Blog

Blog

31 de mar. de 2011

Os alimentos mais saudáveis!...


Os alimentos mais saudáveis

Maioria das pessoas não está satisfeitas com seu corpo ou com sua saúde, isso porque ao longo dos anos o ser humano passou a consumir cada vez mais alimentos industrializados e deixando os alimentos mais importantes de lado, é algo natural com tantas novidades que o mercado alimentício oferece atualmente fica difícil resistir a alimentos deliciosos, que por mais que sejam muito gostosos não oferecem os benefícios que o organismo necessita e podem até oferecer algum dano à saúde. A cada dia que passa a ciência busca por novidades e o que os alimentos naturais podem oferecer de bom e a cada pesquisa uma comprovação, enfim são diversos os alimentos que são saudáveis e podem trazer benefícios através dos nutrientes ao organismo, mas existem os alimentos mais completos que deveriam estar incluídos no cardápio de todas as pessoas diariamente, estes alimentos são considerados além de naturais funcionais, veja:

• Sardinha; em geral os peixes são saudáveis e excelentes alimentos, porém a sardinha é rica em minerais, proteínas, selênio, ferro e magnésio, possui gordura considerada “boa” e ômega 3, estes nutrientes são essenciais para prevenir o câncer, garante melhor funcionamento do cérebro, controla a pressão arterial e ainda ajuda o coração a funcionar melhor, mesmo enlatadas são saudáveis, quando não se tem a oportunidade de consumi-las frescas é recomendados que seja preservada em azeite ou no próprio óleo.

• Repolho; é anticancerígeno, antioxidante e suas folhas possuem sulforafanos e índoles substâncias que aumentam os níveis das enzimas anticancerígenas.

• Folha de beterraba; maioria das pessoas não sabe o que fazer com as folhas da beterraba que geralmente é descartada e jogada fora, mas ela é uma poderosa fonte de nutrientes, contem minerais, antioxidantes e vitaminas, uma substância muito essencial que atua nos olhos contra o envelhecimento é o carotenóide, esta substância é responsável pela pigmentação da beterraba e não são apenas as folhas que possuem nutrientes, ela em si é um dos alimentos saudáveis mais ricos em nutrientes que existe.

• Açaí; é uma fruta que pode ser consumida de diversas maneiras, é considerada a fruta com mais poder antioxidante, rico em gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas o que ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol.

• Goiaba; é uma fruta rica em fibras, vitaminas e minerais e o mais poderoso antioxidante o licopeno, diminui as chances de catarata, doenças cardiovasculares e previne o câncer de próstata.

• Cereja fresca; é considerado um antiinflamatório natural, pode ser consumida em vitaminas, iogurte ou natural, é rica em antocianina.

• Chocolate meio-amargo; melhor o sistema circulatório, possui magnésio e flavonóides.

• Oleaginosas; amêndoas, nozes e castanhas, possuem alto teor calórico, porém são ricas em mineiras, ômega3 e 9 e proteínas.

• Canela; diminui as chances de doenças cardíacas, controla os níveis do colesterol e do açúcar no sangue.

• Semente de abóbora; maioria das pessoas não sabe, mas é rica em magnésio e fibras o que pode prevenir até a morte prematura.