Reserva Fracionária! Você sabe o que é isso?
Conhecido também como "empréstimo de depósito fracionário".
Vejamos a definição do Investopedia:
"Um sistema bancário em que apenas uma fração dos depósitos bancários são apoiados por dinheiro real (em mãos), e estão disponíveis para retirada. Isto é feito para expandir a economia, liberando o capital que pode ser emprestado a outros partidos. A maioria dos países operam sob este tipo de sistema. Muitos bancos dos EUA foram obrigadas a fechar durante a Grande Depressão porque muitas pessoas tentaram retirar ativos ao mesmo tempo. Hoje em dia existem muitas salvaguardas no local para evitar tal exemplo ocorra novamente, mas o sistema bancário de reservas fracionárias continua em vigor."
Dinheiro criado pela produção de novas unidades monetárias, como papel moeda ou moedas em metal, é geralmente responsabilidade do tesouro do governo. Nas economias modernas, relativamente pouco dinheiro do suprimento monetário esta em moeda física. A maior parte é criado pelo sistema de reserva fracionada bancário, empréstimos ou quantitative easing. - Leia sobre a Criação da Moeda.
Nos EUA, o banco central é o Federal Reserve que é definido pelo Black's Law Dictionary como: "A rede de doze bancos centrais que pertencem a maioria dos bancos nacionais e ao qual bancos estatais alugados podem pertencer. As regras dos membros requerem inversão em ações e reservas mínimas".
O Sistema de Reserva Fracionada
Resumindo, os bancos criam dinheiro do "ar" a partir de um empréstimo, ou seja, atráves da dívida do empréstimo. Os juros que você paga pelo empréstimo é que sustenta esse "crédito" do nada.
Veja a história dos bancos e como se cria dinheiro:
Links:
http://www.bibliotecapleyades.net/sociopolitica/sociopol_globalbanking16.htm http://www.bibliotecapleyades.net/sociopolitica/esp_sociopol_committee300_09a.htm http://www.bibliotecapleyades.net/sociopolitica/sociopol_globalbanking.htm
http://rmorais76.blogspot.com/2010/10/o-golpe-do-dolar.html?utm_source=BP_recent
http://pistasdocaminho.blogspot.com/2011/10/matematicos-revelam-rede-capitalista.html