Blog

Blog

7 de jun. de 2012

Dano que o sol faz à pele em foto médica



Caminhoneiro que tomou sol mais do lado esquerdo durante quase três décadas exibe, na pele, as marcas da radiação solar.

Envelhecimento precoce apenas de um lado da face por exposição ao sol.

É claro que tomar sol é necessário e faz bem. Mas o tanto que sua pele aborve do sol com bloqueadores já deve ser suficiente para ter aquela corzinha e ainda aquela vitaminazinha D.

Mas se você você tem dúvidas quanto aos malefícios do sol na pele veja esse caso descoberto e estudado por Jennifer R. S. Gordon e Joaquim C. Brieva, dermatologistas da Universidade de Northwestern, e publicado no New England Journal of Medicine:
Um homem de 69 anos foi apresentado com um histórico de 25 anos de espessamento e enrugamento gradual e assintomático da pele no lado esquerdo do seu rosto. O exame físico mostrou hiperqueratose com com múltiplos e amontoados comedões abertos e áreas de elastose nodular. A análise histopatológica mostrou um acúmulo de material de elastolítica na derme e a formação de milia dentro dos folículos capilares. As descobertas foram consistentes com a síndrome de Favre-Racouchot de pele fotodanificada, conhecida como dermatoheliosis.

O paciente relata que dirigiu um caminhão por 28 anos. Raios Ultravioletas A (UVA) transmitidos através do vidro da janela penetravam a epiderme e as camadas superiores da derme. A exposição crônica a UVA pode resultar no espessamento da epiderme e estrato córneo, bem como na destruição das fibras elásticas. Esse efeito de fotoenvelhecimento do UVA é contrastado com a fotocarcinogênese.
Ou esses dois dirigiram muito pouco caminhão ou o Bino ficava do lado do sol.
Já alertamos em outro post sobre o alerta da OMS a respeito das camas de bronzeamento artificial serem cancerígenas com outra foto bem impactante de um rosto iluminado com luz ultravioleta.


Essas evidências evidenciam que os cuidados com o sol não devem ser negligenciados pois os malefícios não aparecem de imediato. Mas a agressão contínua cobrará sua conta. E nunca é demais lembrar que o câncer de pele é o de maior incidência no país (mais do que o de próstata e o de mama, para outras estimativas clique aqui.).

Conclusão: Está na cara que devemos tomar muito cuidado com o sol na pele (ou dirigir menos caminhão :P).

Fonte: New England Journal of Medicine

[Via BBA]