Blog

Blog

25 de out. de 2012

NOC: Baleia que falava como um ser humano

  
Pode uma baleia falar? Pois essa baleia beluga inesperadamente imitava a fala e até o canto humano.

Quando pensamos em animais que conseguem falar, ou pelo menos imitar a voz humana, aves como papagaios e corvos são os espécimes que geralmente vêm a mente.

Mas uma baleia beluga conseguiu imitar relativamente bem os sons que a maioria dos seres da sua espécie era incapaz: imitar sons humanos.



A baleia-branca NOC (pronuncia-se “nou sii”) foi capturada em 1977 e fez parte do Programa de Mamíferos Marinhos da Marinha em San Diego (EUA), que investigava se baleias, golfinhos, focas e outros mamíferos marinhos poderiam ser utilizados em missões de reconhecimento ou até mesmo para desativar minas aquáticas. Porém, após sete anos, os cientistas perceberam que NOC fazia sons estranhos. Conforme relataram mais tarde ao periódico Current Biology:

[Era] como se duas pessoas estivessem conversando a distância, longe demais para serem entendidas por nós.

Temos aqui um caso de mimetismo homem-animal.

Não só o ritmo era semelhante ao da fala humana, como as frequências sonoras situavam-se várias oitavas abaixo das típicas vocalizações das baleias e muito mais perto do espectro acústico da voz humana.

Para os investigadores, o fato de uma baleia conseguir imitar uma voz humana é muito surpreendente já que o aparelho vocal destes animais é muito diferente do nosso, e não terá sido nada fácil imitar-nos.

As nossas observações sugerem que a baleia teve de alterar a sua mecânica vocal para emitir sons semelhantes à fala. Ora, esforços tão claros e desta magnitude sugerem uma motivação para o contacto [com os humanos].

E os sons chegaram a confundir alguns, como quando um mergulhador saiu do tanque de NOC porque pensou ter ouvido o pedido de um dos colegas. Eles concluíram que foi a própria baleia que emitiu a ordem, tentando imitar o som “out” (“sair”, em inglês). Desde então, eles começaram a gravar os estranhos sons emitidos por NOC, dentro e fora d’água.

As ondas sonoras eram similares às da voz humana e diferentes daquelas normalmente emitidas pelas baleias. Os sons que ouvimos eram claramente um exemplo de aprendizado vocal.

Sam Ridgway. Presidente da Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos dos EUA

O som que disponibilizamos aqui é uma amostra da capacidade de NOC, contudo, segundo os próprios pesquisadores, não foi gravada a sua melhor imitação. Eles ainda lamentam não terem aprofundado na pesquisa da incrível NOC.

As suas imitações duraram 4 anos, depois NOC passou a emitir apenas sons próprios da sua espécie. Em 1999 ela faleceu. Provavelmente o cetáceo mais falante já registrada.


NBC News (via HypeScience)

[Via BBA]