Blog

Blog

11 de mai. de 2014

Direto da redação - Fique por dentro!



 O Silêncio das Abelhas 




As abelhas surgiram na terra há 100 milhões de anos e tem sua evolução totalmente ligada as flores.
Mas com o Agronegócio, seu habitat está sendo devastado, seu ar poluído, seu pólen contaminado com pesticidas carregados de neurotoxinas, gerando um processo suicida: sem elas não haverá colheita.
Por causa disso, apicultores sobre rodas levam suas colmeias de um extremo ao outro dos EUA. As mesmas abelhas trabalham na Flórida e na Califórnia e fazem longas viagens de caminhão para polinizarem as plantações.
Mas agora elas estão desaparecendo rapidamente no mundo todo, pondo em risco a alimentação como a conhecemos. Somente nos EUA 1/3 delas se foram. A contínua redução das populações não se restringe apenas às abelhas, mas também às borboletas e outros insetos vitais para a planta.
A polinização de 3/4 das plantas dependem de insetos polinizadores. 

E naquele dia, mataram a felicidade 



Sinopse oficial (tradução:Ednea Sales e Carlinho Utopia com a colaboração de Ana Lidia Lopes): 26 anos atrás, um pequeno homem de pele negra desafiou os poderosos do mundo. Ele disse que a política fazia sentido somente se trabalhava para a felicidade dos povos. Ele afirmou, com o seu próprio exemplo pessoal, que a política era serviço, não poder ou enriquecimento pessoal. Ele apoiou as razoes dos últimos, dos diferentes e das mulheres. Ele denunciou o domínio criminoso da grande finança. Desrespeitou as regras de um mundo baseado numa competitividade que sempre pune os humildes e os que trabalham. E que sempre enriquece os marionetistas desta estúpida arena. Gritou que o mundo era para as mulheres e os homens, todas as mulheres e todos os homens e que não era justo que a maioria deles só pudessem olhar para a vida de poucos e tentar sobreviver. O mataram e tentaram apagar qualquer lembrança dele. Mas Sankara vive!

 Piratas!  


O que levou os somalianos a atacarem os barcos em suas águas? Por que foram taxados de piratas?

Não se deixe levar pela péssima arte gráfica da bandeira de pirata do documentário, pois o filme é simplesmente notável, revelando a assustadora degradação ambiental sob o saque que os EUA e a Europa estão praticando num dos países mais miseráveis do mundo, a Somália

Esse país foi vítima de uma colonização europeia que se estendeu até o séc. XX, quando então se tornou independente. Mas a democracia durou apenas 9 anos, pois os EUA conseguiram realizar o Golpe de Estado que deixou os somalianos de joelhos. Hoje, 2 décadas depois de ter se livrado do seu ditador, o país fragilizado, é palco de uma epidemia de fome, guerras civis violentas. Nesse contexto não há como proteger suas fronteiras marítimas, que são invadidas por gigantescos barcos pesqueiros que utilizam-se de todos os recursos ilegais banidos no resto do mundo para pescar o atum, ameaçando também gravemente a vida marinha da região. A ONU apesar dos inúmeros apelos, nada fez para mudar esse quadro perverso. 


 A Carne é fraca

Pra quilo de carne produzida são necessários mais de 15.000 litros de água. A produção de carne é principal poluidora de água nas regiões rurais.
Os métodos de criação são cruéis e insalubres e se utilizam de hormônios, antibióticos e agrotóxicos que afetam a saúde humana.

A pecuária brasileira foi responsável pelo desmatamento da Mata Atlântica, das matas nordestinas em quase sua totalidade e que do atual desmatamento da Amazônia.

A pecuária hoje é responsável pela maior parte da degradação ambiental hoje no Brasil e só é um negócio lucrativo por não se levar em conta os prejuízos internalizados pelo meio-ambiente e para a sociedade. A pecuária brasileira é um modelo que gera desemprego, que estimula a concentração de terra e poder.

Criou-se o mito que sem carne não há proteína. O documentário desfaz com a mentira, mostrando que o arroz, que é um dos cereais com menos proteínas, possui a quantidade necessária diária para a saúde humana.

Nativos Americanos 

A Comunicação Animal   


Índios Pataxós e a terra do descobrimento   

 Índios no Brasil 


Amazônia Selvagem - Berço da vida   



  O Assalto ao Trem Pagador - 1962


O Ataque Das Formigas Gigantes

A Ilha Misteriosa

Por Uns Dólares a Mais