Blog

Blog

16 de out. de 2012

Sátira aos ursos polares consumindo refrigerante


Vídeo satiriza publicidade de refrigerante que usa urso polar como garoto-propaganda com animação mostrando os malefícios de seu consumo.


Uma conhecida marca de refrigerante sabor cola (tá bom, foi a Coca-cola) utilizou (utiliza?) ursos polares fofos e branquinhos em seus anúncios publicitários. Agora a Center for Science in the Public Interest, uma organização de proteção ao consumidor, lançou uma paródia denominada 'The Real Bears' (Os Verdadeiros Ursos) que fala de doenças ligadas ao consumo de açúcar. Em apenas dois dias, o vídeo americano, lançado no último dia 9 no YouTube, teve mais de 250 mil acessos e já está com mais de um milhão de visualizações.


Com a música "Sugar" ao fundo, feita especialmente para a campanha,o vídeo conta a história de ursos polares viciados em refrigerante que vão desenvolvendo doenças como obesidade, diabetes e disfunção erétil.

Lata de Coca-cola
para uma campanha
para salvar ursos polares.
Fonte: PopSop
Ao mostrar um problema de saúde causado pelo consumo da bebida são mostrados dados científicas que fundamentam e dão a dimensão de cada um deles.

As informações citadas pelo vídeo são as seguinte, em ordem de aparição:

- Refrigerantes e outras bebidas adoçadas são a maior fonte de calorias da sua alimentação. Fonte: 2011 Dietary Guidelines for Americans
- Uma porção extra de bebidas adoçadas por dia eleva o risco de obesidade de uma criança em 60%. Fonte: The Lancet, 2001
- Um ou dois copos de bebidas adoçadas por dia aumenta o risco de diabetes tipo 2 em cerca de 25%. Fonte: Diabetes Care, 2010
- Cerca de metade dos homens com diabetes vai ter problemas de ereção. Fonte: Current Diabetes Reports, 2005
- O açúcar e ácidos contidos em refrigerantes favorecem a queda dos dentes. Fonte: Surgeon General’s Report On Oral Health, 2010
- A diabetes é a causa de mais de 60 mil amputações por ano, US Centers for Disease Control (CDC)
A campanha politicamente correta, porém, termina de forma nada ecológica. Após perceberem os riscos de tomar refrigerante em excesso, os ursos decidem despejar o líquido no oceano.

A crítica à multinacional Coca-cola fica clara, já que os ursos polares são tradicionalmente os mascotes dos comerciais da empresa. O anúncio foi feito pelo publicitário americano Alex Bogusky, que no passado já atendeu a Coca-Cola e hoje ataca a indústria das bebidas açucaradas.

O site G1 procurou a Coca-Cola do Brasil, que até o momento não comentou o assunto.

Fonte: G1, CSPINet.org


[Via BBA]