Blog

Blog

19 de mar. de 2011

Hoje tem fenômeno nos céus - Super lua cheia!... 20 anos depois!


Maior lua cheia em 20 anos

Estamos prestes a visualizar a maior lua cheia das duas últimas décadas.
Hoje dia 19 de março, esse satélite natural vai chegar ao ponto mais próximo da Terra.
Ou seja, a lua cheia vai aparecer mais exuberante do que o usual na noite quando ela atingir o ponto máximo de um ciclo, conhecido como ‘Perigeu Lunar’.

A distância será de 221,567 milhas da órbita –mais próxima do nosso planeta desde 1992.
A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, especialmente quando nascer no horizonte do oriente ao pôr-do-sol ou em condições atmosféricas bem favoráveis.
Super lua – Muito se tem escrito sobre a influência do astro e do fenômeno Superlua na ocorrência de grandes catástrofes naturais. Um fenômeno que a ciência desmistifica.
Contudo, são várias as notícias apocalípticas que têm vindo a circular nas últimas semanas na internet sobre a possibilidade de ocorrerem graves catástrofes naturais uma semana antes e uma semana depois do dia 19 de março.

Afirma-se que o fenômeno estaria conectado com fenômenos geológicos – como os terremotos, vulcões e tsunamis.
A última vez que a lua passou tão próxima da Terra foi no dia 10 de janeiro de 2005, nos dias próximos dos terremotos na Indonésia que registrou 9.0 na escala Richter.
O furacão Katrina em 2005 também foi associado com a lua cheia incomum.
Previsões de ‘supermoons’ aconteceram em 1955, 1974 e 1992 – cada um destes anos tivemos a experiência de fortes manifestações climáticas.