Blog

Blog

7 de mar. de 2011

Recordes!...



O maior buraco na camada de ozônio conhecido até hoje paira sobre a região antártica. O furo, que marca um triste recorde para a humanidade, tem cerca de 28 milhões de km², mais de três vezes o tamanho da área total do Brasil. Cientistas acreditam que apesar das leis de proteção à camada restringirem o uso de gases nocivos, apenas agora as concentrações de gases existentes na estratosfera estão chegando no pico, o que indica que possivelmente levaremos décadas para resolver o problema. 

Entre todos as frutos, o que possui menos calorias é o pepino, apenas 16 calorias para cada cem gramas, isso porque ele é constituído de aproximadamente 97% de água, além de 0,5 a 1% de proteína, 1,5% de carboidratos e 0,5% de minerais.
O vegetal, que é originário da Índia, é uma boa fonte de fibras e possui pequenas quantidades de vitamina C. Além de servir de alimento, o pepino é também usado na produção de máscaras faciais, cremes, loções e outros cosméticos. 

O maior presente já oferecido no mundo foi a Estátua da Liberdade, um agrado de nada mais nada menos que 46,5m de altura e 225 toneladas. A obra, projetada por Gustave Eiffel e esculpida por Auguste Bartholdi, foi oferecida pela França e transportada para os EUA em 1885, porém a sua montagem foi finalizada apenas em outubro de 1886. 

Há cerca de 300.000 diferentes espécies de besouros na natureza. Seus maiores representantes são os Titanus gigantus, que vivem na Amazônia e medem cerca de 20 cm de comprimento. Os besouros são insetos e pertencem à ordem dos coleópteros, palavra que vem de coleus, que significa caixa, e ptera, asas. 

O Brasil detém o recorde de a avenida mais larga do mundo. É o Eixo Monumental de Brasília, com doze pistas – seis em cada direção – somando 250 metros de largura. Tem comprimento de 2.400 metros, estendendo-se da Praça Municipal até a Praça dos Três Poderes.  O beija-flor é a menor ave da natureza. É tão leve que pode se empoleirar em uma simples folha de capim. Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum. Uma ninhada cabe inteira dentro de uma colher das de chá. 

O animal mais prolífico da natureza é o rato. Suas fêmeas dão entre três e seis ninhadas por ano. Um só casal, ao fim de três anos, pode dar origem a dez gerações. Daí porque o rato é preferido nas pesquisas genéticas de laboratórios.

O Pacífico é o maior oceano da Terra. Estende-se por mais de 165 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, a terça parte da superfície total do planeta. O volume de suas águas é mais que duas vezes as do Atlântico e pouco menor do que o volume somado dos demais oceanos.