Blog

Blog

27 de mar. de 2011

Intolerância ao glúten sintomas!...

Alimentos


Intolerância ao glúten sintomas

É muito comum ver nos rótulos de diversos produtos alimentícios na tabela nutricional o nome “glúten”, porém não sabem o realmente significado, o glúten pé uma proteína presente em muitos alimentos, em especial ele se encontra na semente de cereais como cevada, centeio e aveia, geralmente é encontra em alguns alimentos em pequenas quantidades, mas é o suficiente para causar muitos problemas de saúde, estas pessoas que sofrem a intolerância aos alimentos que contem glúten possuem a doença celíaca, ela causa uma desordem no sistema imunológico, ela é auto-imune que causa muitos danos a mucosa do intestino delgado.
A doença celíaca pode ser causada depois de uma forte infecção viral ou bacteriana ou mesmo podem ser hereditárias, estas pessoas possuem uma má absorção dos nutrientes para organismo e que podem ocorrer gases, perda de peso, fome intensa, fadiga, vômito, diarréia, fraqueza, infertilidade, depressão, irritação e ausência de menstruação. Estes são os principais sintomas da doença algumas pessoas não apresentam todos os sintomas, esta doença é considerada auto-imune e pode gerar outras doenças como deficiência no desenvolvimento das crianças, anemia, infertilidade, osteoporose, defeitos no nascimento entre outros. O diagnostico é feito através de biopsia do intestino, testes de anticorpos e um teste com uma dieta por um prazo determinado pelo médico livre de glúten.
O tratamento para esta doença é a prevenção do consumo dos alimentos que contenham aveia, trigo, cevada e centeio. Até mesmo as menores quantidades devem ser evitadas, como por exemplo, evitar compartilhar o mesmo prato em que foi preparado algum alimento que possua um dos ingredientes descritos acima. A alimentação deve ser completamente livre de glúten e qualquer alimento preparado com os outros alimentos que contenham o trigo, a cevada, aveia ou centeio, ou seja, uma alimentação completamente saudável, porém outros tipos de proteínas devem ser incluídos para que o organismo não se desequilíbrio, dar prioridade para frutas e verduras.