Blog

Blog

3 de jan. de 2011

Taça Jules Rimet, Taça Fifa e as conquistas do Brasil!...

História das Copas


Iniciamos a história das Copas do Mundo de Futebol, mostrando o perfil das Taças Jules Rimet e Taça Fifa. Ne sequência o número de títulos conquistados pelo Brasil Isto, no final deste documentário histórico.

Taça Jules Rimet
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Taça Jules Rimet.Taça Jules Rimet foi o nome que recebeu o troféu disputado na Copa do Mundo da FIFA até 1970. Nessa edição, o Brasil a ganhou em definitivo por ter conquistado o campeonato pela terceira vez.


Descrição

Sua imagem representa uma alegoria da Vitória com asas estilizadas. A figura tinha os braços levantados, e segurava uma copa de formato octogonal. Tinha uma base em mármore sobre a qual foram assentados os nomes dos vencedores em pequenas placas. Media 30 centímetros de altura e possuía 3,8 quilogramas em ouro puro, sendo seu peso total de 4 quilogramas. Seu custo total foi orçado em cinquenta mil francos, considerado uma grande soma na época.

Histórico

O oferecimento de uma taça foi proposto no Congresso da FIFA, ocorrido em 28 de maio de 1928, pelo seu Comitê Executivo, como recompensa pela conquista da primeira Copa do Mundo de Futebol.

O então presidente da Federação, Jules Rimet, ordenou que um troféu fosse feito, em ouro. Para a confecção da taça Coupe du Monde foi contratado o artesão francês Abel Lafleur, ficando pronta em abril de 1929. Um novo Congresso da entidade, realizado em Luxemburgo, a 1 de julho de 1946, decidiu que o nome da taça homenagearia seu idealizador, passando desde então a chamar-se Taça Jules Rimet.

Ainda por sugestão de seu idealizador, sua posse definitiva ficaria com o país que conseguisse vencer um total de três edições da Copa - algo que reputou extremamente difícil, imaginando que nenhum país fosse capaz de atingir esta marca, senão após muito tempo.

Durante a Segunda Guerra Mundial as Copas deixaram de ser realizadas. O troféu foi então escondido na própria casa de um desportista italiano, de nome Otorino Barassi.

Hoje a taça roubada no Brasil que pesava 3,8kg de ouro, seria avaliada em R$ 784.000.

1966 - Roubo da taça na Inglaterra

A Inglaterra iria sediar o Mundial de Futebol de 1966. A Taça Jules Rimet foi então colocada em exposição no Center Hall de Westminster, em Londres, junto a uma exposição filatélica. Apesar da intensa vigilância, o troféu desapareceu, em 20 de março de 1966.

O caso imediatamente ganhou o noticiário internacional. No Brasil a imprensa chegara a afirmar que tal coisa nunca ocorreria neste país, posto que até os ladrões eram fãs do esporte.

A Scotland Yard seguia às cegas, sem pistas do paradeiro do troféu, ou ainda de seu ladrão. Foi preso o autor do roubo, mas este nunca revelou onde estava a taça, nem confessou a ação.

No final do campeonato, com o duvidoso resultado final da Inglaterra, os argentinos disseram que este não havia sido maior roubo: e sim o de sua vitória.

O cão herói

Em 27 de março, um senhor de nome David Corbette passeava com seu cão Pickles numa praça do Sul da capital inglesa quando este, farejando um arbusto, localizou o valioso troféu, enrolado por jornais.

Como prêmio por sua heroica descoberta, Pickles ganhou, além da fama, o fornecimento de alimento pelo resto da vida, por parte de uma fábrica de comida canina.

Este sucesso, porém, não refletiu bem para a polícia britânica: dizia-se que Pickles deveria ser nomeado investigador da instituição.

Vencedores

Tiveram a chance de erguer a taça os campeões mundiais de futebol:

Uruguai - Copa do Mundo de 1930 e 1950;
Itália - Copa do Mundo de 1934 e 1938;
Alemanha - Copa do Mundo de 1954;
Inglaterra - Copa do Mundo de 1966;
Brasil conquista a Jules Rimet em definitivo

Taça Jules Rimet
Brasil - Copa do Mundo de 1958, 1962 e 1970.
A tríplice conquista conferiu ao Brasil o privilégio de ter a posse definitiva do troféu. Isso forçou a FIFA a elaborar uma nova Copa, desta feita sem entrega definitiva a nenhum dos vencedores, e chamada Copa Mundial da FIFA.

Roubo e destruição

O troféu passou a ser exibido na sede da Confederação Brasileira de Futebol. A incúria e desvelo para com o troféu fez com que uma réplica fosse trancada num cofre, enquanto a taça original ficasse exposta, sem muita segurança.

Em 20 de dezembro de 1983 o troféu foi roubado, e alguns dias depois a imprensa noticiava, com assombro, que o mais importante símbolo das conquistas futebolísticas do Brasil havia sido derretido, para a venda de seu ouro.

O crime restou desvendado, por uma série de acasos. Na Federação, entretanto, não se tem notícia de nenhuma punição pela incúria no trato do patrimônio comum do povo brasileiro, e com tamanha importância na história do futebol mundial.

Réplica definitiva

A despeito do descuido patrimonial, e da falta de responsabilização (apuração e punição pelo descaso), a FIFA ofereceu à CBF uma réplica, que ora encontra-se junto aos demais troféus da entidade. Esta foi feita por Eastman Kodak, com uso de 1,875 quilogramas de ouro, e foi concluída em 1986.


A nova Taça

Troféu da Copa do Mundo FIFA
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Taça Fifa

Troféu da Copa do Mundo - FIFA
Ficheiro:FIFA World Cup Trophy 2002 0103 - CROPPED-.jpgO Troféu da Copa do Mundo FIFA
Descrição Vencedor da Copa do Mundo FIFA de Futebol
Apresentador(es) FIFA
País  Alemanha Ocidental
Primeira cerimónia 1974
Pertence a  Espanha
O Troféu da Copa do Mundo FIFA é um troféu de ouro dado aos ganhadores de cada edição da competição. Desde o advento da Copa do Mundo FIFA de 1930 houve dois troféus dados aos campeões.

Taça Jules Rimet
Taça Jules Rimet

A Taça Jules Rimet era o prêmio original da Copa do Mundo FIFA. Originalmente nomeada de "Vitória", mas conhecida simplesmente como Taça do Mundo ou Coupe du Monde (em francês), foi oficialmente renomeada em 1946 em honra ao presidente da FIFA, Jules Rimet. Criado por Abel Lafleur, feito de ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúli, medindo 35 cm e pesando 3.8 kg. Tinha a forma de uma taça octogonal, apoiado por uma figura alada representando Nique, deusa grega da vitória (em grego, Νίκη, Níkē).

Durante a Segunda Guerra Mundial o troféu ficou com a Itália. Ottorino Barassi, o vice-presidente da FIFA e presidente da Federação Italiana de Futebol, escondeu-a numa caixa de sapatos debaixo de sua cama temendo que ela fosse roubada pelos nazistas.

Contudo, a taça acabou sendo roubada duas décadas depois, durante uma exibição pública no Westminster Central Hall, Inglaterra, quatro meses antes da Copa do Mundo FIFA de 1966. A taça só foi encontrada sete dias depois, embalada num jornal numa cerca-viva de um jardim em South Norwood, Londres, por um cão chamado "Picles". Por uma medida de segurança a FA secretamente criou uma réplica da taça para ser usada nas celebrações pós-partida final. A réplica também foi usada em ocasiões subsequentes até 1970. A mesma foi vendida num leilão em 1997 por £254,500, comprada pela FIFA e depois exibida no Museu Nacional de Futebol em Preston.

A seleção brasileira ganhou o troféu pela terceira vez em 1970, ganhando por isso o direito da posse permanente. Contudo, a taça foi roubada em 1983 no Rio de Janeiro e nunca foi recuperada; acredita-se que os ladrões a tenham derretido para vendê-la.[3] A Confederação Brasileira de Futebol então se autorizou de fazer uma réplica. A mesma foi criada por Eastman Kodak, que usou 1.87523 quilogramas (3.97 libras) de ouro, terminando-a em 1986.

Taça FIFA
Taça Fifa

O troféu em exibição em Fortaleza, indicando as vezes que o Brasil a venceu.O troféu que substituiu a Taça Jules Rimet foi a Taça FIFA, apresentada na Copa do Mundo FIFA de 1974. Criada por Silvio Gazzaniga e produzida por Milano Bertoni, mede 36,5 cm e é feita de 5 kg de ouro 18-quilates (75%) sólido com uma base (13 cm de diâmetro) contendo duas camadas de malaquita. A taça, que pesa 6,17 kg, tem duas figuras humanas segurando o planeta Terra.

A taça tem visivelmente gravada "Copa do Mundo FIFA" em sua base. O nome de cada país que tenha sua seleção que ganhou a Copa do Mundo FIFA, tem gravado seu nome na base da taça. Até o momento sete campeões foram gravados. Não se sabe ainda se a FIFA vai retirar a taça após todos os espaços para os países serem ocupados na base; isso só ocorrerá em 2038.

Ao contrário da taça Jules Rimet, a Taça FIFA não ficará em definitivo com nenhuma seleção mesmo que ganhe três campeonatos consecutivos ou cinco alternados. A taça poderá ser trocada quando forem ocupadas todas as placas com os nomes dos países campeões, assim sendo ela ficará em poder da FIFA.

Antes que isso aconteça, o campeão do torneio fica com o troféu por quatro anos e após isso recebe uma réplica da original.

Campeões
Taça Jules Rimet

O troféu, representado num selo alemão. Brasil - 1958, 1962, 1970
 Itália - 1934, 1938
 Uruguai - 1930, 1950
 Alemanha Ocidental - 1954
 Inglaterra - 1966 
 Brasil - 1970
 Taça do Mundo FIFA
 Brasil - 1994, 2002
 Alemanha Ocidental - 1974, 1990
 Argentina - 1978, 1986
 Itália - 1982, 2006
 França - 1998
 Espanha - 2010
Total
 Seleção Taça Jules Rimet Taça do Mundo FIFA Total
 Brasil 3 títulos ( Leva a Taça Jules Rimet de vez)
 Itália 2 titulos
 Alemanha 1 título
 Uruguai 2 títulos
 Inglaterra 1 título
Copa Fifa

Vencedores

Argentina 2 títulos
Alemanha 2 títulos
Itália – 2 títulos
Brasil – 2 títulos
Espanha – 1 título

As conquistas do Brasil
Brasil, campeão mundial em 1958

Belline ergue a taça de campeão mundial
1962 - O Bi- campeonato mundial
Mauro - Ergue a Taça do Bi




Brasil - Tri campeão mundial de Futebol

A Taça Jules Rimet, o Brasil conquista em definitivo

Carlos Alberto Torres ergue a Taça
Brasil - Campeão mundial de 1994
Dunga ergue a taça - é o Tetra campeonato
Cafú ergue a taça - É o Penta
Duas taças diferentes e os campeões

Dá-lhe Brasil
Rei Pelé - Ergue a taça