Arctic Monkeys: é nosso dever manter o rock vivo
Em épocas de domínio do pop no meio radiofônico, o vocalista e
guitarrista do Arctic Monkeys, Alex Turner, deu uma declaração um tanto
quanto pretenciosa à revista britânica Shortlist. “É nosso dever manter o
rock vivo”, justificando a escolha de “Don’t Sit Down (Cause I’ve Moved
Your Chair)” como o primeiro single do quarto e novíssimo álbum “Suck
It And See”.
“Don’t Sit Down” é uma das canções mais pesadas do disco. “As pessoas perguntaram-nos por que é que editamos ‘essa canção’ como single de apresentação, não sendo das mais pop do disco. E eu digo que é porque tem guitarras pesadas e para que se ouça música com esses instrumentos numa rádio dominada pelo pop. Mas também porque somos das poucas bandas de guitarras que tocam nas emissoras durante o dia. É quase um dever pôr uma canção destas na parada”, esclareceu.
Ainda sobre o domínio da música pop nas rádios, Turner foi diplomático. “Não é que tudo seja uma porcaria e nós sejamos totalmente contra. Não é esse o caso, há grandes canções pop. Algumas são um absurdo, mas não estamos tentando destruí-las”.
“Don’t Sit Down” é uma das canções mais pesadas do disco. “As pessoas perguntaram-nos por que é que editamos ‘essa canção’ como single de apresentação, não sendo das mais pop do disco. E eu digo que é porque tem guitarras pesadas e para que se ouça música com esses instrumentos numa rádio dominada pelo pop. Mas também porque somos das poucas bandas de guitarras que tocam nas emissoras durante o dia. É quase um dever pôr uma canção destas na parada”, esclareceu.
Ainda sobre o domínio da música pop nas rádios, Turner foi diplomático. “Não é que tudo seja uma porcaria e nós sejamos totalmente contra. Não é esse o caso, há grandes canções pop. Algumas são um absurdo, mas não estamos tentando destruí-las”.
A melancolia do Röyksopp
Passada a euforia contida no disco Junior (2009), a dupla norueguesa de techno-pop Röyksopp adiciona uma pitada de melancolia e doses generosas de uma sonoridade instrospectiva na complementação do projeto, denominado Senior. O álbum deve chegar às lojas no dia 13 de setembro.
Engane-se quem pensa que Torbjørn Brundtland e Svein Berge farão um estilo mais pop e comercial em Senior. A dupla não dispensa beber da fonte que projetou Junior nas paradas. Senior é a segunda parte deste trabalho e traz nove faixas.
A sonoridade instrospectiva e melancólica, característica da música nórdica, presente no álbum, mostra que o Röyksopp sabe aonde pisa. Inicialmente, Senior aparece com um peso conceitual muito maior do que o disco anterior.
Inclusive, “This War” é a primeira música do novo álbum, “Love in the Age of War” e a primeira canção composta pelo Men Without Hats em 15 anos.
O Fossil Collective
Londres
No mesmo dia da cerimonia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres ocorreu o BT London Live, que toma lugar no principal parque da cidade, o Hyde Park, que desde o inicio de julho já deu lugar aos shows de Soundgarden, Bruce Springsteen, Madonna, Rihanna
No show desta sexta-feira, 27 de julho, se apresentaram quatro músicos, cada um das quatro nações que compõe o Reino Unido: País de Gales, Escócia, Inglaterra e Irlanda do Norte.
O jovem cantor pop Paolo Nutini ficou encarregado de representar a Escócia e aquecer o público presente de 50 mil pessoas, na tarde nublada de Londres. Grande fã de futebol e jogador quando era mais novo, curiosamente ele estava trajando uma camiseta da Copa de Futebol da Argentina de 1978.
Ainda estava claro quando o Duran Duran
entrou no palco por volta das 20h. Alguns críticos se puseram contra,
alegando que eles não eram a escolha certa para representar a Inglaterra
em um concerto grande como o da abertura dos Jogos Olímpicos, mas
tiveram que se render. A banda aproveitou a ocasião para dar um tapinha
na cara de quem proibiu o vídeo da música “Girl Panic”, por considerar muito sexual, entre eles a MTV, mostrando cenas do clipe logo na abertura do concerto.
O show teve uma pausa para a apresentação da cerimônia de abertura, diretamente do Estádio Olímpico de Londres, onde o cineasta britânico Danny Boyle (Trainspotting) mostrou a trajetória da música nos últimos 40 anos, cometendo uma enorme gafe ao não incluir o metal, que foi criado nos subúrbios de Birmingham e Londres. Ícones como Ozzy Osbourne, Black Sabbath, Motörhead, Lemmy Kilmister, Iron Maiden, Led Zeppelin, Deep Purple, Judas Priest entre outros, foram injustamente esquecidos na cerimonia de abertura.
Devido a problemas técnicos, num determinado momento o som foi cortado na transmissão da cerimonia, mas o público presente no Hyde Park, queria mais era se divertir, então alguém começou a puxar o refrão “Always Look on the Bright Side of Life” (algo como “olhe sempre para o lado bom da vida”, eternizado pelo grupo Monty Python no filme “A História de Bryan”).
A transmissão direta do Estádio Olímpico foi interrompida para dar continuidade aos shows de Stereophonics,
que representaram o País de Gales. O show da banda foi até um pouco
estendido, na tentativa de transmitirem a entrada da seleção
Britânica
no Estádio Olímpico, mas como o evento acabou atrasando, resolveram
começar o show do Snow Patrol,
que recentemente anunciou três shows no Brasil, em outubro. Os
escoceses entraram no palco depois das 23h20 e tocaram durante 1h30. Por
ser um dia especial, a prefeitura permitiu que o encerramento do show
ultrapassasse o horário permitido.
A mixagem e masterização da faixa também serão feitas em Nova York, trazendo novamente os músicos do Shaman em sua produção, mas dessa vez em parceria com um famoso produtor americano, do qual o nome a banda ainda faz mistério.
Lançado pela Domino Records, o novo disco do Dirty Projectors leva a assinatura do vocalista David Longstreth na produção. Dave produziu todos os 11 discos da banda, inclusive o último EP, “Mount Wittenberg Orca” (2010), lançado em parceria com a cantora islandesa Björk.
O The Wallflowers
Os Maiores Festivais de Música Eletrônica do Mundo
Estará acontecendo neste final semana na Bélgica o
festival de música eletrônica Tomorrowland, um dos maiores festivais do
mundo que conta com a participação dos melhores Djs e produtores da
atualidade. Para aproveitar a ocasião, eu quero falar também de outros
grandes festivais ao redor do globo que foram ou serão realizados este
ano e um pouco da história de cada um deles. Mais adiante farei outro
post falando sobre os maiores festivais da EDM que acontecem aqui no
Brasil.
Tomorrowland
A começar por ela, Tomorrowland, um festival que teve sua primeira
edição em 2005 e é realizado na Bélgica. Ela foi inspirada no festival
Mysteryland, que está em vigor desde 1993 na Holanda. Baseia-se em uma
decoração de conto de fadas, uma maneira mágica para o público apreciar a
música eletrônica. Na versão deste ano, Tomorrowland conta com um
impressionante line-up de 400 DJs, incluindo nomes bem conhecidos como
Avicii, Swedish House Mafia, Skrillex, Hardwell, David Guetta, Steve
Aoki e Afrojack. Também terá este ano a primeira participação de
brasileiros no festival, que é será a dupla carioca Felguk. A festa
atrai um público de aproximadamente 180 mil pessoas, vindas de todos os
cantos do mundo. Confira o trailer oficial do festival:
Electric Zoo
Outro grande festival que está por acontecer é o Electric Zoo. Ele
será realizado na grande cidade americana de Nova Iorque entre o final
de agosto e o começo de setembro. Inaugurado em 2009, o Electric Zoo
trazia logo de cara atrações como Armin van Buuren, Deadmau5, David
Guetta e Ferry Corsten, embora teve um público 26 mil pessoas. Mas nos
anos seguintes o festival se expandiu muito, passando a ter 3 noites e
abrigando mais de 80 mil pessoas. Na versão de 2012, o Electric Zoo traz
um line-up com mais de 100 artistas, entre eles David Guetta, Laidback
Luke, Hardwell, Axwell, Above & Beyond, Dada Life, Sander van Doorn,
Benny Benassi, Wolfgang Gartner, Martin Solveig, Tiësto, Skrillex,Knife
Party, Dash Berlin e Diplo. Quer mais que isso?
Creamfields
Se é para falar em um festival com anos de tradição, então nenhum é
melhor que Creamfields. Nascido em Liverpool (Inglaterra) em 1998, o
festival tinha como ideia reunir as principais vertentes da música
eletrônica em um grande espaço com milhares de jovens e os principais
DJ's do mundo. Seguidos anos após sua inauguração, tornou-se o mais
importante evento de música eletrônica do mundo. Atualmente, o festival é
realizado em diversos países, inclusive no Brasil, que este ano
aconteceu na cidade de Florianópolis. O maior publico já registrado em
uma Creamfields foi em Buenos Aires, quando aproximadamente 75 mil
pessoas compareceram ao festival. O evento oficial na cidade de
Liverpol, está marcado para a metade do mês de agosto e trará nomes como
os que você verá no vídeo a seguir:
Sensation
Assim como a Creamfields, a Sensation também é realizada em diversos
países do mundo. Ela é conhecida por ser o maior festival indoor
(ambiente fechado) de música eletrônica, atraindo públicos de até 40 mil
pessoas. A Sensation teve origem em Amsterdam, Holanda, no ano de 2000.
O evento era dividido em duas versões, a Sensation White, que se concentrava mais no Trance e na House music, e a Sensation Black, que se concentrava em estilos mais "sombrios" como o Hardstyle e o hardcore. Sendo a Sensation White a edição mais bem sucedida, em 2008 resolveram batiza-la de "Sensation" apenas, a Sensation
Black por sua vez passou a ser chamada de "Black" apenas.
Anteriormente, a Sensation costumava ser um evento mais voltado a música
Trance, trazendo nomes como Tiësto,
Armin van Buuren, Ferry Corsten, Paul van Dyk e Sander van Doorn, mas
como a popularidade do estilo recuou nos últimos anos o festival se
adaptou alterando a sua
programação para adicionar também o House e o Electro house. Aqui no
Brasil o evento é conhecido como Skol Sensation, e na sua última edição
teve a participação dos Djs Dennis Ferrer, Armand van Helden, Fedde Le
Grand, Joris Voorn & 2000 and One, Wehbba e o Dj residente da festa
Mr. White. Abaixo o vídeo da Sensation 2012 Amsterdam:
O que é House music?
Para saber mais sobre este grande
gênero da música eletrônica, assistam "Pump Up The Volume". Um incrível
documentário que tem duração de 3 horas e mostra como, quando, e onde
nasceu a House music. O documentário está legendado em português e
possui uma ótima trilha sonora, vale muito a pena dedicar um tempinho e
assisti-lo.
Toda semana o Minilua traz para você um Top 10 a nível mundial, contando com as músicas que estão em 1º lugar nos quatro cantos do planeta.
Confira:
1º lugar no Reino Unido
Artista: Matt Cardle
Música: When We Collide
1º lugar na Índia
Artista: Teri Sajni
Música: Master Saleem
1º lugar na Argentina
Artista: Juanes
Música: Y No Regressas
1º lugar na Itália
Artista: Jovanotti
Música: Tutto L’Amore Che Ho
1º lugar no Canadá
Artista: Fefe Dobson
Música: Stutterin
1º lugar na França
Artista: Mylene Farmer
Música: Oui mais… Non
1º lugar na Bélgica
Artista: Stromae
Música: Alors On Danse
1º lugar na Rússia
Artista: Maksim
Música: Dozhd
Bônus – 1º lugar no Brasil
Artista: Gloria
Música: Vai Pagar Caro Por Me Conhecer
1º lugar na Austrália
Artista: Short Stack
Música: Planets
1º lugar no Japão
Artista: Reaching You
Música: Flumpool
1º lugar no Reino Unido
Artista: Cee Lo Green
Música: Forget You
1º lugar na Índia
Artista: F4
Música: Tu To Na Aayi
1º lugar na Argentina
Artista: Inmortal
Música: La Oreja De Van Gogh
1º lugar na Itália
Artista: Fabri Fibra
Música: Vip In Trip
1º lugar na França
Artista: Inna
Música: Deja Vu
1º lugar em Portugal
Artista: Scissor Sisters
Música: Club Can’t Handle Me
1º lugar na Rússia
Artista: Nyusha
Música: Chudo
Bônus – 1º lugar no Brasil
Artista: CW7
Música: Será Você