce.
Ele é o mais renascedor de todos!
Não será por que Che
Dizia o que pensava e fazia o que dizia?
Não será por isso que segue sendo
tão extraordinário,
Num mundo onde palavras
e atos tão raramente se encontram?
E quando se encontram
raramente se saúdam
Por que não se reconhecem?

Eduardo Galeano

"A história não necessitou de que passasse o tempo para fazer-se lenda, agora me lembro da força profunda e bela que emanava, sem cessar, dentro deste homem. Tinha, recordo, um olhar como a alvorada: aquela maneira de olhar dos homens que creem".

Eduardo Galeano, "CHE GUEVARA – Sierra Maestra: da guerrilha ao poder"

 Olhos nos Olhos - Maria Bethania e Chico Buarque


 Os 33 - A tragédia que traz reflexões


Não é Deus que confina o homem em minas de ouro e cobre ou em buracos subterrâneos (do  corpo, da mente e do espírito), mas sim a sua própria vontade?

A busca desenfreada pelo mundo material (o "Ter" e não o "Ser") não tem limites!

Esta tragédia traz uma reflexão para a humanidade

Nós estamos, neste momento, nos sentindo confinados com os braços atados e os olhos bem arregalados diante desta tragédia.

Perguntamos quase que em uma só voz: o que buscamos verdadeiramente nas profundezas da terra?

A Mãe Gaia não confina seus filhos jamais, mas guarda em seu útero um próximo viver.

Um pássaro (a Fênix) faz revoadas sobre os escombros e traz a notícia tão esperada:

Uma profunda reflexão de tantos acidentes acontecendo no útero da terra.
Assim como a ferida que jorrou o sangue (petróleo) por meses no mar do Caribe.

A Mãe Gaia chora pelos seus filhos, mas nos dá a lição de quem como mãe nos educa severamente.

Trinta e três é um número bastante simbólico.

O nome da mina é San Jose, portanto o nome a quem estes homens talvez devam tanta fé, perseverança e esperança!

Trecho do Salmo 40 - Lido aos 33 mineiros:

Esperei anciosamente por Javé.

Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu grito.

Fez-me subir da cova fatal e do brejo lodoso.

Colocou os meus pés sobre a rocha e firmou os meus passos.

Pôs em minha boca um cântico novo, um louvor ao nosso Deus.

Vendo isso, muitos irão temer, e confiarão em Javé.

 Teresa de Calcutá - 100 Anos


"O senhor não daria banho em um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho em um leproso"

Agnes Gonxha Bojaxhiu (Madre Teresa de Calcutá)
26/08/1910 - 05/09/1997