Blog

Blog

10 de abr. de 2011

Mussum 70 anos!...


Mussum 70 anos


Antônio Carlos Bernardes Gomes, nascido em 7 de abril de 1941 na Cidade do Rio de Janeiro, era músico, humorista e comediante e ficou nacionalmente conhecido como Mussum, um dos integrantes do programa Os Trapalhões.

Sambista, formou uma banda chamada Os Originais do Samba e suas músicas fizeram muito sucesso na década de 70. No início não era de seu agrado fazer programa televisivo, pois argumentava que “pintar a cara” não era coisa de homem. Até que um dia, Manfried Santana, mais conhecido como Dedé Santana, um dos trapalhões, conseguiu convencê-lo, e ele passou a fazer parte do trio, pois nessa época Zacarias ainda não fazia parte do grupo.





Mussum

Fazer parte deste quarteto tornou-se pra Mussum seu foco, impossibilitando que ele continuasse como sambista, mas sem deixar sua paixão pela música. Era amante da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, na qual era diretor de harmonia da Ala das baianas. Apaixonado pelo flamengo sempre demonstrava seu sentimento durante sua interpretação.
Saudoso Grande Otelo
Existem boatos que o seu apelido tão famoso, Mussum, foi dado nos bastidores do programa, pelo então Grande Otelo, que o chamava assim em referência a um peixe sul-americano, escorregadio, já que conseguia sair facilmente de situações diversas. Por muitos, Mussum foi considerado o mais engraçado dos Trapalhões, e eternizou seu modo de falar bastante singular fazendo sátiras sobre sua condição de negro e o uso abusivo de bebida alcoólica.

Aos 53 anos, em 29 de julho de 1994 não resistindo a um transplante de coração, Mussum morre deixando um legado de 27 filmes com Os Trapalhões e mais de vinte anos de participações na televisão.
O humorista nunca foi esquecido, e seu público ainda o relembra através de vídeos da época. Recentemente várias homenagens foram feitas, inclusive camisetas com sua caricatura e frases do tipo “Mussum Forévis”, forma peculiar que o humorista usava em seus personagens.

Parabéns, Mussum!...