Blog

Blog

29 de mar. de 2011

Gengibre benefícios para a saúde!...


Gengibre benefícios para a saúde


Uma raiz muito apreciada em todo o mundo, o gengibre é uma planta herbácea que pode ser consumido cru, fresco, em bebidas quentes, pratos doces e em receitas salgadas, possui um sabor picante e diferenciado, isso faz dele ser muito conhecido, no Brasil ele também é consumido de diversas maneiras, muito conhecido pelo quentão, bebida tradicional das festas juninas, a plante é cultivada em São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina, estas regiões possuem solo propicio para o cultivo. Entre tantas funções, o gengibre traz muitos benefícios à saúde, é um alimento complementar que pode até prevenir doenças, seus nutrientes são muito importantes para o organismo se manter em melhor equilíbrio e exercer todas as funções.

Considerado uma planta medicinal muito popular, muito utilizado em processos de desintoxicação, é um alimento termoativo, acelera o metabolismo, contêm felandreno, zingerona, canfeno e zingibreno, substâncias que compõem seu óleo essencial, é um poderoso antiinflamatório, antioxidante, antibactericida e anticoagulante, pode ser consumido em conserva, cristalizado, fresco, em capsulas ou seco. Muito recomendado para náuseas, dor de cabeça, asma, bronquite, reumatismo, vômito, previne o câncer e até a depressão, ele ainda é muito indicado para pessoas em processos de perda de peso, melhora o funcionamento do intestino, melhora a digestão, auxilio o metabolismo ajudando a queimar calorias. Um alimento medicinal que tem diversas funções e deve ser incluído no cardápio semanal das pessoas que buscam por uma vida mais saudável. Sua função descongestionante é muito indicado para crianças com problemas respiratórios, pois tem dificuldade de ingerir medicamentos, devido ao sabor agradável que ele possui, ele também é muito consumido nas épocas mais frias, por ter um sabor picante e envolvente que combinado com a bebida quente se torna uma ótima opção para aquecer nos dias de inverno.

O gengibre tem função anticancerígena, ele tem o poder de prevenir diversos tipos de câncer como o de intestino, isso devido a substancia gingerol que desacelera o processo de crescimento de tumores e ainda há pesquisas que comprovam a eficácia do pó da raiz que também tem função anticancerígena que é capaz de prevenir câncer de ovário.

Apesar de todos os benefícios o gengibre possui contraindicações principalmente para pessoas portadoras da doença de Crohn, intestino irritável, doenças neurológicas, hepatopatia, colite ulcerosa, epilepsia e mal de Parkinson, alguns médicos orientam grávidas a evitarem o consumo do gengibre, principalmente para diminuir enjôos. Para pessoas com resfriados, gripes, nauseas e diarréia podem ser um excelente aliado, já que ameniza os efeitos e até pode curar com o auxilio de medicamentos prescritos pelo médico. O chá do gengibre é muito consumido pode ser saboroso e ele mantém maior parte dos nutrientes, é recomendado pelo menos três vezes por semana consumi-lo, mas deve-se evitar ferver a água, porque com a temperatura muito alta ele perde seus principais nutrientes.